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Psicologia da Musculação Feminina

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Tema essencial para ser absorvido por aquelas que realmente pensam em mudar seus conceitos e pretendem começar a treinar pesado de verdade.

Engraçado como há anos, muito antes de começar a escrever esta série exclusiva para o site Treino Pesado, venho tendo dificuldade em escrever algo específico para o público feminino. Sempre me deparo com um ponto crucial, que me limita no que poderia vir a escrever:

NÃO ACREDITO QUE EXISTAM DIFERENÇAS NA FORMA COMO HOMENS E MULHERES DEVAM TREINAR!

Penso que homens e mulheres devam treinar de forma semelhante, e falo isso em relação à intensidade, volume, séries e métodos de treinamento.
Certamente, muita coisa do que escreverei aqui também se aplica ao treinamento masculino.
Os exercícios estimulam de forma semelhante os dois organismos do ponto de vista fisiológico e químico, os mecanismos de alavanca são os mesmos, a constituição das fibras musculares também, o estímulo que o exercício gera no organismo leva ao mesmo processo de hipertrofia, vascularização e ganho de densidade muscular, então, porque poderíamos pensar em treinamentos distintos?

Pensamos sim, em prioridades musculares diferentes, cada qual buscando aprimorar grupamentos que julga serem mais importantes.

Nós, mulheres, costumamos focar, é claro, em grupamentos que consideramos chaves como pernas, glúteos e abdomen.
Já os homens tendem a dar mais ênfase aos grupamentos de membros superiores.

Venho me deparando frequentemente com a mesma situação:
Amigas e conhecidas me pedindo dicas sobre como conduzir seus treinamentos, insatisfeitas com os resultados que vêm obtendo.
Mostram-me suas rotinas pedindo uma orientação, achando que o problema é a maldita série que o instrutor da academia passou.
E por incrível que pareça, na grande maioria das vezes, acho as séries até muito bem elaboradas e completas.
E aí chego a um ponto crucial: porque então os resultados não aparecem na velocidade desejada?

Por que então, são tão poucas as mulheres que estão realmente extraindo o máximo de seus treinamentos e apresentando ganhos expressivos?

É inegável a grande desvantagem hormonal que acompanha a mulher.
A presença do principal hormônio feminino (estrogênio – nosso maior vilão) e sua oscilação mensal é o grande responsável por tornar a mulher mais propensa a um percentual de gordura mais alto, maior retenção hídrica, além dos lindos culotes, estrias e celulites que insistem em nos atormentar.
O estrogênio leva o tecido adiposo a concentrar-se, na mulher, em áreas como os quadris e coxas, dando-lhes o arredondamento típico do sexo feminino.

Para completar a situação, não produzimos nem 20% da testosterona que os homens produzem e isto implica sem dúvida nenhuma em uma maior dificuldade de ganho de massa muscular e queima de gordura.

A testosterona é o mais importante hormônio masculino e possui um incrível efeito anabólico no tecido muscular , além de acelerar o metabolismo basal como um todo.

No sangue esta produção é constatada normal quando, no homem adulto, os níveis se encontram entre 300 e 1.000 ng/dL (nanogramas por decilitro).
Na mulher, esta taxa não ultrapassa os 80ng/dL.

 

Temos que nos dedicar duas vezes mais nos treinos para conseguirmos resultados significativos e semelhantes.
Uma beleza, certo?

Como podemos perceber, a natureza trabalha contra nós a todo momento.
Somos desfavorecidas duplamente: pela presença maciça de estrogênio e pela quase ausência de testosterona.

E para que estou falando tudo isso?
Certamente, não para te desanimar, mas sim, para mostrar que existem fatores que não podemos controlar, como é o caso da natureza hormonal feminina.
Por outro lado, existe um segundo fator, e o mais importante de todos, que temos como manipular e intervir para obtermos os melhores resultados possíveis.

A grande verdade, e demorei muito tempo para perceber isto, é que o grande fator que limita os ganhos femininos expressivos, é a forma como a mulher naturalmente se posiciona diante de um treinamento árduo; a forma como ela instintivamente tende a reagir diante do esforço e da dor física.

A postura mental necessária para um treino realmente intenso poucas vezes existe naturalmente na mulher.
A sensação de estarmos exaurindo o nosso organismo, castigando-o com um trabalho árduo, onde você percebe que todo o seu corpo implora para que pare, e mesmo assim você continua… isso definitivamente não é da natureza feminina.
A dor do esforço físico não nos é comum.
Somos educadas desde cedo para nos sentirmos delicadas e frágeis e isso nos acompanha inconscientemente durante toda a vida.
É um fator cultural, histórico, e a sociedade insere automaticamente esta mentalidade dentro de nós desde cedo.

Não me entenda mal, acho essencial a mulher ser doce, delicada e feminina, mas temos que esquecer de que somos mulheres da porta da academia para dentro.
Temos que treinar como homens para estarmos desafiando constantemente nossos próprios limites.
Poucas vezes me deparei com mulheres que entendessem o que significado de se realizar uma série ao ponto de se sentirem totalmente nauseadas.

Este processo de auto-superação é uma reeducação comportamental trabalhosa, que exige muita determinação e disciplina.

Aprender a superar os seus limites físicos, sentir a dor muscular e não sentir PENA de si mesma, continuar enquanto seu corpo inteiro implora para que pare… isso sim são posturas diante do treino que fazem toda a diferença.

Saiba que nosso corpo é muito preguiçoso e fará de tudo para nos fazer desistir. Um bom treino dói, dá muita vontade de chorar SIM ….mas NADA DE TER PENA DE VOCÊ MULHER !

Não nesta hora em que mais dói, onde aquelas últimas repetições farão toda a diferença, quando o teu corpo luta contra você, querendo parar.

É a sua mente que te domina, que te manda continuar quando o que você mais quer é parar.
O teu limite vai muito além do que você sequer pode imaginar.

Sempre dei muita importância ao equilíbrio psíquico que um treino intenso exige de seu praticante.
Mais do que o simples preparo físico, temos que ter um bom domínio psicológico para estarmos sempre rompendo barreiras e limites.

Lembre-se, da próxima vez que entrar numa academia, chegue com uma postura mental vencedora, com uma vontade de fazer hoje um pouquinho melhor do que fez ontem.

Execute as repetições até a falha, não simplesmente para se livrar do peso, mas concentrando-se no movimento, fazendo doer, sentindo a musculatura ser trabalhada.

Não se poupe, não tenha medo de fazer doer.
Com esta mentalidade assimilada e enraizada dentro de você, perceberá transformações não só físicas mas também internas, decorrentes da autoconfiança e melhora da auto-estima que acompanham todo o processo.

É um grande exercício de superação e autocontrole, que naturalmente, começarão a se transferir para outras esferas de sua vida.
Pode acreditar, você só tem a ganhar!

Fonte: michiritz.com

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2 Comments

2 Comments

  1. tamyres

    8 de dezembro de 2011 at 16:43

    adorei! isso foi um estílumo e tanto! toda vez que eu sentir preguiça de malhar, vou lembrar essas palavras de insentivo. obrigada!

  2. Nádia Soares

    20 de Fevereiro de 2014 at 19:09

    Adorei, acredito que nós mulheres temos que ter disciplina e foco nós nossos treinos e não somente malhar por malhar.

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8 receitas de smoothies fitness para sua dieta ficar ainda melhor

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Os benefícios vão desde a aparência da sua pele até o bom humor matinal.

Caso você ainda não conheça, smoothie é uma bebida preparada com frutas in natura (ou congeladas), vegetais, iogurte natural e gelo e o preparo de alguns deles podem ajudar a te levar uma vida mais saudável de uma forma simples, ou seja, o sonho de qualquer pessoa.

Conversamos com a nutricionista Francine Souza Cruz, especialista em Nutrição Clínica e Estética pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde, e separamos 8 receitas que vão te trazer benefícios desde a aparência da sua pele até o bum humor matinal.

1. Smoothie energia verde

Acresenta um excelente beneficio para levantar o ânimo e melhorar os casos de depressão, ideal para tomar pela manhã como desjejum.

 

Ingredientes:

-½ xícara de espinafre (15g)

– 1 banana prata pequena (congelada, picar a banana sem casca e levar ao congelador por pelo menos 2 horas);

– ½ xícara de leite de soja;

– 1 colher de sopa do suco do limão espremido;

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto.

 

PREPARO: Bater no liquidificador o espinafre, a banana, o leite de soja, o suco do limão e o gelo, até obter a consistência desejada. Não é necessário adoçar.

 

2- Smoothie antianêmico

É uma bebida deliciosa que proporciona energia, sendo recomendado para pessoas que apresentam anemia e fadiga crônica.

 

Ingredientes:

– 1 kiwi médio (70g) (congelado sem casca)

– ¼ do abacate (50g)

– ½ xícara de chá de espinafre (15g)

– ½ xícara de chá de suco de uva (120ml)

– Iogurte natural (1 unidade)

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto.

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

 

3- Smoothie colesterol sob controle

 

Poderoso antioxidante e cheio de fibras, esse smoothie é ideal para começar bem seu dia. Além do controle do colesterol ele também regula a função intestinal combatendo a prisão de ventre.

 

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de flocos de aveia (20g);

– ½ maçã com casca;

– ½ xícara de morango congelado;

– ½ colher de chá de canela em pó;

– ½ pote de iogurte desnatado ou natural;

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto

PREPARO: Bater a aveia com um pouco de água até obter um líquido esbranquiçado. Em seguida acrescentar os demais ingredientes e bater até obter a consistência desejada e por fim, coar se necessário.

4- Smoothie escudo mamário

Contribui para reduzir significamente o risco de desenvolver o câncer de mama ou de recidiva da doença.

Ingredientes:

– ½ ramo de brócolis (75g);

– ½ xícara de morangos congelados;

– ½ xícara de leite de soja (120ml);

– 5 pedras de gelo;

– Água a gosto

 

PREPARO: Cozinhar o ½ ramo de brócolis por uns 5 minutos, preferivelmente no vapor, com pouca água e a panela tampada, espere esfriar. Após resfriado colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

5- Smoothie bom pro coração 

Alivia o trabalho do coração e reduz o risco cardiovascular além de reduzir a obesidade abdominal.

