Connect with us

Academia

Músculo Adutor – Exercícios e Anatomia

Published

on

Os músculos adutores estão localizados na parte interna da coxa. Eles estão localizados ao lado dos músculos posteriores da coxa e são responsáveis pela movimentação da pélvis, além de trabalhar na estabilização dos quadris durante o movimento da corrida.

De acordo com o que o treinador Paulo Ayres, o músculo adutor também atua como secundário na amplitude da passada.

Exercícios para o músculo adutor 

Conforme informou o treinador Paulo Ayres, os músculos adutores devem ser fortalecidos de duas a três vezes por semana, em treinos que tenham o auxílio de educador físico.

Ele recomenda exercícios em aparelhos específicos para o músculo adutor, atividades com caneleiras de peso e elásticos, treinamentos funcionais e treinos de corrida. Vamos conhecer agora alguns exercícios que trabalham o músculo adutor da coxa.

1. Compressão de adutor com anel de pilates

12aboaforma

Este exercício proveniente da prática do pilates fortalece não somente as partes internas das coxas como também os glúteos, que são enfraquecidos quando a pessoa passa muito tempo sentada.

Como fazer: deitar-se de lado, colocar um anel de pilates entre os tornozelos, estender um braço, enquanto o outro fica dobrado, com os dedos das mãos apoiados no chão e a cabeça relaxada. O próximo passo é exalar e pressionar para baixo a perna que está em cima e inalar o ar quando liberar a pressão. O movimento deve ser lento e controlado.

Para dificultar o exercício, você pode estender o braço que está dobrado para cima, em direção ao teto.

2. Agachamento de músculo adutor com haltere

12bboaforma

Como fazer: com as costas retas, posicionar-se em pé, com os pés separados a uma distância maior que a largura dos quadris e segurar um haltere no meio, com os braços travados. Então, descer o corpo em um agachamento, deixando as coxas paralelas ao chão. Segurar a posição por um instante e, então, retornar à posição inicial.

3. Elevação lateral de pernas

12cboaforma

Como fazer: posicionar-se em pé, próximo a uma cadeira. Levantar uma perna e ficar apoiado somente na outra perna, com uma mão na cintura e a outra segurando a cadeira, como forma de ter apoio. 

O próximo passo consiste em erguer a perna lateralmente o mais alto que conseguir, mantendo-a reta. Após, fazer um movimento de balançar a perna, trazendo-a para baixo, cruzando a perna que permaneceu parada, conforme a primeira foto mostra. Esse exercício trabalha tanto o músculo adutor, quanto o abdutor (parte externa). A parte interna da coxa é trabalhada depois que se cruza com a outra perna e se eleva a perna em movimento.

 

Repetir o movimento entre cinco a 10 vezes, aumentando a amplitude de movimento com o passar das repetições. Trocar a posição das pernas e refazer o exercício com a perna que serviu de apoio.

4. Exercício na máquina para adutor

12dboaforma

Como fazer: sentar-se na máquina e selecionar o peso desejado, que deve ser um com o qual você esteja confortável para se exercitar, evitando ir além dos seus limites e lesionar-se. Então, posicionar as pernas nos acolchoados próprios para pernas do equipamento. Agarrar cada uma das alças com as mãos. 

Manter toda a parte superior do corpo (da cintura para cima) imóvel. Lentamente, mover as pernas uma em direção à outra, fazendo uma pressão contra a máquina, enquanto exala o ar. Segurar a contração por um instante e retornar à posição inicial, ao mesmo tempo em que inala o ar.

É importante evitar movimentos rápidos de sacudir ou empurrar porque isso aumenta os riscos de que ocorram lesões. 

5. Alongamento groiners 

12eboaforma

Como fazer: começar na posição de flexão de braço como demonstra a imagem. Em seguida, utilizando as duas pernas, dar um salto para a frente, aterrissando os pés próximos às mãos. Manter a cabeça erguida durante todo o movimento.

Retornar ao posicionamento original e, imediatamente, refazer o exercício. Repetir a sequência a quantidade de vezes determinadas em seu treinamento.

Cuidados 

Antes de começar a seguir sua série de exercícios para o músculo adutor, cheque com seu médico se você está apto a praticar o treino. Também é importante ter o auxílio e acompanhamento de um profissional de educação física, que poderá te orientar quanto às técnicas corretas e ajudar caso algum problema ocorra.

Se optar por malhar sozinho, com o auxílio de vídeos da internet, tenha o cuidado de prestar bastante atenção às explicações dos vídeos e assistir várias vezes até ter certeza de como os movimentos devem ser feitos.

Além disso, ao sentir uma lesão ou se machucar, não demore para buscar o atendimento de um médico.

Anatomia do músculo adutor

12fboaforma

Os músculos adutores estão localizados na região póstero-medial da coxa e são divididos em: adutor longo, adutor curto e adutor magno. 

Músculo adutor longo

12gboaforma

 

Sua inserção proximal é a superfície anterior do púbis e a sínfise púbica – articulação que une os ossos da pélvis. Já sua inserção distal, ou seja, a que é mais afastada do tronco, é a linha áspera. Sua inervação, que é a condução, transmissão ou suprimento de estímulos nervosos, fundamental para o funcionamento dos músculos, dá-se no nervo obturatório (L2 – L4).

Músculo adutor curto

12hboaforma

A inserção proximal do músculo adutor curto é o ramo inferior do púbis. Por sua vez, a inserção distal é a linha áspera, enquanto sua inervação acontece no nervo obturatório (L2 – L4), assim como ocorre com o músculo adutor longo.

Músculo adutor magno

12iboaforma

Em relação ao músculo adutor magno, sua inserção proximal dá-se na tuberosidade isquiática – saliência óssea palpável que está localizada atrás da coxa – e no ramo do púbis e do ísquio. Já a inserção distal acontece na linha áspera e no tubérculo adutório. E a sua inervação ocorre no nervo obturatório (L2 – L4) e no nervo isquiática (L4 – S1).

Comments

comments

Academia

Moda fitness: muito além do top e da legging

Published

on

By

Todo ano é a mesma coisa: basta as temperaturas subirem um pouco para as academias ficarem lotadas. Faz sentido, já que o calor anuncia que é tempo de diminuir a quantidade de roupa e mostrar mais o corpinho. Mas antes de sair exibindo suas curvas em vestidos, saias e shorts, que tal apostar em um figurino que vai te preparar para o verão? A moda fitness nunca foi tão diversificada quanto agora e na shafa.com.br você encontra diversos modelos.

A roupa para ir malhar evoluiu muito ao longo dos anos, mas foi na década de 1980 que ela se firmou de vez no armário das mulheres. Na época em que a aeróbica invadia as academias de todo o mundo, o que imperava eram os collants cavados e calça (ou shorts) de cores vibrantes e extravagantes. De lá pra cá, o mercado se especializou em moda fitness e ampliou a gama de cores e estampas dos modelos, assim como aprimorou o tipo de tecido e a forma das peças. Tudo isso para garantir mais conforto e beleza para o look de academia. E não se esqueça de olhar as nossas bolsas térmicas fitness https://shafa.com.br/bolsa-termica-fitness.xhtml.

 

Peças imprescindíveis da moda fitness

Legging: além de permitir várias combinações com tops, regatas e camisetas, a calça legging é a opção mais confortável para qualquer tipo de exercício.

Short-saia: sem dúvida, a peça mais feminina e charmosa do look de academia. Mas, fique atenta, porque ela não é ideal para toda atividade física. Para aulas que exigem muita flexibilidade, como pilates e yoga, talvez esse não seja o modelo mais recomendado. Já para uma aula de dança é certeza de sucesso.

Top: não é apenas uma questão de estética, o top sustenta os seios da mulheres e é fundamental, principalmente, em atividades de alto impacto como crossfit. Combine uma regata de cor neutra com um top de cor vibrante para criar um contraste lindo. Dê uma olhadinha na nossa coleção https://shafa.com.br/top-fitness.xhtml.

Dicas finais

Agora ficou fácil arrasar na academia, não é mesmo? Antes de sair correndo para montar o seu look de malhação, anote as últimas dicas:

  • Cuidado com a transparência: lembre que quando você movimenta o corpo, a peça pode esticar e mostrar o que você não quer que as pessoas vejam. Preste atenção também na cor e modelo da lingerie para não marcar na calça ou shorts.
  • Cintura no lugar: os modelos de legging com a cintura alta modelam o corpo e são ideais para esconder aqueles “pneuzinhos” indesejados.

  • Caimento perfeito: na hora de escolher a sua roupa de academia, opte por um modelo que se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Não compre nenhuma peça maior que o seu tamanho ou muito apertada, pois isso vai deformar a sua silhueta e não vai te deixar confortável para fazer os seus exercícios. Lembre-se que você pode ir linda para a academia, mas não é um desfile de moda. Você vai lá para malhar e a sua roupa tem que atender as necessidades da atividade que você pratica.

A Shafa tem vários macacões fitness também, siga o link https://shafa.com.br/macacao-fitness.xhtml.

Agora que você já sabe tudo de moda fitness, o corpinho agradece e a sua autoestima também!

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Melhor remédio caseiro para tratar a celulite

Published

on

By

Saiba qual é o melhor melhor remédio caseiro para tratar a celulite, ele possui nutrientes para remover as células mortas e rejuvenescer a pele.

A celulite, ao contrário do que muitos podem pensar, está longe de ser uma doença.

Na verdade, costuma aparecer devido a uma inflamação nas células lipídicas – podendo causar desconforto a maioria das mulheres afetadas.

A celulite pode aparecer tanto em mulheres com um peso tímido quanto nas que possuem alguns “quilinhos” a mais.

Nessa matéria, falaremos sobre o melhor remédio caseiro para tratar a celulite, bem como algumas explicações sobre o que o quadro representa. Confira!

Causas mais comuns da celulite
Alguns estudos comprovam que os motivos mais comuns que causam a celulite são o sedentarismo, a qualidade das refeições, instabilidade hormonal e até mesmo a genética.

Contudo, para a alegria das mulheres, é possível produzir um incrível remédio caseiro para tratar a celulite, prático e num preço muito acessível. Falaremos mais no tópico abaixo.

Principal ingrediente do remédio caseiro para tratar a celulite
Um dos elementos mais importantes da receita é o vinagre de maçã.

Afinal, em sua fórmula possuem importantes nutrientes chamados de alfa-hidroxiácidos, que são excelentes para rejuvenescer a pele e eliminar as células mortas.

Um dos princípios que faz com que o ingrediente seja tão eficaz contra a celulite é que o vinagre é capaz de abrir os poros, permitindo que a pele respire com maior vigor.

Muitos produtos de tratamento de pele também contêm esses nutrientes, mas o especial do vinagre de maçã é que o nível dos alfa-hidroxiácidos nele contidos é muito maior do que os dos cosméticos.

Esse fator é o que faz com que seja um esplêndido remédio caseiro para tratar a celulite e evitar outras consequências, já que o vinagre produz algumas propriedades que previnem outros distúrbios da pele – como a acne, por exemplo.

Como preparar a receita
Os ingredientes para fabricar o remédio são:

– 1/4 de xícara (chá) de loção hidratante;

– 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

A loção hidratante servirá para que o vinagre infiltre com maior potência na pele.

Misture bem os dois itens e, antes da aplicação, pegue uma toalha umedecida com água fria coloque uma quantia do remédio para celulite. Por último, posicione na área afetada e aguarde 10 minutos.

Após o tempo passado, sem retirar o produto, pegue um pedaço de algodão e molhe com o vinagre e, em seguida, massageie a pele.

Envolva com uma toalha toda a região da celulite e espere mais uma 1h 15 min.

É importante saber que é adequado repetir o tratamento 3 a 4 vezes por semana, pois como a base do feito é um elemento totalmente natural, o processo nem sempre é tão veloz.

Mais uma forma para aproveitar dos benefícios
Para energizar os efeitos do remédio caseiro para tratar a celulite, você pode também procurar consumir o produto diariamente.

É recomendado que o ingrediente seja orgânico e de boa qualidade.

Basta acrescentar duas colheres (sopa) de vinagre em 200 ml de água.

Você pode optar por colocar uma colher de mel, caso prefira algo mais adocicado.

Beba somente antes do café da manhã, aproximadamente 20 minutos antes.

Lembre-se de dar um intervalo de uma semana a cada duas semanas.

Gostou da receita de remédio caseiro para tratar a celulite? Se for testá-la, não deixe de nos contar, nos comentários, sobre os resultados, ok?

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

7 itens para você usar na academia

Published

on

By

Se registrar em uma academia, pagar  a primeira mensalidade é o primeiro passo para começar a entrar em forma. Com foco e dedicação, seu treino começará a ficar mais sério com o passar do tempo. E quando esta hora chegar, você vai precisar investir em alguns pequenos itens para facilitar o seu treino. Desde uma coqueteleira até uma braçadeira para seu celular com suas playlist’s para ditar o ritmo do seu treino. E claro, itens fundamentais que pode ser usado dentro ou fora da academia.

1 – Shakeira 

Para aqueles caras que gostam de suplementar antes e depois do treino. Shakeiras são itens indispensáveis, existindo diversas no mercado, com misturado ou não, facilitando ainda mais a sua vida no preparo do seu shake pré e pós treino

2 – Pulseira Fitness

É um gadget bem bacana para você que gosta de seguir a moda fitnes A Pulseira fitness é um acessório bacana e indispensável para compor todo o seu kit fitness, deixando ainda mais atraente.

3– Luva para musculação

A luva ajuda você a ter mais aderências na hora de levantar peso e evita o aparecimento de calos nas mãos.

4 – braçadeira para celular

Para quem gosta de correr, a braçadeira permite que você mantenha o celular em um lugar seguro e ainda pode ouvir suas playlist’s.

5 – Bermuda térmica

Além de aquecer os membros inferiores, a bermuda facilita a circulação de sangue nas pernas, ajudando a evitar contusões.

6 – Bolsa de musculação

Para os caras que malham antes ou depois do trabalho, o ideal é ter uma mala grande onde dê para guardar suas roupas com conforto e segurança.

7 – Cinta para malhar

Indicado para atletas de alta performance, o cinto oferece apoio para a lombar de forma prática e segura.


Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados