Connect with us

Academia

O que causa as cãimbras

Published

on

As cãimbras surgem quando a gente menos espera. Sem aviso prévio, as cãimbras podem aparecer durante a prática de alguma atividade física ou até mesmo enquanto dorme. Assim, a cãimbra é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo muscular.

Embora as causas das cãimbras não estejam totalmente definidas, elas podem ocorrer por doenças metabólicas como a diabetes, por alterações vasculares e neurológicas, devido alguns medicamentos e principalmente por esforço excessivo.

Outras causas atribuídas às cãimbras podem estar associadas à falta de alongamento, má hidratação e falta de potássio. Porém, sabe-se que o cansaço muscular, a má circulação sanguínea ou o excesso de exercícios musculares também podem influir no aparecimento das cãimbras.

Além destes motivos já apresentados, há alguns medicamentos que podem contribuir para que os espasmos aconteçam. O ortopedista André Pedrinelli afirma que remédios para diminuir a pressão arterial e colesterol, por exemplo, podem interferir no mecanismo de contrações musculares.

Bastante discutido entre os especialistas, a falta de potássio sempre foi uma das maiores causas das cãimbras. Porém, alguns estudos mostram que o desequilíbrio metabólico com diminuição da circulação de sódio também é vista hoje como a principal causa de cãimbras.

“Alguns trabalhos mostram que a falta de potássio não tem relação com as câimbras, no entanto, não conhecemos bem as contrações musculares para se ter certeza dessa afirmação”, diz Pedrinelli.

Enquanto as pesquisas não nos dão a exata definição das causas das cãimbras, é bom ficar atento a tudo que pode reverter as possíveis causas. Segundo estudos, a falta de potássio estaria associada a distúrbios na formação de potenciais elétricos, que prejudicaria o controle da contração muscular, provocando a cãimbra. Para obter o potássio, é bom consumir bananas, arroz integral ou blanquet de peru, por exemplo.

A falta de sódio também pode ser reposta por meio de uma boa hidratação combinada com a reposição de sódio encontrada nas bebidas isotônicas.

Músculo trabalhado é músculo sem cãimbra

De acordo com Shapiro, a causa mais comum das cãimbras é aquela que mais se ouve falar: a fadiga durante os deportos de alta performance, onde há sudorese com eliminação de líquidos e principalmente sódio, além do stress da competição. Por isso, uma preparação física adequada é fundamental, pois um músculo melhor preparado com exercícios para fortalecimento e alongamento inibe esse processo de contrações involuntárias.

“A musculação juntamente com os exercícios aeróbicos são altamente eficazes para evitar que as cãimbras aconteçam. Quanto mais músculos você tem, menores são as chances de acontecerem as contrações nas fibras musculares e dessa forma, há mais proteção contra câimbras, diz Pedrinelli. Além da musculação, outra indicação dos especialistas é fazer alongamento e aquecimentos antes de praticar exercícios.

Em geral, as cãimbras não requerem tratamento específico a não ser nos casos das cãimbras que acontecem devido a alguma doença associada. Nesse caso, deve-se tratar a doença de base para que as cãimbras não se repitam. “Já em casos de cãimbras por fadiga, o repouso, alongamentos e a reposição hídrica e principalmente de sódio devem melhorá-las”, acrescenta Schapiro.

No entanto, as pessoas que têm cãimbras com muita frequência, a orientação é que se procure um médico.

Livre-se das cãimbras

  • Se você estiver no meio de uma atividade física e a cãimbra acontecer, interrompa a atividade e alongue a musculatura;
  • Massage a região afetada;
  • Descanse após a atividade física e beba líquidos que contém sódio, como as bebidas desportivas;
  • Alimente-se corretamente, incluindo alimentos que contenham vitaminas e minerais;
  • Procure um médico sempre que as cãimbras persistirem, sem causa aparente.

Fonte: treino.org

Comments

comments

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Academia

Moda fitness: muito além do top e da legging

Published

on

By

Todo ano é a mesma coisa: basta as temperaturas subirem um pouco para as academias ficarem lotadas. Faz sentido, já que o calor anuncia que é tempo de diminuir a quantidade de roupa e mostrar mais o corpinho. Mas antes de sair exibindo suas curvas em vestidos, saias e shorts, que tal apostar em um figurino que vai te preparar para o verão? A moda fitness nunca foi tão diversificada quanto agora e na shafa.com.br você encontra diversos modelos.

