Connect with us

Destaque

O pilates no esporte

Published

on

O Pilates é um método de condicionamento físico e de reabilitação, que pode trazer grandes benefícios aos atletas das diversas modalidades esportivas. E se ele for direcionado para determinada modalidade, é um treinamento funcional, porém bem mais completo.

Além de trabalhar com toda musculatura estabilizadora do tronco, ela trabalha também a respiração, coordenação, equilíbrio, concentração, flexibilidade, alinhamento e consciência corporal, força muscular do corpo como um todo, além de ajudar a reduzir o stress.

Joseph Pilates, criador do método, nasceu na Alemanha, mas durante a Primeira Guerra Mundial, vivia na Inglaterra, ficando recluso em um campo de concentração de Lancaster. Lá atuou como enfermeiro, ajudando na recuperação dos feridos de guerra e treinando outros internos com os exercícios que criou. O recurso que encontrou foi a resistência das molas das camas hospitalares, criando os aparelhos que são utilizados até hoje. As experiências com os enfermos, feridos e mutilados e as amplas influências de outras técnicas tornaram-se a base de seu método.

Joseph, desde adolescente, estudava anatomia, fisiologia, biomecânica, e sempre procurou conhecer e praticar uma variedade enorme de atividades, como o Yoga, as artes marcias, já tendo sido boxeador profissional, trabalhado como instrutor de defesa pessoal da polícia civil inglesa (Scotland Yard) e já foi até mesmo artista de circo.

Os benefícios do método para os atletas são vários. A prevenção de lesões vem em primeiro lugar. Além dos já citados, a correção de desequilíbrios musculares, o ganho de força muscular específica em determinados gestos da atividade, o aumento da capacidade respiratória e eficiência do diafragma e conseqüente aumento da performance também são observados.

Como reabilitação, o método também apresenta excelentes resultados. Um deles é promover a recuperação mais rápida das lesões. Por trabalhar muito a musculatura abdominal, lombar e pélvica, este é muito indicado para dores lombares crônicas, além de várias outras lesões, como cervicalgia, lesões de ligamento, dor na região entre as escápulas, entorse de tornozelo, estiramentos musculares, dores inespecíficas do joelho, síndrome do trato iliotibial, dentre outras.

Frederico Giovanardi, ciclista, apresenta história prévia de protusão discal e lombalgia crônica. Costumava sentir dor frequentemente, e procurou o pilates há 3 meses com o objetivo de se livrar deste incômodo, que chegava a ser incapacitante.

No começo, seu tratamento era bastante limitado, pois os movimentos que ele podia fazer eram bem restritos, e tínhamos que respeitar o limite de sua dor.

Agora, 3 meses depois, Fred relata que sua dor melhor consideravelmente, principalmente as fisgadas nas pernas e na região lombar que o incomodavam constantemente. Já está fazendo exercícios bem avançados, direcionados para a prática do ciclismo, e está se sentindo bem mais forte no pedal.

Fonte: pedal.com.br

Comments

comments

Destaque

EX-BBB Paulinha mostra resultado do corpo com treinos após ter engordado 9kg

Published

on

By

Paulinha Leitte terminou 2017 determinada a perder 10kg. Apesar de ainda não ter subido na balança, a ex-BBB já comemora o resultado do retorno aos treinos que ela teve que interromper por 11 meses por conta de um problema no joelho. Nos meses parada, a roraimense engordou novamente 9kg, mas parte dessas gordurinhas extras já foram embora. Basta olhar para as fotos de biquíni que Paulinha vem exibindo nas redes sociais.

“Voltei as treinos aí o corpo volta a tornear, porém, a porcentagem de gordura corporal ainda está alta. Estou tentando perder peso ainda. É que mulher sempre quer mais. Estou focada em perder percentual de gordura. Então, peso nem estou mais me baseando”, explica ela.

Paulinha exibe o corpo mais enxuto após retormar os treinos Foto: Reprodução/Instagram

Referência no mundo fitness por ter perdido 46 kg desde que deixou o “BBB”, há seis anos, Paulinha relata que entrou em depressão por não poder malhar.

“Fiquei tão depressiva e sem chão por ter que ficar sem treinar, que acabei descontando tudo na comida. Só no primeiro mês, engordei 5kg”, disse ela, em recente entrevista ao EXTRA.

Ela conta que recebeu o apoio dos fãs após fazer um desabafo no Instagram contando do ocorrido (lei abaixo). Ela entrega ainda que deixou de faturar com campanhas. “Dei uma sumida da academia e os convites de trabalho diminuíram. Até no Instagram, eu parei de postar. Só postava foto antiga ou de rosto”.

Apesar de insatisfeita com o peso atual, Paulinha disse que os 9kg a mais não afetaram sua autoestima. “Sou muito bem resolvida com isso. Quem me acompanhou no ‘BBB’ sabe disso. Me sinto linda. A minha tristeza maior foi só mesmo ter que deixar de fazer algo que eu gosto muito, como treinar. Achava que nunca mais ia poder treinar e iria voltar ao peso de antes”.

Comments

comments

Continue Reading

Destaque

Carla Cecato, do ‘SP Record’, emagrece 13 quilos em seis meses

Published

on

By

A jornalista Carla Cecato, que apresenta o “SP Record”, usou as redes sociais nesta segunda-feira, 15, para mostrar um “antes e depois” que deixou seus seguidores surpresos.

Ela publicou uma montagem de uma foto atual com outra de seis meses atrás. “Oi gente. Tudo bem! Eu não estou de dieta para emagrecer. Já emagreci! 13 quilos! De julho até agora”, escreveu ela na legenda da montagem.

“Como dá pra ver na foto. Agora é escolha. Mudança de vida. Para hábitos mais saudáveis. Só isso. Bj pra todos!”, continuou a jornalista, que ganhou elogios dos seguidores.

“Chocada!!!!! A gente tem imagina que precisa perder peso até conseguir, você está ainda mais linda. Com cara de menininha. Parabéns”, incentivou uma fã. “Caramba …ficou ótima…quanta diferença”, ressaltou outra.


Em seguida, a própria jornalista disse em um comentário que se assustou com a diferença entre as imagens. “Até eu tomei um susto com a foto. Muito melhor né? Eu não estava me sentindo bem”, afirmou ela.

Comments

comments

Continue Reading

Destaque

Onde? Pietra Príncipe mostra bumbum e diz: “celulite”

Published

on

By

Apresentadora voltou a publicar foto ousada em sua conta no Instagram

Pietra Príncipe não cansa de nos deixar boquiabertos na internet. Na noite dessa quinta-feira , no entanto, a musa deu um show de modéstia – aliado à sensualidade de sempre, claro. Mostrando o bumbum de lingerie em foto na cozinha, a musa fez uma autocrítica: “celulite”. Você conseguiu achar algum defeito no corpo dela? Nós, não. E, mesmo se tivesse, qual seria o problema? Veja mais fotos da musa.

Comments

comments

Continue Reading
Advertisement

Facebook

Mais Acessados