Connect with us

Destaque

Musculação também pode proteger o cérebro

Published

on

Pesquisas demonstram que, já a partir dos 25 anos, o cérebro inicia um processo gradual e lento de declínio cognitivo, ou perda de desempenho, que evolui com a idade. Na população idosa, o declínio cognitivo já é um importante assunto de saúde pública e uma bem reconhecida manifestação clínica desse declínio são as quedas. Idosos com comprometimento cognitivo caem duas vezes mais do que os que não possuem.

Um estudo publicado no ano passado pesquisou o efeito em idosos de um treino de resistência de 12 meses no desempenho cognitivo e risco de quedas. Seus resultados mostraram que o treino realizado uma ou duas vezes por semana melhorou o desempenho cognitivo, principalmente as características de atenção seletiva e solução de conflitos.

Após a conclusão deste estudo, os participantes foram acompanhados durante mais um ano e os resultados desse acompanhamento foram liberados recentemente. Idosos que participaram do programa de exercícios de resistência conseguiram manter os benefícios cognitivos e tiveram menos quedas, gerando economia para o sistema de saúde.

O estudo contou com 155 mulheres com idades entre 65 a 75 anos. O treino de resistência foi feito em aulas de 60 minutos utilizando um aparelho para as pernas (leg press) e pesos livres. Dentro dos que faziam o treino de resistência, havia um subgrupo que treinava uma vez por semana e outro que treinava duas vezes por semana. Esse grupo foi comparado a um grupo de controle que fazia treino de tonificação e equilíbrio duas vezes por semana, realizando exercícios de alongamento, amplitude de movimento, fortalecimento básico e equilíbrio, bem como de técnicas de relaxamento.

Surpreendentemente, o grupo que conseguiu sustentar os benefícios cognitivos foi o que treinava apenas uma vez por semana, ao invés de duas. Os autores do estudo especulam que este grupo provavelmente foi mais bem sucedido em manter o mesmo nível de atividade física obtido no estudo original.

Fonte: news.slnutrition.com

Comments

comments

Destaque

Fisiculturista dá dicas de como sambar com molejo e músculos no carnaval

Published

on

By

A fisiculturista Renata Spallicci conta os desafios da preparação para sambar pela primeira vez na avenida no Carnaval 2019 como musa de bateria
O Carnaval no Brasil é um desfile de beleza: fantasias impecáveis, corpos esculturais das musas e madrinhas de bateria, e muito samba no pé, principalmente. O maior espetáculo da terra traz consigo um molejo e ritmo diferenciado, que em nenhum lugar do mundo existe igual.
Nos últimos anos, nomes conhecidos do fitness como Gracyanne Barbosa e Juju Salimeni foram destaque do Carnaval, desfilando por renomadas escolas de samba, e exibindo na Avenida o melhor de sua forma física. Elas tem mostrado que além de pegar firme na malhação e na dieta, também eram capazes de surpreender na Avenida.
Desta vez, a estreante é a fisiculturista e diva fitness Renata Spallicci , que em 2019 será musa de bateria: “Pela primeira vez, decidi desfilar e fui convidada a ser musa da bateria. Estou super animada e quero fazer bonito na avenida, para honrar a escola e a oportunidade que me foi dada. Sei que é uma grande responsabilidade, e por isso estou me preparando com a coach de samba Mayara Santos, que é maravilhosa. Ela tem me ajudado muito. Quero chegar na avenida com samba no pé”.
Além disso, como fisiculturista, Renata também conta os desafios que enfrenta na preparação: “Como atleta de fisiculturismo me tornei muito dura. A musculação acabou me deixando bastante rígida. Temos feito um trabalho grande para soltar o quadril e fortalecer meu preparo cardiorespiratório, pois o ritmo é bastante intenso nos ensaios e no dia do desfile será ainda mais”.
Renata Spallicci afirma também que, para quem busca ficar em forma, o samba pode ser uma boa alternativa para queimar calorias e fazer exercícios que mexem com todo o corpo: “Me surpreendi com a técnica do samba, que é bastante complexa mas uma delicia de praticar. É um exercício completo para o corpo todo, e certamente pode ajudar quem deseja uma atividade para queimar calorias e perder peso. Eu saio pingando das aulas, mas mega feliz. Estou amando este novo desafio”.
Perguntada sobre por qual Escola a musa irá desfilar, Renata mantém o segredo: “Só posso falar depois da festa de apresentação, que será em Dezembro. No momento, fica o mistério (risos)”, conclui.
Créditos – Foto: MF Press Global

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Nat Tanajura vira MC e promete revolucionar o funk: “eu vou sacudir o cenário”

Published

on

By

Famosa pelo bumbum avantajado de 112 cm, a modelo Nat Tanajura, que concorre ao título de mulher mais bonita no concurso Musa do Brasil 2018, está entrando de cabeça em um novo projeto. Ela foi convidada para gravar um funk e promete surpresas para os amantes do movimento.

“Sempre gostei da batida, da energia que o ritmo tem. Você pode até não gostar, mas quando começa o batidão não tem como não mexer os pés, o bumbum, nem que seja o dedinho pro alto. Tudo o que faço, faço sempre com muito amor e dedicação, assim será nesse novo projeto. Tá tudo tão repetitivo, tão cansado, o funk precisa de uma cara nova, um novo conceito. Eu vou sacudir o cenário”, revelou.

Sobre os trabalhos paralelos caso seja eleita a Musa do Brasil, Nat diz que tem energia suficiente para conciliar as duas coisas.

“Quem não gosta de dinheiro? Me viro daqui, dou meu jeito de lá, mas vou cumprir a agenda pós concurso e os shows. Entro em estúdio ainda esse mês para gravar a primeira música e já estou procurando dançarinas para compor o meu ballet”, contou a Musa do Mato Grosso do Sul.

Fotos: Ricardo Sakai / M2 Mídia

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Com maiô cavado, Gracyanne Barbosa causa alvoroço e dá o que falar com boa forma

Published

on

By

A esposa do cantor Belo é dona de um corpo escultural. Gracyanne Barbosa, de vez em quando, surge em ensaios, mas dessa vez a musa fitness se superou.

Gracyanne posou mais uma vez para a loja Máfia Brasileira e como sempre, causou alvoroço na internet ao exibir sua boa forma.

Com um maiô branco e cavado, a musa fitness fez muita gente suspirar e ficar impressionada com seu corpo completamente definido.

Confira:

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados