Connect with us

Destaque

PERNAS por Waldemar Guimarães

Published

on

Por Waldemar Guimarães e Marco Aurélio Salomão Fortes

Sob o aspecto evolucional o homem é um grande sucesso se comparado a qualquer outro animal¸ além da inteligência¸ desenvolveu fisicamente características importantes que nos possibilitaram conquistar todo o planeta e nos tornarmos os mamíferos mais numerosos da terra¸ mesmo tendo sofrido terrível risco de extinção no passado.

Uma destas modificações foi a capacidade de andar sobre duas patas . Poucos mamíferos podem se beneficiar desta possibilidade¸ tais como os chipanzés e os gibões¸ pois sua estrutura física não permite que assim se desloquem por muito tempo. Para isto desenvolvemos pernas bem alongadas¸ uma estrutura na bacia em forma de cesto¸ que permite uma melhor inserção muscular¸ principalmente a do grande glúteo¸ além de oferecer apoio para as vísceras nossa bacia facilita o equilíbrio. Em outros símios a bacia é alongada.

A conquista de todo um planeta se deu pela nossa capacidade de andar¸ mas se por um lado o desenvolvimento das pernas promoveu uma tremenda evolução¸ durante alguns centênios da história moderna¸ pelo menos para as mulheres da sociedade dita civilizada¸ fora proibitivo colocar as pernas a mostra. As mesmas deveriam ser mantidas totalmente cobertas para a manutenção da pureza¸ mas principalmente da submissão. Somente no início do século passado¸ após a primeira Guerra Mundial¸ é que as saias começaram a encurtar¸ sendo que à medida que a mulher adquiria mais direitos e liberdade as saias iam encurtando. Hoje o sobe e desce indiscriminado das mesmas depende da moda¸ muito embora em tempos de depressão as mesmas tendam a se alongar refletindo também um estado emocional da sociedade.

A busca de pernas poderosas e eficientes ressalta a sua importância histórica e funcional¸ mesmo que nos dias de hoje a função seja mais estética para muitas pessoas.
Estaremos detalhando alguns exercícios de pernas e glúteos utilizados pela exímia atleta Loana Muttoni em sua rotina de preparação para os campeonatos.

Avanço

O avanço envolve diversos músculos¸ mas aqui mencionaremos os principais. Do quadril para baixo podemos analisar como motores primários: quadríceps femoral¸ glúteo máximo¸ bíceps femoral¸ semitendíneo¸ semimembranoso e como motor secundário: gastrocnênio¸ sóleo¸ glúteo médio¸ sartório¸ tensor da fáscia lata e pectíneo.

No início do movimento¸ ou seja¸ quando o indivíduo se encontra no ponto mais alto do movimento¸ encontramos na articulação do quadril¸ a coxa direita em extensão¸ e a coxa esquerda em flexão¸ os joelhos¸ esquerdo em extensão e direito em flexão. Os tornozelos¸ esquerdo estabilizado e o direito em extensão.

Já na posição mais abaixo¸ encontramos o quadril com a coxa direita estabilizada (perpendicular ao solo)¸ e a coxa esquerda em flexão de 90º¸ os joelhos¸ esquerdo em flexão aproximada de 20º e o outro¸ direito com flexão de 90º. Os tornozelos¸ esquerdo estabilizado e o direito em dorsiflexão.
Levando em consideração que essa execução é realizada com a perna esquerda à frente.
O avanço possibilita atingir de forma efetiva a porção distal dos músculos anteriores da coxa e os glúteos¸ podendo dar um aspecto bem alongado a musculatura¸ muito oportuno para as modalidades competitivas como o fitness e o body fitness.

A utilização de uma elevação para a perna da frente por um suporte¸ deve ser indicada somente para praticantes avançados e sempre assessorada por um professor ou parceiro de treino atento. Neste caso será promovida uma amplitude ainda maior em todas as articulações envolvidas potencializando o efeito devastador deste poderoso exercício.

Agachamento no cursor

O agachamento no cursor envolve do quadril para baixo vários músculos. Os motores primários são: quadríceps femoral: vasto lateral¸ reto femoral¸ vasto intermédio e vasto medial¸ glúteo máximo¸ glúteo médio e adutores. Temos também os isquiotibiais agindo como antagonistas¸ o tríceps sural (gastrocnêmios e sóleo) como estabilizador¸ assim como o fibular longo e o curto e também o tibial anterior.

No início do movimento¸ ou seja¸ quando a atleta se encontra no ponto mais alto do movimento¸ encontramos a articulação do quadril estabilizada com uma leve retroversão¸ os joelhos em extensão e os tornozelos em posição anatômica.

Já na posição mais abaixo¸ encontramos o quadril flexionado a aproximadamente 120º¸ os joelhos em flexão total e os tornozelos em dorsiflexão.

O cursor é um equipamento muito útil por propiciar uma alternativa muito segura para o agachamento. Possibilita agachar com a coluna quase perpendicular ao solo¸ muito embora prefiramos os cursores com angulação próxima a 5 graus a fim de guardar um movimento mais natural pla leve flexão à frente do tórax forçada pela inclinação das barras guias.
É bom salientar que alguns obstinados não trocam o agachamento livre por nada.

Extensão de perna

A extensão de perna na cadeira extensora tem como músculos motores primários: O quadríceps femoral¸ que compreende o reto femoral¸ vasto lateral¸ intermédio e medial. Nesse aparelho a articulação do quadril fica fixada na cadeira dispensando qualquer tipo de músculos estabilizadores¸ assim como não necessita de uma contração dos antagonistas.
No início do movimento¸ o quadril está em flexão de 90º¸ o joelho em uma flexão de aproximadamente 80º e os tornozelos estão em dorsiflexão.

Na posição mais acima¸ o quadril mantém sua angulação de 90º¸ mas os joelhos agora estão completamente estendidos¸ e os tornozelos continuam em dorsiflexão.
Este é um exercício que pode ser utilizado inicialmente para o quadríceps como uma pré-exaustão para as coxas¸ principalmente quando se deseja poupar a coluna de sobrecargas muito elevadas e aplicadas longitudinalmente. Também é utilizado de forma diametralmente oposta como um movimento de acabamento e detalhamento dos músculos do quadríceps¸ ou seja¸ como último exercício¸ muito utilizado por alguns atletas na fase pre contest .

É importante que pessoas com o joelho saudável e devidamente adaptado utilizem todo o arco do movimento e contraiam bem o quadríceps no momento mais acima.

Flexão de perna combinado com a extensão do quadril na mesa flexora.

Primeira parte

A flexão de perna na mesa flexora tem como músculos motores primários: o bíceps femoral¸ o semitendíneo e o semimembranáceo¸ e também o gastrocnêmio. Nesse aparelho as articulações envolvidas ficam fixadas na mesa dispensando qualquer tipo de músculos estabilizadores¸ assim como não necessita de uma contração dos antagonistas.

No início do movimento o quadril está em uma flexão de aproximadamente 10º pela ergonomia da mesa flexora¸ os joelhos estão estendidos¸ e os tornozelos em dorsiflexão.
No final do movimento a única articulação que muda é a dos joelhos que está em flexão completa.

Segunda parte

A extensão de quadril na mesa flexora tem como músculos motores primários: glúteo máximo e bíceps femoral.

No início do movimento o quadril fica em uma flexão de aproximadamente 15º¸ joelhos estendidos e tornozelos estabilizados.

No final do movimento o quadril está em hiperextensão¸ joelhos estendidos e tornozelos estabilizados.

Primeiro é realizado a flexão de perna; ao atingir a falha dos flexores¸ imediatamente a atleta literalmente escorrega até que a seu púbis esteja próximo a charneira do equipamento e passa a realizar as repetições da segunda parte até a falha neste segundo movimento.

Extensão de quadril no solo

A extensão de quadril no solo tem como músculos motores primários: glúteo máximo e bíceps femoral.
No início do movimento o quadril fica em uma flexão de aproximadamente 85º¸ joelhos totalmente flexionados e tornozelos em uma leve extensão.
No final do movimento o quadril está em hiperextensão¸ joelhos flexionados a 90º e tornozelos estabilizados.

Durante toda a execução os pés permanecem em completo contato com o solo¸ muito embora algumas pessoas mantenham apenas o calcanhar na fase mais acima do movimento principalmente quando desejam realizar a combinação dos movimentos de adução e abdução na fase mais acima.
Pela natureza dos sistemas de alavancas envolvidos e a potência dos músculos é possível realizar o mesmo com eficiência¸ mesmo quando aplicado uma extraordinária sobrecarga entre o quadril e o abdômen.

Abdução de coxas

A abdução de coxas com o tronco inclinado à frente tem como músculos motores primários: glúteo médio e parte superior do glúteo máximo.

No início do movimento o quadril fica em uma flexão de aproximadamente 45º¸ joelhos flexionados a 90º¸ tornozelos em leve dorsiflexão¸ e as coxas unidas.

No final do movimento o quadril fica em uma flexão de aproximadamente 45º¸ joelhos flexionados a 90º¸ tornozelos em leve dorsiflexão¸ e as coxas afastadas na amplitude máxima que o praticante consegue atingir.

A flexão a frente do tronco permite ativar energeticamente a parte superior do glúteo máximo

Leg press 45º: pés posicionados na parte mais acima da plataforma.

