Connect with us

Destaque

Pré-exaustão para crescimento muscular: será um mito?

Published

on

O sistema de pré-exaustão tem sido muito utilizado por culturistas durante anos. No “Pumping Iron”, Arnold realizava de forma habitual, extensões de pernas antes de realizar os agachamentos pesados. Um certo número de culturistas têm defendido o uso do sistema de pré-exaustão para um maior desenvolvimento muscular.

A premissa do sistema de pré-exaustão é que, fatigando um músculo com um exercício monoarticular (simples) como as extensões de pernas ou aberturas com halteres, antes de um exercício poliarticular (compostos) como o agachamento ou o supino, irá levar a um maior recrutamento muscular do músculo que se pretende atingir/isolar.

Os seus defensores defendem que, uma vez que um músculo esteja fatigado, será ativado um maior número de fibras musculares para compensar a pré-fadiga das fibras musculares. O método de pré-exaustão implica exercitar o mesmo músculo, ou grupo muscular até ao ponto da falha muscular, utilizando um exercício monoarticular, imediatamente antes de um exercício poliarticular.
Um exercício habitualmente usado no sistema de pré-exaustão é a extensão de pernas, seguido de agachamentos ou aberturas antes do supino. Mas um novo estudo publicado recentemente no Journal of Strength and Conditioning Research questiona a validade do sistema de pré-exaustão para o desenvolvimento de força e massa muscular.

Investigações anteriores acerca do método de pré-exaustão

Antes de analisarmos a nova pesquisa, penso que seja importante dar uma vista de olhos ao que foi feito no passado. Num estudo anterior, investigadores examinaram a ativação de unidades motoras dos quadriceps e femorais, usando as extensões de pernas como pré-exaustão antes da prensa de pernas. Ao contrário do que os culturistas poderiam esperar, a pré-exaustão dos quadriceps com as extensões de pernas antes da prensa de pernas, causou uma diminuição da atividade muscular dos quadriceps durante a realização da prensa de pernas, comparado com a não realização da pré-exaustão. (1) O sistema de pré-exaustão tem sido defendido ao longo de vários anos como forma de aumentar a ativação do número de fibras musculares durante um exercício – mas a investigação mostrou que o que faz na verdade, é diminuir o número de fibras motoras que são ativadas.

Noutro estudo, fizeram descobertas semelhantes. Investigadores analisaram o efeito do sistema de pré-exaustão na ativação muscular da parte superior do tronco durante a realização do supino, e descobriram que, treinar peito no “peck deck” imediatamente antes do supino, levou a uma ativação semelhante dos músculos do deltóide anterior e grande peitoral. No entanto, observaram um aumento da ativação dos músculos dos tríceps, e a pior performance durante a realização do supino foi com a pré-exaustão. (2)

Baseado nos dois estudos, a pré-exaustão leva a uma diminuição do recrutamento muscular, ou à não ocorrência de mudanças no grupo muscular trabalhado durante o exercício – não leva a um aumento, como muitas pessoas pensavam. O crescimento muscular consegue-se mantendo a tensão no músculo-alvo. Em qualquer altura que exista uma diminuição do recrutamento de unidades motoras exercício, a tensão estará a ser desviada do músculo.

Novo estudo, o sistema de pré-exaustão não leva a uma maior ativação muscular

Um grupo de cientistas do Brasil reuniram-se para testar a validade do sistema de pré-exaustão antes do exercício. Recrutaram voluntários jovens e colocaram elétrodos no peitoral e tríceps para mediram a ativação muscular, e separaram os voluntários em dois grupos que realizaram diferentes exercícios.

1. O grupo de pré-exaustão realizou uma série de abertura e imediatamente a seguir, o supino até à falha.
2. O grupo de controlo realizou apenas o supino.

Quando os investigadores mediram a ativação muscular dos músculos do peitoral após a pré-exaustão, concluíram que não houve uma maior ativação do músculo do grande peitoral, mas houve uma maior ativação dos tríceps em 17.8%. Então como foram os tríceps mais ativados com o sistema de pré-exaustão antes do supino? Porque os músculos do peito estavam fatigados, e teve que ser o tríceps a trabalhar mais para mover o peso. Esta pesquisa está de acordo com outros estudos onde os cientistas reportaram um aumento significativo da ativação muscular dos tríceps (33.67%) durante a realização do supino com o sistema de pré-exaustão.

A conclusão a que se chega, é que a pré-exaustão não vai levar a um maior recrutamento muscular, mas irá levar a uma maior ativação dos grupos musculares de ação secundária/estabilizadores porque o músculo principal se encontrará fatigado. (3) Estes estudos sugerem que o método de pré-exaustão deve ser reconsiderado em termos de eficácia para desenvolvimento de força e massa muscular.

Para além disso, a fadiga muscular induzida pela pré-exaustão afetou a técnica de execução do exercício – modificou o padrão de movimento – nos voluntários que realizaram o supino. Esta mudança no padrão de movimento requer cuidado, porque a capacidade limitada de controlar os movimentos está relacionada com cargas mecânicas anormais nas articulações. Esses padrões de execução anormais podem ser um fator causador de lesões durante o exercício.

Referências:
1. Augustsson J, Thomee´ R and Karlsson J. Ability of a new functional deficits after
anterior cruciate ligament reconstruction. Knee Surg Sports Traumatol Arthrosc, 12:
350-356, 2004.

2. Gentil P, Oliveira E, Rocha Ju´nior VA, Carmo J and Bottaro, M. Effects of exercise order
on upper-body muscle activation and exercise performance. J Strength Cond Res, 21:
1082-1086, 2007.

