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Alimentação e Nutrição

Nutricionista de Juliana Paes explica jejum intermitente: ‘Não é uma dieta’

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Fernanda Muller tirou dúvidas sobre funcionamento da estratégia, alimentação durante o jejum e mais!

Para manter o corpo seco após emagrecer 13 kg para dar vida à personagem Cátia, da supersérie “Os Dias Eram Assim “, Barbara Reis aderiu ao jejum intermitente, ficando 16 horas sem comer. A prática, no entanto, não é a dieta do momento. “O jejum intermitente é uma estratégia de emagrecimento mas não é uma dieta. Para algumas pessoas pode ser muito interessante porque é uma fácil aderência ao programa”, explicou Fernanda Muller, nutricionista de estrelas como Juliana Paes, Deborah Seccoe Luma Costa, também adeptas do padrão de alimentação. Em entrevista ao Purepeople, a profissional tirou todas as dúvidas sobre o jejum intermitente. Confira!

‘PODE BEBER ÁGUA, CAFÉ E CHÁS’, AFIRMA FERNANDA MULLER

Segundo a profissional, existem diferentes protocolos de jejum. “O mais utilizado é o 16/8. Ou seja, você faz uma janela de alimentação de 8 horas ativas do seu dia, como, por exemplo, de 12h às 20h, e ao fechar a janela, você entra em um jejum de 16 horas”, explicou, detalhando o que pode ser consumido durante as 16 horas: “A pessoa obviamente pode beber água, café sem açúcar e chás – desde que sejam naturais. Então o jejum é de calorias, de nutrientes”.

ALIMENTAÇÃO LOW CARB É PRÉ-REQUISITO PARA O JEJUM

Para aderir à estratégia, é preciso um ajuste prévio na alimentação. “Normalmente quem faz jejum intermitente são pessoas que seguem uma alimentação mais natural e low carb – com menos carboidrato e mais verduras, legumes, proteínas e gorduras naturais (gema do ovo, gordura do salmão, das castanhas, dos lácteos, coco, abacate, manteiga de cacau). Isso já faz com que a pessoa, naturalmente, sinta menos fome, e fique preparada. O jejum não deve ser a primeira opção, ele vem depois para otimizar o emagrecimento ou até para o autoconhecimento”, disse Fernanda, que acompanhou Luma Costa, madrinha de casamento de Marina Ruy Barbosa, durante o jejum para se preparar para a novela “Sol Nascente”.

‘O JEJUM AJUDA EVITANDO PICOS DE INSULINA’, EXPLICA NUTRICIONISTA

A explicação para o resultado do jejum intermitente está nos níveis de insulina no corpo. “Funciona porque eles ficam mais baixos. Insulina alta favorece o acúmulo de gordura e dificulta sua queima. O jejum ajuda evitando picos de insulina, fazendo com que a pessoa emagreça, e também pelo fato da pessoa deixar de comer várias vezes sem fome, sem necessidade”, explicou Fernanda, frisando que é preciso aplicar o jejum pelo menos quatro vezes por semana para ter resultado de emagrecimento.

‘É A ALIMENTAÇÃO NATURAL ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO’, DIZ

De acordo com a nutricionista, que orientou Deborah Secco desde o final da gestação até dois meses após o nascimento de Maria Flor, não há contra-indicação para o jejum intermitente. “Se a pessoa tiver algum problema de saúde, por exemplo, diabetes, ou que faça uso de medicamentos, ela tem que fazer com orientação profissional. Pessoas saudáveis não precisam de orientação para jejuar, e sim para o que comer quando for se alimentar”, disse ela, que defendeu a estratégia: “É uma alimentação saudável que todas as pessoas podem fazer. É a alimentação natural do ser humano antes da industrialização. Não é nada moderno”.

JEJUM INTERMITENTE NÃO ESTIMULA PERDA DE MASSA MUSCULAR

A profissional que acompanha Juliana Paes, adepta da malhação em jejum, desde o Carnaval 2016, explicou ainda que a estratégia não faz com que as pessoas percam massa muscular. “O importante para não perder massa muscular não é comer de três em três horas, é você malhar, manter o músculo ativo, e comer bem nas horas em que você se alimenta. O importante é o tanto de proteína que você consome ao longo do dia, não exatamente só antes ou depois do treino”.

NUTRICIONISTA DESCARTA RELAÇÃO ENTRE O JEJUM E GASTRITE

Fernanda Muller ressalta que a prática de jejum não causa gastrite. “A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago causada justamente pela alimentação errada. Se a pessoa tem tendência à gastrite, por exemplo, não deve tomar muito café durante o jejum porque é um irritante da mucosa gástrica”, afirmou.

(Por Vanessa Nogueira)

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Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

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Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

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Vai encarar? A nova tendência fit é ovo cru no café

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Especialistas não recomendam a prática

Para os amantes do mundo fitness, pode ser um hábito comer ovos crus batidos e beber café antes do treino, mas será que já pensaram em combinar os dois? Esta parece ser a nova técnica do fitness, adotada por maratonistas e por quem quer juntar a potência dos dois ingredientes numa só bebida para ter mais energia para treinar.