O leg press 45º tem como músculos motores primários: glúteo máximo¸ isquiotibiais e adutores. O quadríceps femoral¸ nesse exercício¸ funciona como uma ajuda na extensão de joelhos¸ mas o foco principal esta sobre a parte posterior das coxas. O tríceps sural (gastrocnêmios e sóleo) como estabilizador¸ assim como o fibular longo e o curto e também o tibial anterior.
No início do movimento¸ ou seja¸ quando a plataforma do leg press esta mais acima¸ encontramos a articulação do quadril flexionada em um ângulo de 90º¸ os joelhos em extensão e os tornozelos em posição estabilizada.

Já na posição mais abaixo¸ encontramos o quadril flexionado completamente¸ os joelhos em flexão total e os tornozelos em dorsiflexão.

O leg press é um equipamento bastante útil podendo ser utilizado posicionando os pés de diversas maneiras¸ neste caso os pés são posicionados mais acima na plataforma para poder atingir com bastante ênfase os glúteos além da porção distal do quadríceps de forma moderada.

Agachamanto na máquina Hack

O agachamento na máquina Hack tem como músculos motores primários: quadríceps femoral: vasto lateral¸ reto femoral¸ vasto intermédio e medial¸ glúteo máximo¸ glúteo médio e adutores. Temos também os isquiotibiais agindo como antagonistas¸ o tríceps sural (gastrocnêmios e sóleo) como estabilizador¸ assim como o fibular longo e o curto e também o tibial anterior.

No início do movimento¸ ou seja¸ quando a plataforma está no ponto mais acima¸ encontramos a articulação do quadril em aproximadamente 90º¸ os joelhos em extensão e os tornozelos estabilizados na plataforma.

Já na posição mais abaixo¸ encontramos o quadril flexionado a aproximadamente 35º¸ os joelhos em flexão total e os tornozelos em dorsiflexão.

No leg press o que movimenta é a plataforma de apoio dos pés enquanto no Hack o que movimenta é o carrinho que apóia o tronco¸ oferecendo assim outra opção. Normalmente utilizado com exercício de acabamento quando de procura movimentos bem controlados e muito lentos objetivando volume muscular.

Hiperextensão Lombar com angulação reduzida

O exercício de hiperextensão lombar tem como músculos motores primários: espinhal torácico¸ iliocostal lombar¸ longuíssimo torácico¸ quadrado lombar¸ glúteo máximo¸ bíceps femoral (cabeça longa)¸ semitendíneo e semimembranáceo.

No início do movimento¸ o quadril está hiperestendido¸ os joelhos também estendidos e os tornozelos bloqueados pelo aparelho.

No final do movimento o quadril está flexionado a aproximadamente 20º.

Este exercício é muito útil¸ principalmente quando se pode aplicar uma sobrecarga¸ como mostra a foto¸ sendo muito propício uma contração isométrica ao final da parte positiva do movimento.
Temos certeza que a utilização destes exercícios em uma série bem elaborada irá colaborar definitivamente para que você consiga destacar a musculatura dos membros locomotores e exibir este símbolo de conquista e liberdade feminina.

Fonte: waldemar guimaraes
As últimas 3 ou 4 repetições é q fazem os músculos crescerem. Essa barreira d dor divide o campeão d alguém q não é campeão. É isso q falta a maioria das pessoas, ter a coragem de ir em frente e dizer q vai superar a dor, não importa o q aconteça.

Comments

comments

Destaque

De maiô cavado, Ludmilla mostra suas curvas em dia de folga

Published

on

By

Cantora postou foto em uma rede social nesta sexta-feira

Ludmilla está curtindo uma folguinha nesta sexta-feira de sol. A cantora postou no Instagram uma foto em que mostra suas curvas com um maiô cavado. “Sexta off”, escreveu a Ludmilla na legenda da foto. Em cerca de uma hora, a imagem já ganhou quase 150 mil curtidas. “Que tiro”, escreveu uma seguidora. “Toda maravilhosa”, disse outro seguidor. “Que abundância. Realmente quem tem joga pra cima mata no peito e gooooolllll”, brincou outro admirador.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Ana Hickmann mostra que não envelhece e aparece de calcinha no Instagram

Published

on

By

A apresentadora Ana Hickmann sempre chamou a atenção por causa de sua beleza. Ela, que além de comandar alguns programas de TV, também trabalhou nas passarelas, mostra talento de sobra em frente as telinhas.

Que sua beleza e corpo são invejáveis, todo mundo concorda, no entanto, a loira acabou chamando a atenção após publicar uma imagem em que aparece em um balanço ostentando seu corpão. A imagem foi postada no dia 18 de maio e a apresentadora recebeu vários elogios dos internautas.

Ela, que faz parte do grupo de apresentadores do programa ‘Hoje em Dia’, ainda brincou na legenda perguntando se bumbum estava bom. Evidentemente que os seguidores aproveitaram para elogia-la enchendo a sua timeline de comentários positivos.

Uma internauta disse que Ana simplesmente não envelhecia. Outro, deixou claro que o corpo da apresentadora estava perfeito. A imagem recebeu centenas de curtidas em poucas horas após a publicação.

Ana Hickmann revela que família vai crescer

Contratada pela emissora de Edir Macedo, Ana Hickmann parece estar em um momento tranquilo de sua carreira. Após passar por um verdadeiro susto que resultou na morte de um fã, a loira finalmente retomou as rédeas de sua vida e agora pretende aumentar sua família.

Tudo foi anunciado pela própria famosa em seu canal no Youtube. No entanto, ao contrário do que muitos poderiam imaginar, não é ela quem está grávida, mas sim, sua irmã caçula. Isabel Hickmann está à espera do seu primeiro filho e a apresentadora do ‘Hoje em Dia’ aproveitou para comemorar em um vídeo gravado para seu canal.

“Vou ser titia de novo!”, disse Ana afirmando que a família iria ganhar um novo bebê. Segundo a famosa, a previsão é que a criança nasça entre o Natal e o Ano Novo. Sua irmã ainda não sabe o sexo da criança e foi uma surpresa para o casal já que eles não planejaram a gravidez.

No entanto, Ana Hickmann contou que sua irmã está tendo a sensação que será uma garotinha. Ela mesma disse que sempre sonhou em ser mãe de uma menina e por isso imagina com sua intuição de mãe que de fato esse sonho irá se realizar.

Isabel contou ainda que já trabalhou como ‘grávida’ e que isso de certa forma a fez ter a sensação de que um dia iria cuidar de uma menina, ou seja, a irmã da apresentadora de fato acha que será mãe de uma garotinha.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Após separação, Luciana Gimenez aparece só de calcinha e ostenta beleza

Published

on

By

A apresentadora compartilhou o clique em seu perfil nas redes sociais arrancando elogios de seus seguidores.

A apresentadora Luciana Gimenez sempre chamou a atenção por causa de seu visual e beleza única. A morena, no entanto, precisou passar por uma situação muita chata nesses últimos meses, a separação.

Terminar uma relação de anos com certeza não é algo simples. A pessoa acaba se acostumando com a rotina e ter que mudar completamente de repente é no mínimo estranho. Desde que terminou seu casamento com Marcelo Carvalho, Luciana aproveitou para sair do país até que a poeira baixasse.

O ex-marido até mesmo foi visto ao lado da socialite Simone Abdenour, mostrando que pelo menos para ele a fila andou de fato. Apesar de ter viajado para os Estados Unidos, a apresentadora não tem dispensado o trabalho.

Ela, que é uma das mais evidentes da casa, renovou contrato com a Rede TV até o ano de 2021.

A famosa tem se dedicado às gravações de seu programa na emissora. No entanto, nesse sábado (19), mais uma vez Luciana Gimenez causou nas redes sociais ao exibir sua ótima forma física.

Luciana Gimenez sensualiza e impressiona público

Já mostramos em artigos anteriores algumas postagens feitas pela famosa que deram o que falar. Em uma delas, ela aparece apenas de calcinha e é criticada por causa de sua magreza. Dessa vez, a apresentadora da Rede TV, mostrou a seus fãs e seguidores que ainda está com tudo em cima ostentando boa forma nas redes sociais.

Somente de calcinha, a morena compartilhou o clique em seu perfil e recebeu elogios dos internautas. Comentários como ‘Maravilhosa’, ‘Mulher Sexy’ e ‘Plena’, foram alguns dos mais repetidos pelos seus seguidores.

Na foto, Luciana aparece na janela de costas para a câmera. Na legenda ela foi simples em evidenciar a beleza do sol naquele momento dizendo: “The sun…”.

Luciana aparece ao lado de ‘novo namorado’

Parece que a fila não andou apenas para o ex-marido da apresentadora. Isso porque Luciana apareceu ao lado de seu novo ‘namorado’. Tudo não passou de uma brincadeira, na verdade, já que a apresentadora posou ao lado de um robô em uma feira de tecnologia na Califórnia.

Na legenda, Luciana brincou dizendo que estava apresentando a todos seus novos namorados. Finalizou dizendo que ele era perfeito e fazia tudo que quisesse. O melhor de tudo é que o ‘namorado’ da famosa não tinha vontade própria, ou seja, ela não teria mais problemas relacionados a isso.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados