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Nadar no mar VS. Nadar na piscina – O que é melhor?

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Nadar no mar será assim tão diferente de nadar na piscina? Onde se trabalham mais os músculos?

Antes de mais, ainda que estejamos a falar do mesmo desporto, a natação trabalha diferentes grupos musculares. Se na piscina o esforço recai essencialmente sobre o bíceps braquial, bíceps femoral, ombros e glúteos, em águas abertas, além dos músculos anteriormente referidos, o esforço vai incidir mais na região lombar (devido à flexão do tronco na respiração frontal), pescoço e psoas (o músculo que une a anca com a perna).

Mas as diferenças não ficam por aqui. A respiração também tem de ser feita de maneira diferente. Enquanto que na piscina se respira para os lados, em águas abertas já é necessário uma alternância de três ou quatro respirações laterais com uma respiração frontal para poder corrigir a direcção.

Em piscina, os atletas sabem a distância de uma parede à outra e orientam-se por uma linha no chão, estando limitados pelas cordas.

Em águas abertas, a situação torna-se mais complicada, pois não há uma linha no fundo da piscina para seguir, existe ondulação, correntes e diferentes luminosidades. Tudo isto afecta a orientação, sem nos esquecermos que existe o factor da água poder ser doce ou salgada (a densidade influencia a força exercida na água).

Vantagens e curiosidades

Atenção aos dados: 11 quilos equivale à resistência exercida pela água ao nadar.

Vantagens de águas abertas: Trabalha mais grupos musculares.

Vantagens da piscina: Como a temperatura da água é mais elevada (27 graus em vez dos 20 graus da água do mar no Verão), torna-se mais agradável de praticar nos dias mais frios.

Necessidade dos alongamentos

Para nadar correctamente é essencial ter uma boa flexibilidade. Por isso, antes de se atirar de cabeça para a piscina ou para o mar, siga o nosso conselho:

Piscina: interessa aquecer os deltóides. Cruze o braço esquerdo à frente do peito. A mão deve ficar logo abaixo do ombro direito. Prenda o cotovelo esquerdo com a outra mão para aguentar e forçar o alongamento. Aguente entre 30 a 40 segundos e depois troque de braço.

Mar: necessita de aquecer o músculos psoas. Dê uma passada com a perna direita até formar um ângulo de 90 graus. A esquerda deve permanecer completamente estendida e as costas rectas. Sem mexer o corpo impulsione a anca para a frente. Recupere a posição inicial e mude de perna.

Dicas para nadar no mar em segurança

Caso vá nadar por um período superior a 15 minutos, convém ter em atenção certas indicações para que o possa fazer com segurança:

– Procure uma praia tranquila e nade apenas quando o mar estiver calmo.

– A praia deve ter salva-vidas.

– Marque uma distância entre pontos ou encontre um marco que sirva de referência, de modo a não passar estes limites.

– Use uma touca de natação com cor forte para que seja visualizado facilmente.

– Tenha cuidado com mau tempo.

– Nadar sempre ao longo da praia e nunca em direcção a alto mar.

– Cuidado com cãibras e desidratação. Evite horário de sol muito forte.

– Use protector solar.

– Faça um bom alongamento antes e depois de nadar e caminhe por uns 15 minutos para aquecer antes de entrar no mar.

– Entre devagar, molhando as partes do corpo lentamente.

Suplementação necessária

Se optar por nadar no mar ou na piscina mais do que uma hora, ingira, em conjunto com a sua bebida isotónica, um gel com uma dose extra de hidratos de carbono. Tenha em conta de que cada hora de natação exige 50 a 70 gramas (g) de hidratos de carbono. Uma carteira de gel costuma conter cerca de 40 g de gel o que corresponde a aproximadamente 25 g de hidratos de carbono.

Fonte: http://logon.prozis.com

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Diva Fitness dispara: “não é porque sou mãe que deixei de ser mulher”

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Gabi Lubies, Diva Fitness WBFF, fala sobre auto-estima, boa forma e beleza  após a maternidade, e afirma que não deixou de ser mulher porque tornou-se mãe

A mulher é sempre um símbolo da beleza, e tem de fato a sua auto-estima interior, que a faz cuidar de si, maquiar-se, e estar de bem com o corpo. Em sua maioria, as mulheres gostam de ser notadas e elogiadas, e isso as faz sentirem-se mais vivas, e mais de bem consigo mesmas. 

A Diva Fitness WBFF (World Beauty Fitness Fashion) Gabi Lubies acredita que mesmo após ter filhos, a mulher não precisa se anular, e pode sim cuidar de si: “Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, mas não precisa morrer uma mulher. É comum que fiquemos nesse quadro de dedicação quase que exclusiva aos filhos durante muito tempo, e muitas vezes, acabamos esquecendo de nós mesmas e entrando no automático. Antes de sermos mãe, somos mulheres, e acho complicado e arriscado esquecer o que somos e até mesmo o que nos levou até ali”, comenta.

Gabi Lubies aponta que o instinto materno fala muito alto, acima dos interesses pessoais: “Estou pra ver a mulher que, consciente ou não, não tenha esquecido de si, ainda que só um pouquinho, depois da maternidade. Quando um bebê nasce, ficamos tão ligadas a ele que esquecemos de olhar para nós mesmas. No começo, acho até natural, afinal não sabemos como ser mãe e vamos aprendendo e vendo que somos capazes de criar e cuidar de uma criança dia após dia”. 

Para a Diva Fitness, cuidar de si não é sinônimo de ser uma mãe ruim: “respeito quem decide fazer isso, mas particularmente acho que existem outros caminhos e que não é isso que fará uma pessoa ser boa ou má mãe. Não posso jogar a culpa neles por eu ter que trabalhar pra sustentá-los, nem a responsabilidade por ter engordado pra gerá-los, nem a responsabilidade por não cuidar de mim, por não ir atrás dos meus sonhos, por não ter tempo, etc. Eu escolhi ser mãe, a responsabilidade é toda minha e não deles. Penso que quando cuido de mim, em especial da minha saúde, estou também, de algum modo, dando a eles a oportunidade de ter a mãe dos meus filhos na Terra por mais tempo”.

Gabi acredita que ser mãe só acrescenta à vida de uma mulher, e que forma física e estética são recuperáveis depois da gravidez, e que a mulher não precisa abdicar da auto-estima para ser mãe: “Sou exemplo vivo disso. Optei que seria mãe e que continuaria sendo uma mulher que buscaria a felicidade e realização pessoal, pois acredito que a maternidade não subtrai nada da mulher, ao contrário, ela soma. A maternidade não nos diminui, ela nos torna mais fortes, mais capazes. É só uma questão de canalizarmos todo esse potencial para sermos as mulheres que queremos ser”, conclui

Fotos de: Dan Galic / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Cátia Paganote deseja bom dia apenas de lingerie e mostra boa forma aos 42 anos

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Foto de ex-paquita da Xuxa recebeu milhares de curtidas e comentários de seguidores, elogiando a sua aparência. “Você não muda! Tá linda!”, escreveu uma fã.

Em março, além de comemorar a chegada dos 43 anos, Catia Paganote também lançará a sua autobiografia chamada de “A Minha Vida é um Xou”.

Visualizar esta foto no Instagram.

Bom dia… ??? @villadimanupousada @rafael_vega @cacauoliver #catiapaganote #miuxa #paquitas #paquita #catiapaganotebymiuxa #catiabymiuxa #bomdia

Uma publicação compartilhada por Catia Paganote (@catiapaganote) em

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Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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