Connect with us

Destaque

Psicologia da Musculação Feminina

Published

on

Tema essencial para ser absorvido por aquelas que realmente pensam em mudar seus conceitos e pretendem começar a treinar pesado de verdade.

Engraçado como há anos, muito antes de começar a escrever esta série exclusiva para o site Treino Pesado, venho tendo dificuldade em escrever algo específico para o público feminino. Sempre me deparo com um ponto crucial, que me limita no que poderia vir a escrever:

NÃO ACREDITO QUE EXISTAM DIFERENÇAS NA FORMA COMO HOMENS E MULHERES DEVAM TREINAR!

Penso que homens e mulheres devam treinar de forma semelhante, e falo isso em relação à intensidade, volume, séries e métodos de treinamento.
Certamente, muita coisa do que escreverei aqui também se aplica ao treinamento masculino.
Os exercícios estimulam de forma semelhante os dois organismos do ponto de vista fisiológico e químico, os mecanismos de alavanca são os mesmos, a constituição das fibras musculares também, o estímulo que o exercício gera no organismo leva ao mesmo processo de hipertrofia, vascularização e ganho de densidade muscular, então, porque poderíamos pensar em treinamentos distintos?

Pensamos sim, em prioridades musculares diferentes, cada qual buscando aprimorar grupamentos que julga serem mais importantes.

Nós, mulheres, costumamos focar, é claro, em grupamentos que consideramos chaves como pernas, glúteos e abdomen.
Já os homens tendem a dar mais ênfase aos grupamentos de membros superiores.

Venho me deparando frequentemente com a mesma situação:
Amigas e conhecidas me pedindo dicas sobre como conduzir seus treinamentos, insatisfeitas com os resultados que vêm obtendo.
Mostram-me suas rotinas pedindo uma orientação, achando que o problema é a maldita série que o instrutor da academia passou.
E por incrível que pareça, na grande maioria das vezes, acho as séries até muito bem elaboradas e completas.
E aí chego a um ponto crucial: porque então os resultados não aparecem na velocidade desejada?

Por que então, são tão poucas as mulheres que estão realmente extraindo o máximo de seus treinamentos e apresentando ganhos expressivos?

É inegável a grande desvantagem hormonal que acompanha a mulher.
A presença do principal hormônio feminino (estrogênio – nosso maior vilão) e sua oscilação mensal é o grande responsável por tornar a mulher mais propensa a um percentual de gordura mais alto, maior retenção hídrica, além dos lindos culotes, estrias e celulites que insistem em nos atormentar.
O estrogênio leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo feminino.

Para completar a situação, não produzimos nem 20% da testosterona que os homens produzem e isto implica sem dúvida nenhuma em uma maior dificuldade de ganho de massa muscular e queima de gordura.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino e possui um incrível efeito anabólico no tecido muscular , além de acelerar o metabolismo basal como um todo.

No sangue esta produção é constatada normal quando, no homem adulto, os níveis se encontram entre 300 e 1.000 ng/dL (nanogramas por decilitro).
Na mulher, esta taxa não ultrapassa os 80ng/dL.

 

Temos que nos dedicar duas vezes mais nos treinos para conseguirmos resultados significativos e semelhantes.
Uma beleza, certo?

Como podemos perceber, a natureza trabalha contra nós a todo momento.
Somos desfavorecidas duplamente: pela presença maciça de estrogênio e pela quase ausência de testosterona.

E para que estou falando tudo isso?
Certamente, não para te desanimar, mas sim, para mostrar que existem fatores que não podemos controlar, como é o caso da natureza hormonal feminina.
Por outro lado, existe um segundo fator, e o mais importante de todos, que temos como manipular e intervir para obtermos os melhores resultados possíveis.

A grande verdade, e demorei muito tempo para perceber isto, é que o grande fator que limita os ganhos femininos expressivos, é a forma como a mulher naturalmente se posiciona diante de um treinamento árduo; a forma como ela instintivamente tende a reagir diante do esforço e da dor física.