A roupa para ir malhar evoluiu muito ao longo dos anos, mas foi na década de 1980 que ela se firmou de vez no armário das mulheres. Na época em que a aeróbica invadia as academias de todo o mundo, o que imperava eram os collants cavados e calça (ou shorts) de cores vibrantes e extravagantes. De lá pra cá, o mercado se especializou em moda fitness e ampliou a gama de cores e estampas dos modelos, assim como aprimorou o tipo de tecido e a forma das peças. Tudo isso para garantir mais conforto e beleza para o look de academia. E não se esqueça de olhar as nossas bolsas térmicas fitness https://shafa.com.br/bolsa-termica-fitness.xhtml.

 

Peças imprescindíveis da moda fitness

Legging: além de permitir várias combinações com tops, regatas e camisetas, a calça legging é a opção mais confortável para qualquer tipo de exercício.

Short-saia: sem dúvida, a peça mais feminina e charmosa do look de academia. Mas, fique atenta, porque ela não é ideal para toda atividade física. Para aulas que exigem muita flexibilidade, como pilates e yoga, talvez esse não seja o modelo mais recomendado. Já para uma aula de dança é certeza de sucesso.

Top: não é apenas uma questão de estética, o top sustenta os seios da mulheres e é fundamental, principalmente, em atividades de alto impacto como crossfit. Combine uma regata de cor neutra com um top de cor vibrante para criar um contraste lindo. Dê uma olhadinha na nossa coleção https://shafa.com.br/top-fitness.xhtml.

Dicas finais

Agora ficou fácil arrasar na academia, não é mesmo? Antes de sair correndo para montar o seu look de malhação, anote as últimas dicas:

  • Cuidado com a transparência: lembre que quando você movimenta o corpo, a peça pode esticar e mostrar o que você não quer que as pessoas vejam. Preste atenção também na cor e modelo da lingerie para não marcar na calça ou shorts.
  • Cintura no lugar: os modelos de legging com a cintura alta modelam o corpo e são ideais para esconder aqueles “pneuzinhos” indesejados.

  • Caimento perfeito: na hora de escolher a sua roupa de academia, opte por um modelo que se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Não compre nenhuma peça maior que o seu tamanho ou muito apertada, pois isso vai deformar a sua silhueta e não vai te deixar confortável para fazer os seus exercícios. Lembre-se que você pode ir linda para a academia, mas não é um desfile de moda. Você vai lá para malhar e a sua roupa tem que atender as necessidades da atividade que você pratica.

A Shafa tem vários macacões fitness também, siga o link https://shafa.com.br/macacao-fitness.xhtml.

Agora que você já sabe tudo de moda fitness, o corpinho agradece e a sua autoestima também!

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Melhor remédio caseiro para tratar a celulite

Published

on

By

Saiba qual é o melhor melhor remédio caseiro para tratar a celulite, ele possui nutrientes para remover as células mortas e rejuvenescer a pele.

A celulite, ao contrário do que muitos podem pensar, está longe de ser uma doença.

Na verdade, costuma aparecer devido a uma inflamação nas células lipídicas – podendo causar desconforto a maioria das mulheres afetadas.

A celulite pode aparecer tanto em mulheres com um peso tímido quanto nas que possuem alguns “quilinhos” a mais.

Nessa matéria, falaremos sobre o melhor remédio caseiro para tratar a celulite, bem como algumas explicações sobre o que o quadro representa. Confira!

Causas mais comuns da celulite
Alguns estudos comprovam que os motivos mais comuns que causam a celulite são o sedentarismo, a qualidade das refeições, instabilidade hormonal e até mesmo a genética.

Contudo, para a alegria das mulheres, é possível produzir um incrível remédio caseiro para tratar a celulite, prático e num preço muito acessível. Falaremos mais no tópico abaixo.

Principal ingrediente do remédio caseiro para tratar a celulite
Um dos elementos mais importantes da receita é o vinagre de maçã.

