Óxido Nítrico (NO) a explosão do momento!

A indústria de suplementação esportiva sempre foi muito competitiva, constantemente lançando novos produtos com promessas cada vez mais milagrosas. Freqüentemente algumas substâncias acabam chamando mais atenção dos consumidores, pelos resultados milagrosos prometidos, ficando sob os holofotes do mercado, e naturalmente caindo nas graças do mesmo. Mas será que cumprem o que prometem, como funcionam o que se propõem a fazer? Uma delas é o famoso NO, o óxido nítrico. Repare que eu falei NO e não NO2 ou NO3. Suplementos que dizem ter NO, supostamente promovem um “pump” no tecido muscular (aumento de volume através de maior irrigação com sangue), sinalizam para mais crescimento muscular, auxiliam na recuperação e auxiliam no aumento de força, segundo as propagandas.

Como isso funciona?

Primeiramente vamos deixar algo bem claro. O NO é um GÁS que consiste na ligação co-valente entre um átomo de nitrogênio e um de oxigênio. Altamente reativo, atua na regulação da pressão sanguínea (sinalizando para vasodilatação, tão desejada) e até tem um papel importante em respostas imunes e transmissões neuronais. É um gás com curtíssima duração no organismo, sendo degradado rapidamente, logo após sua produção. Ele é resulta da conversão do aminoácido L-ARGININA em L-CITRULINA numa reação catalisada pela enzima NOS (óxido nítrico sintetase) sendo um dos substratos dessa reação. Portanto, quando estamos ingerindo esses suplementos que vem com “NO” bem grande escrito no rótulo, o que estamos consumindo de fato é a Arginina. Trocando em miúdos, quando discutimos uso de produtos com NO, estamos na verdade discutindo o uso de produtos com ARGININA.

E como a arginina atua ?

A Arginina é um aminoácido condicionalmente essencial, pois o corpo pode produzi-lo se necessário. Em específico, nos rins, através da CITRULINA, que é proveniente do metabolismo da GLUTAMINA. Para os praticantes de atividade física, o interessante da Arginina é sua capacidade imediata de aumentar a concentração de NO disponível, que logo após é degradado. Contudo nesse meio tempo, ocorre a sinalização para vasodilatação mais intensa das arteríolas dos músculos esqueléticos, em resposta ao exercício físico, aumentando o fornecimento de nutrientes e oxigenação do tecido muscular. Na prática, mais nutrientes/glicose/oxigênio para os músculos em atividade. Ou seja, ganho de força. E ao mesmo tempo, aumento na capacidade de remoção de amônia e lactato. Substâncias que em alta concentração (substratos gerados decorrentes de atividade muscular intensa) geram sensação de fadiga e dor. Diminuindo sua concentração, retarda-se a fadiga aumentando a resistência muscular. Contudo, para tudo isso ocorrer, a Arginina precisa passar pelo trato digestório para ser absorvida, e poder sinalizar para toda essa cadeia de vasodilatação. E quando realizamos a suplementação com L-arginina pura e simplesmente,pode-se observar que esses efeitos não ocorrem conforme esperado. Isso se dá pela afinidade do epitélio intestinal pela arginina, que ao passar pelo trato digestivo acaba sendo degradada (as células epiteliais do intestino absorvem esse aminoácido avidamente), para ser utilizada na renovação do deste. Desse jeito arginina acaba não chegando no seu destino final, mas sim sendo utilizada para a reciclagem do epitélio intestinal.

Então o que fazer?

Arginina Alpha Ceta Glutarato / Arginine Alphaketaglutarate / Arginina AKG Os vasodilatadores mais avançados do mercado tem apresentado como princípio ativo a arginina AKG, ao invés da L-Arginina tradicional. A arginina AKG é um sal formado pela L-Arginina com o ácido alfacetaglutárico ou oxoglutarato (intermediário chave no ciclo de Krebs). Que consegue passar pelo trato intestinal sem sofrer degradações, e após absorvido consegue executar a sua função de aumentar o calibre dos vasos. Segundo a indústria da suplementação, essa modalidade ainda consegue atuar em mais mecanismos. A AKG tem mostrado ser capaz de promover o estímulo de produção de GH e secreção de insulina com efeitos anabólicos. Sem falar que os metabólitos intermediários dessa molécula, Glutamina e prolina, também auxiliam no processo de recuperação muscular, e fortalecem o sistema imune. Portanto, para quem busca aumento de força, resistência e recuperação muscular, a utilização da AAKG é recomendada e embasada por vários estudos científicos. É um suplemento relativamente novo no mercado de suplementos e pode ser encontrado em diversos produtos como NOX3 da UNIVERSAL / ArgiLean – Labrada entre outros. A AAKG também é frequentemente encontrada associada à outros produtos, na famosa classe de suplementos denominada como PRÉ-TREINOS ou PRE WORKOUTS. São produtos que associam a AAKG para promover a vasodilatação, provovendo todos esses benefícios previamente citados, juntamente com estimulantes poderosos (como sinefrina, cafeína anídrica e outros) em adição de creatina ou creatinas (existem diversos tipos de creatina, como a monohidratada, malato, fosfato, etc. Discutiremos sobre elas em uma outra oportunidade). Resultado? Um aumento de performance, força, resistência significativo nos seus treinos. São produtos que ainda estão restritos aqui no Brasil, mas são amplamente utilizados no exterior. Ex : JACK3D – Usp Labs / N.O. Xplode – Bsn / SuperPump – Gaspari Nutrition / NaNO Vapor – MuscleTech / N.O. Shotgun – VPX entre outros. Resumindo. Se você tiver interesse de utilizar vasodilatadores, saiba que na verdade o que está sendo ingerido é ARGININA e não NO. Procure sempre pela Arginina AKG, pois a L-Arginina pura terá pouco ou nenhum efeito para a prática esportiva. Sempre consulte um profissional antes do uso desses suplementos. E bons treinos!

Onde comprar Óxido Nítrico (NO)?

Existe a opção de comprar o produto através de lojas online que já possuem o produto no Brasil, o preço é maior, mas a entrega é mais rápida.

Fonte: corpoemfoco.com.br

Clique para comentar