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Alimentação e Nutrição

O mito dos alimentos que emagrecem

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Uma questão que recebo quase todos os dias via e-mail e por mensagens no facebook centra-se sobretudo no efeito que certos alimentos têm na perda de peso.

As mensagens costumam ser algo parecidas com as que se seguem:

Estou a ter grandes dificuldades em perder a gordura da barriga. Agradecia que me indicasse uma lista de alimentos para perder peso e que me ajudem a perder a barriga.

O óleo de coco emagrece?

As bagas de goji (goji berries) ou outro tipo de amoras, mirtilos, etc funcionam para perder peso?

Parece que as pessoas querem acreditar que existem alimentos “bons” que promovem a perda de gordura e alimentos “maus” que fazem engordar, e se quiser desenvolver um físico de um super-herói só tem que comer uma quantidade mais reduzida dos alimentos maus e ingerir uma maior quantidade dos alimentos bons.

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Lamento desiludi-lo, mas a ideia de que existem alimentos especiais (bagas, amoras, coco, mirtilos, chocolate preto, abacate, etc) que irão de alguma forma queimar gordura, está completamente errada.

Mas este é o tipo de desinformação que parece ser extremamente popular e que aparece de vez em quando nos programas televisivos, em revistas de leitura rápida e em determinados sites estilo revista.

Em última instância, o que é realmente necessário para que ocorra a perda de gordura é um défice calórico e não uma maior ingestão desses alimentos “queimadores de gordura”.

É verdade que existem alguns alimentos que podem acelerar um pouco o metabolismo (tal como o pimentão e o gengibre). Mas o efeito geral é relativamente pequeno, e é questionável se o aumento a curto prazo do metabolismo tem algum impacto na perda de gordura ao longo do tempo.

Young beautiful women with apples looking at cookies

Também é verdade que alguns alimentos aumentam a termogênese pós-pandrial a um maior nível do que outros.

Uma barra de chocolate, composta sobretudo por carboidratos e gordura, e um peito de frango, composto sobretudo por proteína, podem ter o mesmo número de calorias.

Mas devido ao fato do efeito térmico da proteína ser superior ao dos carboidratos ou gordura, o seu corpo irá gastar mais energia a processar o frango do que a processar a barra de chocolate.

No entanto, nenhuma destas mudanças muda o fato de que é a sua dieta geral e não um determinado alimentos que irá determinar a sua perda de gordura.

O autor do livro Eat Stop Eat, Brad Pilon afirmou:

Você pode perder peso comendo bolo todos os dias, desde que queime mais calorias do que ingere.

Se alguém lhe disser o contrário, é porque não investigou o tema.

E eu encorajo-o a desafiar qualquer pessoa que pense que qualquer alimento especial pode ajudá-lo a perder peso. Isso é treta, a única forma é comendo menos.

Podemos ver um bom exemplo disso num estudo recente em que um grupo de adultos obesos foi dividido em dois grupos (1).

O primeiro grupo ingeriu um pequeno-almoço com 300 calorias. O segundo grupo ingeriu um pequeno-almoço com 600 calorias que incluiu bolachas, bolo ou chocolate.

Ambos os grupos consumiram o mesmo número total de calorias – os homens ingeriram 1600 calorias por dia e as mulheres 1400.

Ao longo da 16ª semana, a diferença na perda de peso entre os dois grupos foi muito pequena – 15 kg no grupo baixo em carboidratos e 13,6 kg no grupo do pequeno-almoço com sobremesa.

Entre a 16ª e a 32ª semana, o grupo da dieta pobre em carboidratos recuperou algum do peso que tinha perdido, enquanto o grupo da dieta do pequeno-almoço com sobremesa continuou a perder peso.

Não estou a dizer que se deve comer bolachas, bolos ou chocolate ao pequeno-almoço. Nem estou a dizer que pode comer apenas bolachas e batatas fritas ao longo do dia e esperar os melhores resultados possíveis.

A composição da sua dieta é importante. Afeta os seus níveis hormonais, o apetite, os dispêndio energético e por ai fora, e tudo isso pode influenciar a quantidade de peso que perde da gordura ou da massa muscular.

Regra geral, a quantidade de calorias presente na dieta determina a quantidade de peso que se perde, enquanto a qualidade dessas calorias pode afetar o tipo de peso que se perde, ou seja, gordura ou massa muscular.

fonte: musculacao.net

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Alimentação e Nutrição

Abacaxi, pepino e mais 1 ingrediente: Esta bebida vai fazer você emagrecer muito mais rápido

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Está querendo perder peso e não consegue?

Então esta receita com certeza vai ajudar você.

O suco de abacaxi e pepino possui forte ação estimuladora do emagrecimento.

O abacaxi é bastante diurético e rico em fibras, o que o torna um forte desintoxicante natural.

Ele ainda auxilia a digestão, especialmente a de proteínas, e melhora a circulação.

O pepino é hidratante, diurético e rico em fibras.

Além de emagrecer, ele é excelente para a pele e ajuda a normalizar a pressão arterial.

Existe outro ingrediente muito importante na receita: a linhaça.

No caso da linhaça, o que explica a ação emagrecedora são as fibras, responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

A linhaça ainda é rica em ômega-3, em ômega-6 e ômega-9.

Alem de ajudar no emagrecimento saudável, esta bebida é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

E como é que se faz o suco de abacaxi e pepino com linhaça?

É simples demais.

Anote:

INGREDIENTES

2 fatias grossas de abacaxi

Meio pepino cru descascado

2 colheres (sopa) de linhaça

Meio copo de água

MODO DE PREPARO

Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador.

Beba logo em seguida.

Tome este suco duas vezes ao dia, de preferência em jejum e um pouco antes do almoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Arroz ou massa? o que é que engorda menos?

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Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

Tendo em conta o valor energético, a melhor opção é o arroz, sendo que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (é mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como é o caso da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Como comer sem engordar

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

– Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes.

– Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente.

– Substitua-os por konjac, uma planta rica em glucomanano, que, sendo uma fibra, tem efeito regulador da saciedade, além de ter um teor reduzido de hidratos de carbono e de energia.

Texto: Liliana Oliveira (nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas)

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Esta é a forma correta de se preparar chá de gengibre para emagrecer e reduzir a gordura abdominal!

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A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.

Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular.

O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).

É muito comum encontrá-lo na culinária, dando um gostinho especial nas comidas e bebidas.

Neste post, vamos ensinar a fazer o melhor chá de gengibre.

Por que é o melhor?

Porque ele vem reforçado com outros ingredientes “mágicos”, que são o açafrão-da-terra (cúrcuma), o limão e o óleo de coco.

Este chá é uma ótima opção para o tratamento de gripe e outras viroses.

Além disso, ele também proporciona outros benefícios, como:

– Melhora a circulação

– Alivia as dores no corpo (inclusive enxaquecas e dores de cabeça)

– Reduz o risco de pedras nos rins

– Oferece nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do fígado

– Estimula o metabolismo

Aprenda a fazer este maravilhoso chá:

Um pedaço de 5cm de gengibre cortado em fatias

1 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)

750mL de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com o gengibre.

Quando levantar fervura, adicione o limão e tampe a panela.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Consuma por no máximo duas semanas.

Se quiser continuar tomando, dê uma pausa de uma semana e retome por mais duas.

Importante: hipertensos só devem consumir gengibre com a autorização do médico.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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