A postura mental necessária para um treino realmente intenso poucas vezes existe naturalmente na mulher.
A sensação de estarmos exaurindo o nosso organismo, castigando-o com um trabalho árduo, onde você percebe que todo o seu corpo implora para que pare, e mesmo assim você continua… isso definitivamente não é da natureza feminina.
A dor do esforço físico não nos é comum.
Somos educadas desde cedo para nos sentirmos delicadas e frágeis e isso nos acompanha inconscientemente durante toda a vida.
É um fator cultural, histórico, e a sociedade insere automaticamente esta mentalidade dentro de nós desde cedo.

Não me entenda mal, acho essencial a mulher ser doce, delicada e feminina, mas temos que esquecer de que somos mulheres da porta da academia para dentro.
Temos que treinar como homens para estarmos desafiando constantemente nossos próprios limites.
Poucas vezes me deparei com mulheres que entendessem o que significado de se realizar uma série ao ponto de se sentirem totalmente nauseadas.

Este processo de auto-superação é uma reeducação comportamental trabalhosa, que exige muita determinação e disciplina.

Aprender a superar os seus limites físicos, sentir a dor muscular e não sentir PENA de si mesma, continuar enquanto seu corpo inteiro implora para que pare… isso sim são posturas diante do treino que fazem toda a diferença.

Saiba que nosso corpo é muito preguiçoso e fará de tudo para nos fazer desistir. Um bom treino dói, dá muita vontade de chorar SIM ….mas NADA DE TER PENA DE VOCÊ MULHER !

Não nesta hora em que mais dói, onde aquelas últimas repetições farão toda a diferença, quando o teu corpo luta contra você, querendo parar.

É a sua mente que te domina, que te manda continuar quando o que você mais quer é parar.
O teu limite vai muito além do que você sequer pode imaginar.

Sempre dei muita importância ao equilíbrio psíquico que um treino intenso exige de seu praticante.
Mais do que o simples preparo físico, temos que ter um bom domínio psicológico para estarmos sempre rompendo barreiras e limites.

Lembre-se, da próxima vez que entrar numa academia, chegue com uma postura mental vencedora, com uma vontade de fazer hoje um pouquinho melhor do que fez ontem.

Execute as repetições até a falha, não simplesmente para se livrar do peso, mas concentrando-se no movimento, fazendo doer, sentindo a musculatura ser trabalhada.

Não se poupe, não tenha medo de fazer doer.
Com esta mentalidade assimilada e enraizada dentro de você, perceberá transformações não só físicas mas também internas, decorrentes da autoconfiança e melhora da auto-estima que acompanham todo o processo.

É um grande exercício de superação e autocontrole, que naturalmente, começarão a se transferir para outras esferas de sua vida.
Pode acreditar, você só tem a ganhar!

Fonte: michiritz.com

Comments

comments

2 Comments

2 Comments

  1. tamyres

    8 de dezembro de 2011 at 16:43

    adorei! isso foi um estílumo e tanto! toda vez que eu sentir preguiça de malhar, vou lembrar essas palavras de insentivo. obrigada!

  2. Nádia Soares

    20 de fevereiro de 2014 at 19:09

    Adorei, acredito que nós mulheres temos que ter disciplina e foco nós nossos treinos e não somente malhar por malhar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaque

Exibindo o corpão de biquíni, Juliana Paes relembra viagem a Búzios

Published

on

By

Juliana Paes aproveitou o tradicional TBT [dia criado na internet em que toda quinta-feira serve para reviver algum momento do passado] e compartilhou em seu Instagram uma imagem em que aparece de biquíni aproveitando o calor de Búzios, no Rio de Janeiro.

“#tbt feriado em Buzios!!!!! achei que os agachamentos estão fazendo efeito tio @rafalund ps,: Inimigas dirão que a cadeira marcou meu bumbum… hahahahahahahahaha”, escreveu ela em sua legenda, recebendo diversos elogios de seus seguidores.

Confira a publicação de Juliana Paes no Instagram:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#tbt feriado em Buzios!!!!! achei que os agachamentos estão fazendo efeito tio @rafalund ps,: Inimigas dirão que a cadeira marcou meu bumbum… hahahahahahahahaha

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes. Actress. Brazil (@julianapaes) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Gracyanne Barbosa impressiona fãs com dança sensual e recebe chuva de elogios

Published

on

By

A musa fitness deixou seus seguidores do Instagram de boca aberta após compartilhar um vídeo dançando sensualmente usando um shorts minúsculo

Gracyanne Barbosa mostrou que está melhorando cada vez mais em suas aulas de dança. Nesta quarta-feira (17), a musa fitness compartilhou com seus mais de 6,8 milhões de seguidores no Instagram um pedaço da sua aula de floorwork, um estilo feito com movimentos sensuais no chão, que segundo ela, é um grande desafio, mas que está conseguindo evoluir.

No vídeo, Gracyanne Barbosa estava usando um micro shorts laranja, um croped preto e proteção nos joelhos. Durante a dança, a morena mostrou todo o seu poder de sedução e sua ótima boa forma, fruto de muita dedicação que a musa tem na academia e em sua alimentação.

Na legenda, Gracy revelou para os seus fãs que está experimentando esse novo estilo de dança e também que está se esforçando para melhorar.

“Essa aula ‘floorwork’ é um grande desafio pra mim. Exige uma mobilidade e leveza que eu ainda não tenho, terei um dia, não sei quando rs. Tento trabalhar em mim essa ansiedade pra conseguir realizar coisas novas pro meu corpo. Nas aulas me divirto, danço, dou risada, acho que estou fazendo tudo e quando chego em casa assisto os vídeos, vejo o quanto é difícil e o quanto preciso evoluir, mas também observo que melhorei um pouquinho”, disse.

Em seguida, falou também que às vezes fica com vergonha, mas não desiste. “(…) Acho que só eu estou fazendo errado, mas continuo. E sabe o que é mara, todo mundo lá tem uma palavra de incentivo, é incrível. Por isso gosto de compartilhar com vocês. Superar, se aceitar, tentar incansavelmente e jamais desistir! É assim que o #teamgracyanne faz!”, finalizou.

Os fãs não perderam tempo e elogiaram a sua beleza e performance. “Você sempre arrasa minha musa”, comentou uma seguidora. “Me empresta esse popô por algumas horas para eu dança assim para o meu boy ali depois devolvo”, brindou outra. “Só tenho que dizer uma coisa #maravilhosa”, falou uma terceira.

Não é a primeira vez que Gracyanne Barbosa contempla os seus fãs com seu novo talento para dança. Em outros momentos, a musa revelou que o poledance é a sua nova paixão e incentiva os seus fãs a conhecer o estilo!

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Geisy arruda posa de topless e calcinha fio dental

Published

on

By

Geisy Arruda colocou quase tudo pra jogo. Em clique compartilhado em seu Instagram nesta terça-feira (16) a musa aparece de topless e vestindo apenas uma calcinha fio-dental durante um tratamento estético.

Na legenda, Geisy brincou com os resultados do procedimento: “Mulher me faça por favor entrar no vestido que eu tenho que entrar”, escreveu com uma série de emojis dando risada.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Mulher @iararute_estetica me faça por favor entrar no vestido que eu tenho que entrar ???????

Uma publicação compartilhada por Geisy Arruda (@geisy_arruda) em

Nos comentários, seus seguidores foram à loucura por conta da foto. “Que perfeição!!! Maravilhosa!!!”, escreveu um. “Meu Deus que perfeita”, declarou outro.

Geisy ainda aproveitou para compartilhar vídeos do procedimento em seus stories, mostrando ainda mais seu corpão

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook


Mais Acessados