Na verdade a técnica é bastante antiga, pois há séculos húngaros, escandinavos e vietnamitas juntam ovo cru ao café para obter uma bebida potente e cremosa, segundo a revista Runner’s World.

Os estudos já comprovaram que beber café antes do treino pode contribuir para melhorar o desempenho, devido ao efeito estimulante da cafeína. Quanto aos ovos, a proteína e a gordura ajudam os músculos a se recuperar.

Portanto, apesar de várias pessoas do mundo fitness estarem aderindo à tendência de aliar ovo cru e café, esta pode não ser a forma mais benéfica de consumir estes ingredientes. Isto porque o café deve ser consumido antes do treino, para melhorar a performance, e os ovos devem ser consumidos depois, para ajudar os músculos a se recuperar do treino.

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Afinal, beber água morna com limão em jejum faz bem para a saúde?

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Especialista destaca quais são os benefícios de incluir o limão na alimentação diariamente

Épossível adotar uma alimentação nutritiva e balanceada sem gastar fortunas no supermercado toda semana. Entre os alimentos mais ricos em nutrientes e disponível em abundância está o limão, que possui um poderoso conjunto de benefícios para a saúde.

Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão ajuda na perda de peso, aumento da imunidade, ajuda na absorção de ferro, atua na prevenção de cálculos renais, melhora a saúde do coração e até mesmo pode ser um importante aliado no combate ao desenvolvimento de câncer.

“O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, além disso, tem potentes antioxidantes que favorecem o bom funcionamento do organismo. Outro ponto muito importante é que é uma fruta acessível e fácil de encontrar, portanto, é bastante fácil inclui-la na alimentação”, explica Dr Rocha, médico pesquisador na área de nutrição e Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), autor do livro “Diabetes Controlada: o programa para controlar a diabetes e voltar a viver bem”.

Para o médico, entre as melhores maneiras de consumo está a ingestão de água com limão em jejum, diariamente. Segundo ele, essa maneira de consumo potencializa a absorção de vitamina C e demais compostos da fruta pelo organismo. Outra maneira de colher os benefícios da fruta, segundo Rocha, é utilizá-la como tempero em saladas, ou até mesmo em acompanhamentos de carnes, uma vez que sua presença potencializa a absorção de ferro pelo organismo.

Confira aqui os benefícios mais incríveis que o consumo diário de limão pode trazer para a sua saúde:

  1. Colabora com a perda de peso: O limão realmente pode ajudar no emagrecimento. Rica em minerais e antioxidantes, a fruta possui em sua composição os chamados polifenóis, um tipo de substância que é capaz de diminuir a resistência à insulina de pessoas eutroficas, ou que estejam em sobrepeso, obesidade ou que sejam portadores de diabetes. Essa diminuição de resistência à insulina, faz com que o hormônio seja menos liberado na corrente sanguínea, o que faz com que o organismo use mais gordura como fonte energética, o que consequentemente pode colaborar com o emagrecimento. Além disso, a fruta é rica em fibra e pectina, o que proporciona saciedade e reduz a vontade ingerir qualquer outro tipo de alimento. Porém aqui vai um alerta do Dr Rocha, uma dieta a base unicamente de limão pode ser perigosa. O consumo excessivo pode causar uma série de complicações e até mesmo ser tóxico para o organismo.

2. Aumento da Imunidade: Os limões são uma excelente fonte de vitamina C. Consumir um limão por dia pode eliminar quase um terço das necessidades diárias de vitamina C. Obter quantidade suficiente de vitamina C através da alimentação é importante para muitos aspectos da saúde, entre eles a imunidade. Além de rico da vitamina C, o limão contém altas doses de potássio que estimula células cerebrais e nervosas. O ácido ascórbico presente no interior do fruto ainda possui efeitos anti-inflamatórios benéfico para todo o organismo, alie isso a potencialização da absorção de ferro e temos como resultado um fortalecimento total do sistema imunológico, por isso é comum, quem ingere limão ter poucos episódios de gripes, resfriados e demais doenças.

3. Melhora absorção de ferro: Casos de anemia por deficiência de ferro é bastante comum e ocorre geralmente pela ingestão insuficiente de ferro através da alimentação. A vitamina C e o ácido cítrico presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

4. É bom para a saúde do coração: As complicações cardíacas são um problema de saúde de ordem mundial. Estudos recentes mostram que comer frutas como o limão e hortaliças pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doença cardíaca. Os compostos presentes na fruta, agem diretamente nos neurotransmissores funcionando como antidepressivo natural, o que reduz a ansiedade e melhora o humor.

5. Reduz Risco de Desenvolvimento de Câncer: Assim como as demais frutas cítricas, o limão contém altos níveis de flavonas, que são compostos antioxidantes. Esses compostos, agem exatamente como protetores que dificultam a errônea multiplicação de células o que diminui drasticamente as chances de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.

6. Ajuda na Digestão: O sumo presente no limão auxilia o organismo a eliminar toxinas e sua composição é semelhante à da saliva e outros fluídos digestivos, tais como enzimas. O fruto estimula o fígado a produzir bile, um ácido essencial para a digestão. Além disso, a vitamina C presente no fruto potencializa a absorção de ferro de alimentos ingeridos posteriormente à sua ingestão, sendo de suma importância na prevenção e tratamento da anemia ferropriva.

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