Destaque

Pilates para combater as dores nas costas

A modalidade que aumenta a consciência corporal e previne as patologias da coluna

É um método de exercícios que visa o controle consciente de todos os movimentos do corpo.

Fá-lo com baixo impacto articular e cardíaco, beneficiando e promovendo a saúde e longevidade.

Como dizia Joseph Pilates, o seu próprio método (Contrologia), «é a completa coordenação do corpo, mente e espírito».

Segundo o personal trainer Bruno Brito, o pilates «assenta em concentração, centralização, respiração, alinhamento e fluidez de movimentos. «Promove um aumento da consciência do corpo. Trabalha alongamento, flexibilidade, força, centralização, concentração e o resultado é um corpo forte, alongado e harmonioso», afirma o personal trainer, segundo o qual «de nada serve a força sem controlo, portanto a conjugação destes fatores é fundamental para prevenir patologias da coluna, provocadas por más posturas, encurtamentos e tensão musculares, gerados por stress, entre outros fatores».


Praticar pilates quatro vezes por semana, durante 60 minutos, no máximo, é a frequência recomendada pelo personal trainer. Quanto aos cuidados a ter na prática da modalidade, Bruno Brito alerta para a importância do acompanhamento profisisonal. «Comprar um livro sobre pilates não chega. É preciso o acompanhamento de um profissional de modo a corrigir e avaliar todas as evoluções de forma organizada, metódica e gradual». Abrangendo todas faixas etárias, os exercícios de pilates «são adaptados pelo professor ao nível do aluno», explica o personal trainer.

Exercícios que deve evitar

Todas as modalidades que impliquem «saltos, torções, repetições sistemáticas dos mesmos movimentos, treino de força e encurtamento, híper extensões da coluna e elevadas cargas acima da cabeça devem ser evitadas. Deve trabalhar força, flexibilidade e alongamento num programa de treino concebido à sua medida e por um profissional», refere ainda Bruno Brito.

Texto: Cláudia Vale da Silva com Bruno Brito (personal trainer de pilates e treino funcional na Associação Desportiva do Tejo)

Fonte: SapoSaude

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Copyright © 2011 - 2017, All Rights Reserved.

To Top