Ingredientes:

– 1 xícara de mamão sem casca e sem semente picado e congelado (145g);

– ½ xícara de suco de abacaxi natural (100ml);

– ½ xícara de chá de hibisco (100ml);

– 3 pedras de gelo;

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

6- Smoothie Infatigável

Excelente pré-treino que melhora o rendimento e reduz a sensação de fadiga durante a atividade física.

Ingredientes:

– ¼ de beterraba, de preferência cozida;

– ½ kiwi congelado, sem casca;

– 1 colher de sopa de gérmen de trigo (6g);

– 1 colher de sopa de melado (20g);

– 3 pedras de gelo;

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter a consistência desejada.

7- Smoothie aumenta imunidade

Possui poderoso teor antioxidante que tem a capacidade de ativar as defesas contra as infecções, fortalecendo o sistema imunológico.

 

Ingredientes:

– ½ xícara de mirtilos congelados ou de açaí;

– ½ xícara de leite de coco (120ml);

– 1 colher de sopa de suco de limão (20ml);

– 1 xícara de repolho roxo (90g);

– 3 pedras de gelo;

 

PREPARO: Passar o repolho roxo pela centrifuga. Após adicionar os outros ingredientes e bater até obter a consistência desejada.

8- Smoothie pele aveludada

Ajuda a eliminar a granulação da pele deixada pela acne tornando-a mais limpa e suave.

Ingredientes:

– 2 aspargos médios (20g);

– 2 cenouras médias (150g);

– ½ pepino médio (100g);

– 1 maçã média com casca e sem semente.

– ½ copo de água de coco (100ml)

 

PREPARO: Colocar todos os ingredientes no congelador e bater até obter a consistência desejada.

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Gracyanne barbosa exibe cinturinha e chama atenção com a musculatura

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Musa fitness brilhou no Carnaval 2018 como rainha de bateria da União da ilha

Gracyanne Barbosa fez um post no Instagram para mostrar um look fitness, mas acabou chamando a atenção por sua cinturinha. “Carão só pra mostrar meu look bem menininha”, disse a musa fitness. “Que incrível essa cintura tão pequena”, comentou um fã em espanhol. “Eu fico impressionada com essa barriga. Musa”, elogiou outro seguidor.

Nem o fim do Carnaval fez com que a morena se desse uma folga das malhações. Logo na tarde do sábado (17), a rainha de bateria da União da Ilha encarou a academia e fez um treino pesado de pernas com seu personal trainer, Xande Negão.

A musa fitness contou que fez uma preparação para a folia diferente dos anos anteriores e, inclusive, fez jejum de sexo. “Eu me privei. O Belo até me falou: ‘Mas o que é isso?’. Foi só um dia”, afirmou para QUEM antes de entrar na passarela do samba na madrugada da terça-feira (13).

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Andressa Urach repreende sexo antes do casamento: “é prostituição”

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Andressa Urach fez um vídeo em seu canal do YouTube para dar a sua opinião sobre questões sexuais. Evangélica, a modelo recriminou o sexo antes do casamento, mesmo entre pessoas que moram juntas.

“Sexo antes do casamento é prostituição! Morar junto também é prostituição. Tem que ser casado bonitinho no papel e na igreja”, defende ela.

Negar sexo ao seu marido também é algo que Andressa critica. Para ela, as mulheres têm que estar sempre disponíveis, estando ou não com vontade de ter relações sexuais.

“A mulher deve sempre estar disponível para o marido. Pare com essa de dor de cabeça. Se você está sem vontade, inicie que daqui a pouco você vai estar com vontade… Não fica dando brecha para o Diabo negando o seu marido porque aí você bota em risco sua relação. A relação sexual é maravilhosa e foi Deus que inventou”, explica.

A modelo atualmente cursa Enfermagem. A ideia veio após a cirurgia para retirada de hidrogel nas coxas. Em 2015, ela ficou três meses internada em estado grave em função da infecção gerada pelo produto.

Veja a opinião da Andressa Urach sobre outros temas:

Fantasias eróticas

“É um assunto bastante complicado. Na minha opinião pode, mas antes de usar pergunte se aquilo iria agradar a Deus.”

Motel

“Já fui, mas não é legal para uma mulher de Deus. Tem muitos espíritos de prostituição. Escolha um hotel com banheira para ir com o seu marido.”

Sexo oral

“Não vejo nenhum problema desde que seja com o seu marido.”

Masturbação

“Masturbação sozinha não pode Só pode masturbação com o seu marido porque é preliminar.”

Agressão ou palavrões durante o sexo

“Quando eu era endemoniada, eu era mesmo endemoniada,  gostava de apanhar na relação. Hoje jamais aceitaria isso. Sou uma princesa e só aceito ser tratada como uma princesa.”

Confira vídeo!

Fonte: Revista Quem

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