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Pratiquem hábitos saudáveis em 2014

Final de Ano chegou, e agora?
Festas? Exageros?
O que importa não é o que você faz entre o Natal eo ano Novo e sim o que você faz entre o Ano Novo e o Natal.

Esta ultima semana recebi vários emails com a seguinte pergunta “Como se comportar nas festas de final de ano?”
Como a própria frase já diz tudo, o que realmente importa é o que vc fará ao longo do ano e não somente se desesperar por conta dessa época mais festiva. Meus pacientes sempre escutam essa palavra – EQUILÍBRIO e é ele que eu espero que vocês utilizem. Bom senso nas escolhas alimentares. Evitar exageros ou extravagâncias!
A melhor maneira para isso é sempre manter-se alimentado.
O famoso comer de 3 em 3 horas auxiliará no controle da compulsão, nas escolhas de tipos de alimentos(evitar doces e gorduras) e principalmente na quantidade. É ou não é verdade?! Quanto vc esta muito tempo sem comer qual a preferência um prato de arroz integral, frango grelhado e brócolis ou vc já pensa em pizza, lanches, massas ou frituras e tudo isso em excesso?! Portanto para se comportar nas festas o que eu sempre peço é para que meus pacientes permaneçam consumindo os alimentos da dieta ao longo do dia todo e façam da ceia uma refeição diferente, comer de tudo porém com cautela ao escolher os alimentos e suas quantidades. Se for para evitar que sejam os doces, mas se for para comê-los que seja logo após as refeições.
Outra dica importante é que natal e ano novo sao duas ceias, ou seja, duas refeições fora do padrão habitual e nao cinco dias de puro exagero em gordura, açúcar, massas, doces, frituras, não falando a extensão disso de algumas pessoas até o carnaval né?
Alguns me perguntaram sobre álcool, o que beber? Lembre-se o álcool se consumido em exagero lhe trará uma maior compulsão e diminuirá a sua sensação de saciedade, te deixando faminto e guloso alguns dias. Por isso se for consumir bebida alcoólica consuma a de sua preferência e com cautela, alternando com água e mantendo as refeições de 3 em 3 horas. Não e porque esta bebendo que não tem que comer tb! Por exemplo se for beber cerveja a hora que não estiver mais sentindo o sabor dela, pare. Geralmente isso ocorre no 4 copo.
Novamente se usar o bom senso vc evitará a “bela” ressaca do outro dia. Lembrando, não e pq estamos em festas e algumas academias estão fechadas que é para deixar a atividade física de lado? Ou você não tomara banho nesses dias? O hábito da atividade física e alimentar devem fazer parte do seu dia assim como o banho. É comer bem e se exercitar para se sentir saudável, limpo e disposto.
Por isso minha conclusão de saber escolher as quantidades e qualidades dos alimentos das festas do final de ano é para manter a qualidade de vida e bem estar e não somente peso de balança ou o físico bonito.

Resumo:

ORIENTAÇÕES PARA AS FESTAS DO FIM DO ANO

– Evite pular refeições.
– Pense antes de montar o prato ( observe quais os alimentos que gosta mais).
– Use saladas, verduras e frutas.
– Evite frituras, condimentos em excesso e temperos não usuais.
– Prove com moderação os pratos da ceia, sejam carne vermelha, aves ou outras preparações, considerando as quantidades necessárias para sua saciedade.
– Abuse da hidratação com agua e chás gelados.
– Evite bebidas gasosas, misturar ou abusar das bebidas alcoólicas.
– Não exagere nos doces, principalmente preparações com chocolate, cremes e chantilly, devido a maior quantidade de gordura presente, são mais calóricas.
– Não abandone os exercícios físicos. Lembre-se que este é um período de constantes comemorações e maior consumo de calorias
– Por fim confraternize as festas de fim de ano com familiares e amigos, alimente-se sem culpa e pense na saúde para o próximo ano.

Pratique hábitos saudáveis!

Novamente: “O IMPORTANTE NÃO É O QUE VOCÊ FAÇA OU COMA ENTRE O NATAL E O ANO NOVO, E SIM O QUE VOCÊ FAZ E COME ENTRE O ANO NOVO E O NATAL.”

Comece 2014 de uma forma diferente!

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