3. Brennecke A, Guimarães TM, Leone R, Cadarci M, Mochizuki L, Simão R, Amadio AC,
Serrão JC. Neuromuscular activity during bench press exercise performed with and without
the preexhaustion method. J Strength Cond Res, 2009 Oct;23(7):1933-40.

Fonte: http://www.musculardevelopment.com/arti … -myth.html
mundoanabolico.com

Comments

comments

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaque

Musa de Eduardo Costa posa apenas de camisola – Veja!

Published

on

By

No último domingo (17), a musa do cantor sertanejo Eduardo Costa, na música “Olha Ela Aí”, Josi Neves, publicou em seu Instagram, uma foto onde ela aparece apenas de camisola.

No click de parar o trânsito, a morena aparece ao lado de uma janela, com uma camisola fina branca, exibindo as suas belas curvas, fazendo bastante sucesso entre os internautas.

Na legenda da publicação, a modelo escreveu: “Sunday, nice day ?. – Deixa a luz entrar! Quem está deixando se levar pelas amarguras da vida, andando nas trevas, vivendo em murmuras sem enxergar a luz no fim do túnel? Não se deixe abater. Os momentos difíceis servem para duas coisas, para desanimar e impedir de chegar aonde se sonha OU te IMPULSIONAR tirando da zona de conforto elevando sua maturidade emocional, espiritual e física. Aprender a lição da ruim situação, transformando em degrau para sua chegada ao ideal, sem sombras de duvidas é a melhor e mais sábia decisão. Seja inteligente, use de toda experiência ruim para o seu crescimento. Sou verdadeiramente grata ao Senhor e glorifico por cada dificuldade que surge ao longo da caminhada. São estas que me concede toda realização #TksGod #ForEverything. Tenham um LINDO domingo.”.

Confira a seguir!

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Usando fio dental, Angela Bismarchi se refresca no rio “Muito calor”

Published

on

By

Modelo aproveitou a alta temperatura da capital fluminense para se bronzear na tarde deste sábado (6)

Angela Bismarchi aproveitou as altas temperaturas do Rio de Janeiro para curtir um dia de piscina neste sábado (6). Usando um biquíni fio dental, a modelo posou para uma foto, publicada em seu Instagram, em que aparece colocando os pés na água. “Muito calor no Rio vou me refrescar!”, disse.

A loira, conhecida por suas dezenas de cirurgias plásticas, recentemente lançou um livro de romance sadomasoquista chamado Don Juan e Seus Tons de Pink.

Este é o segundo livro de Ângela, que fez sua estreia como escritora com Os Dez Mandamentos do Amor.

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Gordofobia? André Marques reage à sátira na internet: “Não faz a gorda feliz”

Published

on

By

Apresentador global ficou incomodado ao notar que uma usuária do Instagram reproduziu um meme em que o global bebe, fuma e exibe corpo acima do peso. Entenda a polêmica e confira a repercussão

Cheia de empoderamento, a internet não costuma perdoar ninguém. Nesta quinta-feira (14), o  apresentador André Marques se envolveu em uma polêmica ao responder uma seguidora em sua conta no Instagram .

Usando a ferramenta stories, a social media Lilian Tomioka reproduziu um meme protagonizado por André Marques , onde o apresentador aparece fumando, bebendo e, claramente, acima do peso.

O que a internauta não esperava era que o apresentador global respondesse. “Você está com o mesmo peso que eu na época desse meme! Se cuida para não morrer cedo! Deus te abençõe, boa sorte e amemm”, disse André Marques.

 “E não faz a gorda feliz! Pq eu era gorda feliz também, mas a saúde fica uma MERDA! Acredite! Vai se cuidar! Boa sorte, deus te cuide bjs”, completou o global.

 A Repercussão no Instagram

 Se André respondeu com boas ou más intenções, a internet não liga. Após isso, a internauta divulgou o ocorrido na web e levantou a hashtag “GordaFeliz”, na rede social de fotos.

Divulgação Instagram

André Marques sendo hostilizado no Instagram

 Na conta do Instagram de André Marques, algumas fotos já estão repletas de comentários com a hashtag “GordaFeliz”. Alguns usuários além de usar a hashtag, se posicionaram: “ridículo é ele ridicularizar os outros”, analisou uma internauta. “Não faz o magro feliz”, ironizou um segundo”. “Fruta na poc gordofóbica”, finalizou um terceiro.

 A Reposta Para André Marques

Divulgação Instagram

André Marques

 Em sua conta do Instagram, a internauta Lilian respondeu às mensagens do apresentador. Usando a ferramenta stories, ela comentou:“Olha para minha cara de quem tá ligando, sou gorda feliz!”, disse entre risos.

 Além do vídeo, Lilian enviou um textão explicando a situação ao apresentador: “Sou a garota que gravou seu vídeo. Estou aqui de alma aberta que sei que teu comentário não foi maldoso e sei que tens boa índole. Quanto te lembram de um meme antigo, não te traz boas lembranças, você claro, se defende. Por isso, saiba que eu cuido da minha saúde. Sou uma gordinha desde que me conheço como gente”.

 “Fui atleta e minha genética (graças a Deus) me permite ter boa saúde, apesar do peso. Cresci te assistindo na TV e desejo só coisas boas pra você! Não foi de maldade o que fizemos, se quiser, peço para minhas amigas tirarem do ar o vídeo. Um beijãao!”, finalizou.

 

Até o momento, o ator e apresentador global, André Marques , não voltou a se posicionar sobre o assunto.

 

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados