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Alogamento e Flexibilidade

O Que é Pilates?

O método Pilates é uma prática de exercícios que visa aliar boa forma física e bem estar mental e foi criado pelo atleta alemão Joseph H. Pilates no início da década de vinte.

Quando inventou o método, Joseph afirmou que o Pilates deveria seguir seis princípios básicos que seriam concentração, centralização de força, fluidez, respiração, controle e precisão.

Também conhecido pelo nome de Contrologia, o Pilates proporciona uma série de benefícios aos seus adeptos e pode ser praticado por indivíduos a partir dos 7 anos e não existe limite de idade máxima, pois isso vai depender da condição física da pessoa. O público alvo do Pilates vai desde pessoas que nunca praticaram qualquer tipo de atividade física até atletas que possuem um ritmo de treinamento intenso.

As aulas de Pilates podem ser feitas de forma individual ou em grupos formados por até três pessoas. Trabalhar com apenas uma pessoa ou com grupos pequenos faz com que o professor dê a devida atenção ao aluno, como também, elabore a série de exercícios de acordo com a necessidade individual de cada praticante.

Os exercícios são feitos utilizando aparelhos específicos do Pilates e atualmente existem mais de dez deles, onde podem ser realizadas cerca de 500 modalidades de exercícios que vão trabalhar a flexibilidade corporal, alongamento e concentração. As séries dos exercícios são em menor repetição e a execução deve ser precisa, envolvendo meditação e respiração para que causem os efeitos desejados. Outra forma de estimular os alunos durante as aulas é através da utilização de imagens, apresentadas pelo professor, que conduzem os alunos a realizar algum movimento corporal. A respiração é crucial para que o exercício seja bem realizado, melhorando a circulação e aumentando a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, é importante manter a concentração adequada e a postura correta para não prejudicar os resultados.

Nas primeiras sessões de Pilates já é possível sentir alguma mudança positiva no corpo, e com o tempo, os resultados vão sendo mais visíveis. Geralmente o individuo, especialmente o idoso, começa a notar que algumas atividades do cotidiano podem ser feitas com mais facilidade e percebe também que a sua flexibilidade fica sensivelmente melhorada.

Como em qualquer atividade, é preciso que o aluno respeite os limites do próprio corpo para evitar o surgimento de problemas, como lesões e desgaste físico. Desta forma, o praticante deve ser conduzido por um profissional que vai criar uma série de exercícios adequada para cada necessidade particular.

Benefícios do Pilates

São inúmeros os benefícios do Pilates que vão desde condicionamento físico, alívio de dores, como na região da coluna, até a prevenção de possíveis lesões. O método vem sendo utilizado para reabilitar pacientes que passaram por procedimento cirúrgico e estão sentindo dores ou naqueles que apresentam sequelas causadas por acidente vascular cerebral, servindo ainda como tratamento auxiliar para artrose, tendinite, artrite, entre outras doenças. Podem ser citados como benefícios do Pilates os seguintes:

• Melhora a força, controle e flexibilidade muscular;

• Harmoniza corpo e mente;

• Define e tonifica os músculos;

• Ajuda a corrigir a postura;

• Alivia o estresse;

• Proporciona um aumento de energia para a lida diária;

• Melhora a concentração, coordenação motora e o desempenho sexual;

• Aumenta a auto-estima;

• Ajuda a combater a fadiga e dores nos músculos;

• Reabilita na fase de pós-parto.

Esses são algumas das vantagens que podem ser proporcionadas pela prática do Pilates, considerada uma atividade segura, que não causa cansaço físico intenso, nem dores musculares após a execução dos exercícios. Por isso, esse método é indicado também aos idosos que poderão aumentar o equilíbrio do seu corpo que fica prejudicado por conta da idade.

Percebe-se, pois, que o Pilates favorece aos seus adeptos muitos benefícios, além de ser recomendável para pessoas de idades e condicionamento físico variados, pois todo trabalho será de acordo com as limitações de cada um. O Pilates quando aplicado da maneira correta consegue alcançar o seu maio feito, que é equilibrar o corpo e a mente.

Fonte: slnutrition.com

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