Afinal, em sua fórmula possuem importantes nutrientes chamados de alfa-hidroxiácidos, que são excelentes para rejuvenescer a pele e eliminar as células mortas.

Um dos princípios que faz com que o ingrediente seja tão eficaz contra a celulite é que o vinagre é capaz de abrir os poros, permitindo que a pele respire com maior vigor.

Muitos produtos de tratamento de pele também contêm esses nutrientes, mas o especial do vinagre de maçã é que o nível dos alfa-hidroxiácidos nele contidos é muito maior do que os dos cosméticos.

Esse fator é o que faz com que seja um esplêndido remédio caseiro para tratar a celulite e evitar outras consequências, já que o vinagre produz algumas propriedades que previnem outros distúrbios da pele – como a acne, por exemplo.

Como preparar a receita
Os ingredientes para fabricar o remédio são:

– 1/4 de xícara (chá) de loção hidratante;

– 1 colher (sopa) de vinagre de maçã.

A loção hidratante servirá para que o vinagre infiltre com maior potência na pele.

Misture bem os dois itens e, antes da aplicação, pegue uma toalha umedecida com água fria coloque uma quantia do remédio para celulite. Por último, posicione na área afetada e aguarde 10 minutos.

Após o tempo passado, sem retirar o produto, pegue um pedaço de algodão e molhe com o vinagre e, em seguida, massageie a pele.

Envolva com uma toalha toda a região da celulite e espere mais uma 1h 15 min.

É importante saber que é adequado repetir o tratamento 3 a 4 vezes por semana, pois como a base do feito é um elemento totalmente natural, o processo nem sempre é tão veloz.

Mais uma forma para aproveitar dos benefícios
Para energizar os efeitos do remédio caseiro para tratar a celulite, você pode também procurar consumir o produto diariamente.

É recomendado que o ingrediente seja orgânico e de boa qualidade.

Basta acrescentar duas colheres (sopa) de vinagre em 200 ml de água.

Você pode optar por colocar uma colher de mel, caso prefira algo mais adocicado.

Beba somente antes do café da manhã, aproximadamente 20 minutos antes.

Lembre-se de dar um intervalo de uma semana a cada duas semanas.

Gostou da receita de remédio caseiro para tratar a celulite? Se for testá-la, não deixe de nos contar, nos comentários, sobre os resultados, ok?

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

7 itens para você usar na academia

Published

on

By

Se registrar em uma academia, pagar  a primeira mensalidade é o primeiro passo para começar a entrar em forma. Com foco e dedicação, seu treino começará a ficar mais sério com o passar do tempo. E quando esta hora chegar, você vai precisar investir em alguns pequenos itens para facilitar o seu treino. Desde uma coqueteleira até uma braçadeira para seu celular com suas playlist’s para ditar o ritmo do seu treino. E claro, itens fundamentais que pode ser usado dentro ou fora da academia.

1 – Shakeira 

Para aqueles caras que gostam de suplementar antes e depois do treino. Shakeiras são itens indispensáveis, existindo diversas no mercado, com misturado ou não, facilitando ainda mais a sua vida no preparo do seu shake pré e pós treino

2 – Pulseira Fitness

É um gadget bem bacana para você que gosta de seguir a moda fitnes A Pulseira fitness é um acessório bacana e indispensável para compor todo o seu kit fitness, deixando ainda mais atraente.

3– Luva para musculação

A luva ajuda você a ter mais aderências na hora de levantar peso e evita o aparecimento de calos nas mãos.

4 – braçadeira para celular

Para quem gosta de correr, a braçadeira permite que você mantenha o celular em um lugar seguro e ainda pode ouvir suas playlist’s.

5 – Bermuda térmica

Além de aquecer os membros inferiores, a bermuda facilita a circulação de sangue nas pernas, ajudando a evitar contusões.

6 – Bolsa de musculação

Para os caras que malham antes ou depois do trabalho, o ideal é ter uma mala grande onde dê para guardar suas roupas com conforto e segurança.

7 – Cinta para malhar

Indicado para atletas de alta performance, o cinto oferece apoio para a lombar de forma prática e segura.


Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados