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Por que você não está emagrecendo, mesmo fazendo tudo certo

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Suas calorias estão contadas, seu cardápio repleto de alimentos saudáveis, você chega até a ter sucesso em superar a vontade de comer doces, mas, ainda assim, não consegue notar diferenças na balança, saiba que pode estar cometendo alguns errinhos que comprometem a perda de peso. Conheça alguns dos motivos pelos quais você não está emagrecendo, mesmo fazendo tudo certo:

Por que não consigo emagrecer?

1. Se você se alimenta de forma equilibrada, mas ainda não começou a se exercitar, dificilmente conseguirá emagrecer, mesmo em uma dieta restritiva. As atividades físicas, além de afastar o sedentarismo que traz diversos prejuízos à saúde, é essencial para o processo de perda de peso.

2. Além de aprender a escolher melhor os alimentos, é preciso ainda avaliar bem o tamanho de suas porções. Cometer exageros com opções saudáveis, como frutas, oleaginosas e gorduras boas, por exemplo, também atrapalham o emagrecimento e pode até fazer com que você engorde.

3. Se você aposta em dietas restritivas demais na maioria dos dias, mas tira o fim de semana para “jacadas”, sinal de que não está verdadeiramente consciente sobre suas escolhas e terá dificuldade para manter hábitos saudáveis que garantem perda e manutenção do peso. Não é à toa que a reeducação alimentar é considerada a maneira mais eficaz de emagrecer sem sofrer com o efeito sanfona.

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4. Se você está com dificuldade para emagrecer é válido ainda realizar exames clínicos para descartar ou tratar possíveis problemas de saúde. A perda de peso pode ser atrapalhada, por exemplo, se for resistente à insulina. A condição faz com que a pessoa tenha maior tendência a armazenar as calorias que consome. Isso significa que você pode engordar comendo as mesmas quantidades de alimentos que uma pessoa com um metabolismo saudável poderia comer sem consequências.

5. Se você dorme poucas horas durante à noite ou sofre com estresse demasiado no cotidiano, saiba que nenhuma dieta poderá promover bons resultados. A falta de sono e a estafa mental provoca desequilíbrio hormonal que acabam com suas chances de emagrecer de maneira eficiente.

6. Você também compromete o emagrecimento se come rápido demais, sem prestar atenção à cada garfada ou mesmo faz suas refeições diante da TV ou do computador. Os maus hábitos fazem com que você coma além da fome, sem perceber, atrapalhando assim a perda de peso.

7. Sua dieta é muito restrita ou limitada? Saiba que passar fome, repetir os mesmos grupos alimentares em todas as refeições e cortar determinados nutrientes pode dar a falsa impressão de emagrecimento, mas a realidade é outra. É possível até sofrer com o efeito sanfona se não souber manter o equilibro no processo.

8. Você ainda não conseguirá emagrecer se pula o café da manhã imaginando que uma refeição a menos significa menor consumo de calorias. Caprichar com alimentos certeiros no menu matinal garante energia e saciedade para evitar exageros nas demais refeições, facilitando a luta contra a balança.

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Erros comuns quando se quer ter mais massa muscular

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Treinar é fundamental, mas é necessário ter peso e medida

Ter mais músculo não é apenas sinônimo de mais força, é também uma espécie de escudo protetor para a saúde em geral, beneficiando a saúde óssea, cardiovascular e ainda o sistema imunológico, que fica mais reforçado e capaz de combater a gordura indesejada.

O treino de força e a alimentação adequada – com uma especial atenção para a proteína – são dois dos aspectos que mais importância têm na hora de construir mais músculo de forma saudável, contudo, para que o aumento do músculo aconteça da forma mais correta é ainda importante apostar num processo gradual e também nos comportamentos mais certeiros.

Como explica o site Deporte y Vida do jornal espanhol As, existem alguns erros comuns na hora de ‘lutar’ por um aumento da massa muscular, erros esses que não só comprometem o sucesso, como podem mesmo colocar a saúde em risco. Veja quais são:

1 – Comer tudo e mais alguma coisa. Tem quem pense que o simples fato de treinar com regularidade permite comer tudo, mas não é bem assim, especialmente quando isso inclui mesmo tudo, até os alimentos menos saudáveis. Embora o corpo precise de combustível (proteína, carboidratos complexos e gordura saudável), é preciso ter atenção ao tipo de alimento,para que não se aumente a gordura e em vez da massa muscular.

2 – Não ter um objetivo definido. Treinar por treinar e comer por comer nunca dá bom resultado, especialmente quando o objetivo é ter um corpo mais tonificado e mais músculo. Para que isso seja possível, é necessário ter um plano de treino adequado (preferencialmente definido por um treinador) e também uma alimentação que vá ao encontro das necessidades e que assegure todos os nutrientes necessários;

3 – Treinar muito. Como já dissemos, o treino é fundamental, contudo, ter peso e medida é fundamental, pois o descanso é fundamental para a recuperação muscular e capacidade de ‘crescer’;

4 – Abusar nos pesos. O treino de força é aquele que mais trabalha os músculos, mas mais importante do que o peso usado é a técnica. Sabia que mais vale fazer mais repetições do que apostar tudo no peso máximo?;

5 – Não dormir o suficiente. O descanso é fundamental para os músculos recuperarem devidamente e parte desse descanso depende do sono.

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10 estratégias para perder gordura nas pernas

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Tonificar as pernas é uma das tarefas mais difíceis do mundo fitness

Sejamos honestos, os dias de treino de pernas são um dos piores. Além de ser um dos mais dolorosos, é aquele em que para ver os resultados é preciso esperar semanas ou meses. As coxas são uma das regiões do corpo onde a gordura se aloja mais facilmente, mas mais dificilmente sai. A combinação de exercício físico com uma alimentação saudável e equilibrada é o caminho a seguir, mas é preciso fazer mais.

O site Eat This, Not That! mostra que perder gordura nas pernas é uma tarefa árdua, mas não impossível. Quer provas? Confira dez estratégias que ajudam a perder gordura na região:

1 – Beber café antes do treino, um hábito que não só dá mais energia para a prática de exercício como favorece ainda a capacidade do metabolismo queimar gordura;

2 – Trabalhar as pernas fazendo alguns exercícios de tonificação, colocando o peso do corpo apenas na parte da frente do pé;

3 – Agachamentos… sempre;

4 – Correr… mas subindo. Aumentar a inclinação é uma forma de aliar o exercício cardiovascular (corrida) à tonificação dos músculos das pernas.

5 – Aderir à prensa, procurando ajuda de um instrutor para saber qual o peso mais indicado a colocar;

6 – Fazer vários tipos de lunges, sejam estáticos, em andamento, com ou sem peso;

7 – Dizer ‘adeus’ ao sofá e aproveitar as noites para caminhar depois do jantar;

8 – Aumentar o consumo de cálcio, mineral que não só favorece os ossos, como melhora a formação de músculo;

9 – Apostar nos cítricos, alimentos ricos em vitamina C que travam os marcadores inflamatórios e, por isso, melhoram a presença de gordura acumulada;

10 – Quando o tempo para treinar é pouco, comece a praticar sprints.

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Nicole Bahls revela seus segredos para ter um ‘bumbum na nuca’

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Ostentando um corpo malhado, Nicole Bahls diz que não pega leve na academia. A assistente de palco do Ferdinando Show revela que pegou pesado para emagrecer 6 kg antes da atração e manter o corpo em forma. Para ostentar seu “bumbum na nuca”, Nicole compartilha alguns de seus segredinhos:

“Faço dieta equilibrada e academia. Muito agachamento. Uso quatro apoios e faço quatro repetições de 20, com 20 kg em cada perna. Mas é um pouco da minha genética também que ajuda”, conta Nicole à revista ‘Quem’.

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