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Alimentação e Nutrição

O mito dos alimentos que emagrecem

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Uma questão que recebo quase todos os dias via e-mail e por mensagens no facebook centra-se sobretudo no efeito que certos alimentos têm na perda de peso.

As mensagens costumam ser algo parecidas com as que se seguem:

Estou a ter grandes dificuldades em perder a gordura da barriga. Agradecia que me indicasse uma lista de alimentos para perder peso e que me ajudem a perder a barriga.

O óleo de coco emagrece?

As bagas de goji (goji berries) ou outro tipo de amoras, mirtilos, etc funcionam para perder peso?

Parece que as pessoas querem acreditar que existem alimentos “bons” que promovem a perda de gordura e alimentos “maus” que fazem engordar, e se quiser desenvolver um físico de um super-herói só tem que comer uma quantidade mais reduzida dos alimentos maus e ingerir uma maior quantidade dos alimentos bons.

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Lamento desiludi-lo, mas a ideia de que existem alimentos especiais (bagas, amoras, coco, mirtilos, chocolate preto, abacate, etc) que irão de alguma forma queimar gordura, está completamente errada.

Mas este é o tipo de desinformação que parece ser extremamente popular e que aparece de vez em quando nos programas televisivos, em revistas de leitura rápida e em determinados sites estilo revista.

Em última instância, o que é realmente necessário para que ocorra a perda de gordura é um défice calórico e não uma maior ingestão desses alimentos “queimadores de gordura”.

É verdade que existem alguns alimentos que podem acelerar um pouco o metabolismo (tal como o pimentão e o gengibre). Mas o efeito geral é relativamente pequeno, e é questionável se o aumento a curto prazo do metabolismo tem algum impacto na perda de gordura ao longo do tempo.

Young beautiful women with apples looking at cookies

Também é verdade que alguns alimentos aumentam a termogênese pós-pandrial a um maior nível do que outros.

Uma barra de chocolate, composta sobretudo por carboidratos e gordura, e um peito de frango, composto sobretudo por proteína, podem ter o mesmo número de calorias.

Mas devido ao fato do efeito térmico da proteína ser superior ao dos carboidratos ou gordura, o seu corpo irá gastar mais energia a processar o frango do que a processar a barra de chocolate.

No entanto, nenhuma destas mudanças muda o fato de que é a sua dieta geral e não um determinado alimentos que irá determinar a sua perda de gordura.

O autor do livro Eat Stop Eat, Brad Pilon afirmou:

Você pode perder peso comendo bolo todos os dias, desde que queime mais calorias do que ingere.

Se alguém lhe disser o contrário, é porque não investigou o tema.

E eu encorajo-o a desafiar qualquer pessoa que pense que qualquer alimento especial pode ajudá-lo a perder peso. Isso é treta, a única forma é comendo menos.

Podemos ver um bom exemplo disso num estudo recente em que um grupo de adultos obesos foi dividido em dois grupos (1).

O primeiro grupo ingeriu um pequeno-almoço com 300 calorias. O segundo grupo ingeriu um pequeno-almoço com 600 calorias que incluiu bolachas, bolo ou chocolate.

Ambos os grupos consumiram o mesmo número total de calorias – os homens ingeriram 1600 calorias por dia e as mulheres 1400.

Ao longo da 16ª semana, a diferença na perda de peso entre os dois grupos foi muito pequena – 15 kg no grupo baixo em carboidratos e 13,6 kg no grupo do pequeno-almoço com sobremesa.

Entre a 16ª e a 32ª semana, o grupo da dieta pobre em carboidratos recuperou algum do peso que tinha perdido, enquanto o grupo da dieta do pequeno-almoço com sobremesa continuou a perder peso.

Não estou a dizer que se deve comer bolachas, bolos ou chocolate ao pequeno-almoço. Nem estou a dizer que pode comer apenas bolachas e batatas fritas ao longo do dia e esperar os melhores resultados possíveis.

A composição da sua dieta é importante. Afeta os seus níveis hormonais, o apetite, os dispêndio energético e por ai fora, e tudo isso pode influenciar a quantidade de peso que perde da gordura ou da massa muscular.

Regra geral, a quantidade de calorias presente na dieta determina a quantidade de peso que se perde, enquanto a qualidade dessas calorias pode afetar o tipo de peso que se perde, ou seja, gordura ou massa muscular.

fonte: musculacao.net

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Alimentação e Nutrição

Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

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A resposta para saber se a tapioca engorda ou emagrece é relativa, já que vai depender principalmente do modo de preparo e recheio da tapioca

tapioca virou mania entre milhares de brasileiras. Afinal de contas, é dito por ai que ela ajuda no emagrecimento. Mas será que a tapioca engorda ou é uma aliada para a perda de peso?  “A forma de preparo da massa e o recheio utilizado serão as peças-chaves para que ela seja aliada ou vilã do emagrecimento”, aponta Thais Souza, nutricionista do Mundo Verde.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, que é aquecida na frigideira e forma uma massa que pode ser recheada. “O principal macronutriente presente nesse alimento é o carboidrato, que após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso”, alerta a nutricionista.

Tapioca engorda?

Como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo ganho de peso. “O uso de recheios calóricos também aumentará esse risco. Principalmente quando algumas opções utilizadas são: leite condensado, doce de leite e geleias com açúcar”, afirma Thais.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. O ponto de partida é reduzir o índice glicêmico do alimento. “A maneira para isso é adicionar à goma, antes do preparo, algum alimento fonte de fibra, como semente de chia, de linhaça, farinha de banana verde, entre outros”, ensina Raisa Barragam, nutricionista clínica e infantil da Dieta Vitória, em Santos.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. “Basta incluir ovo à goma e fazer como uma panqueca”, conta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech, em São Paulo. Ao incluir boas fontes proteicas no preparo ou recheio da tapioca, é possível diminuir o índice glicêmico da preparação.

De olho no complemento

Como dito anteriormente, o que for colocado como recheio também pode contribuir para a tapioca engordar. Então, o ideal é recheá-la com ovos mexidos, banana com canela, geleias de frutas sem adição de açúcares, cottage, e outros elementos saudáveis.

Além disso, é bom saber que a tapioca deve ser consumida no café da manhã para dar mais energia e disposição para as atividades diárias. “É ainda uma opção de lanche pré-treino para dar mais gás para realizar o exercício físico, por ser boa fonte de carboidratos”, completa Thais.

Muitos benefícios

Com todas essas dicas, as chances da tapioca engordar são mínimas. E além de evitar o ganho de peso, o alimento também trará diversas benfeitorias ao corpo. Veja a lista:

  • Como é feita da goma de mandioca, a tapioca é considerada um alimento natural, pouco processada, com baixo teor de sódio e sem gordura;
  • É um carboidrato de rápida absorção e digestão, sendo uma ótima opção para um pré ou pós treino, por exemplo;
  • É de fácil preparo, sendo uma opção prática e rápida que ajuda muito na correria do dia a dia e que pode substituir pães, que costumam ter uma quantidade considerável de conservantes;
  • Não contém glúten, sendo uma opção também para pessoas com alergia (doença celíaca) ou mesmo com intolerância a este alimento.

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Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

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As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

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Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

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Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

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