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Alimentação e Nutrição

Queijos durante o inverno

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Nutricionista adverte para a ingestão exagerada de queijos durante o inverno

Com a chegada do frio, as pessoas acabam consumindo de forma exagerada alimentos mais pesados para conferir “energia” ao corpo. O queijo é um dos preferidos, inclusive pelos vegetarianos (não veganos). A nutricionista Karina Barros, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, ABIAD, e pesquisadora da Unifesp, adverte para o consumo exagerado de alguns queijos durante a estação do frio.
Sabemos que os queijos brancos são menos gordurosos que os amarelos. A mussarela, dependendo da marca e da qualidade, também pode ter colorações diferentes. Muita gente pensa que a mussarela é muito mais gordurosa, e isso é uma inverdade. Ela conta com o mesmo número de calorias do queijo Minas padrão (300 Kcal por 100g) e ainda apresenta versões menos calóricas como a temperada, a mussarela de búfala e a light. “Na realidade, o valor calórico e a quantidade de gordura dependem do processamento, por isso, é importante ler os rótulos e verificar os valores informados pelos fabricantes”, pondera Karina.
As versões menos calóricas de queijos brancos são o cottage (74 Kcal) e a ricota (140Kcal). No entanto, no inverno eles são os menos consumidos. Mas, uma opção interessante de consumo no frio são os famosos queijos coalhos na grelha (290 kcal), que são menos calóricos que a mussarela e quase com o mesmo valor que o Minas frescal (274 kcal). Na lista dos mais gordurosos, em primeiro lugar está o parmesão (453 Kcal), seguido pelo cheddar (410 Kcal) e o roquefort (369 Kcal). O foundue, prato suíço e muito consumido nesta época do ano, é preparado com queijos especiais como o emental (367 Kcal) misturado a outros queijos bem gordurosos.
Na avaliação da nutricionista, para se ter uma alimentação mais saudável é recomendada a ingestão de queijos com menos gordura e menor quantidade de sódio. “Os queijos mais gordurosos devem ser consumidos em quantidades moderadas e com menor frequência, principalmente no caso de diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, entre outros males”, adverte a especialista.
Para a alimentação das crianças, o cuidado com os queijos deve ser redobrado. “Não é salutar a ingestão de queijos com mais gordura e salgados, como por exemplo parmesão, provolone e gorgonzola. Neste período de formação do paladar, os queijos mais leves como o minas, o cottage e a mussarela são mais indicados”, alerta. Em relação aos idosos, não se deve abusar e tudo depende das co-morbidades apresentadas (doenças crônicas) por eles, além da quantidade e frequência ingeridas.
Mas, assim como o chocolate, há uma quantidade indicada de queijo que pode ser consumida sem ser prejudicial à saúde. De acordo com Karina, para se ter uma alimentação mais equilibrada, o consumo de queijos depende muito do quanto é ingerido. “Para se ter uma idéia da quantidade, é preciso saber o que foi consumido durante o dia.
Porém, pode-se considerar uma porção de aproximadamente 30 g/dia, associada ao consumo de frutas, verduras, legumes e frutas, além do baixo consumo de alimentos industrializados. Desta forma, não causará malefícios a saúde”, conclui.
Tipo de queijo
Kcal (100g)
Gordura (g)- 100g
Requeijão
257
23
Cottage
74 kcal
0
Emental
367
30
Brie
334
27
Provolone
357
29
Parmesão
453
33
Ricota
140
8
Roquefort
369
30
Camembert
254
20
Cream cheese
270
26
Gorgonzola
353
28
Gruyére
287
27
Mussarela
300
22
Minas frescal
274
20
Minas padrão
300
25
Cheddar
410
35
Coalho
290
26

Fonte: muscleinform

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Alimentação e Nutrição

Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

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A resposta para saber se a tapioca engorda ou emagrece é relativa, já que vai depender principalmente do modo de preparo e recheio da tapioca

tapioca virou mania entre milhares de brasileiras. Afinal de contas, é dito por ai que ela ajuda no emagrecimento. Mas será que a tapioca engorda ou é uma aliada para a perda de peso?  “A forma de preparo da massa e o recheio utilizado serão as peças-chaves para que ela seja aliada ou vilã do emagrecimento”, aponta Thais Souza, nutricionista do Mundo Verde.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, que é aquecida na frigideira e forma uma massa que pode ser recheada. “O principal macronutriente presente nesse alimento é o carboidrato, que após ser digerido, gera glicose, ou seja, se o consumo não for dosado, ela pode favorecer o ganho de peso”, alerta a nutricionista.

Tapioca engorda?

Como a goma possui alto índice glicêmico, que é a velocidade com que a glicose entra no organismo, este fator também pode ser responsável pelo ganho de peso. “O uso de recheios calóricos também aumentará esse risco. Principalmente quando algumas opções utilizadas são: leite condensado, doce de leite e geleias com açúcar”, afirma Thais.

Mas, mesmo assim, é possível emagrecer comendo tapioca. O ponto de partida é reduzir o índice glicêmico do alimento. “A maneira para isso é adicionar à goma, antes do preparo, algum alimento fonte de fibra, como semente de chia, de linhaça, farinha de banana verde, entre outros”, ensina Raisa Barragam, nutricionista clínica e infantil da Dieta Vitória, em Santos.

Outra boa ideia é preparar uma crepioca. “Basta incluir ovo à goma e fazer como uma panqueca”, conta Daniela Lasman, nutricionista da academia Bodytech, em São Paulo. Ao incluir boas fontes proteicas no preparo ou recheio da tapioca, é possível diminuir o índice glicêmico da preparação.

De olho no complemento

Como dito anteriormente, o que for colocado como recheio também pode contribuir para a tapioca engordar. Então, o ideal é recheá-la com ovos mexidos, banana com canela, geleias de frutas sem adição de açúcares, cottage, e outros elementos saudáveis.

Além disso, é bom saber que a tapioca deve ser consumida no café da manhã para dar mais energia e disposição para as atividades diárias. “É ainda uma opção de lanche pré-treino para dar mais gás para realizar o exercício físico, por ser boa fonte de carboidratos”, completa Thais.

Muitos benefícios

Com todas essas dicas, as chances da tapioca engordar são mínimas. E além de evitar o ganho de peso, o alimento também trará diversas benfeitorias ao corpo. Veja a lista:

  • Como é feita da goma de mandioca, a tapioca é considerada um alimento natural, pouco processada, com baixo teor de sódio e sem gordura;
  • É um carboidrato de rápida absorção e digestão, sendo uma ótima opção para um pré ou pós treino, por exemplo;
  • É de fácil preparo, sendo uma opção prática e rápida que ajuda muito na correria do dia a dia e que pode substituir pães, que costumam ter uma quantidade considerável de conservantes;
  • Não contém glúten, sendo uma opção também para pessoas com alergia (doença celíaca) ou mesmo com intolerância a este alimento.

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Alimentação e Nutrição

Restrição de açúcar ou gordura têm mesmo efeito na perda de peso

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As descobertas do estudo podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares

Os conselhos para perder peso costumam ser consumir menos carboidratos (e, portanto, açúcares), ou menos lipídios (gorduras). Mas qual a melhor opção? Um estudo publicado nesta terça-feira demonstra que nenhum é melhor que o outro.

Além disso, fatores como genética e o metabolismo de insulina tampouco são fundamentais para os resultados de uma dieta, segundo conclusões publicadas no Journal of the American Medical Association (Jama).

Essas descobertas podem ter consequências importantes no mercado americano de perda de peso – avaliado em 66 bilhões de dólares -, sobretudo na última tendência do setor: a dieta do DNA, que pretende determinar o melhor regime em função da genética individual.

“Todos escutamos histórias de um amigo que fez uma dieta que deu muito certo, e de outro que tentou o mesmo regime, mas não funcionou”, disse Christopher Gardner, professor de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia.

“É porque todos somos diferentes e acabamos de começar a compreender as razões desta diversidade”, acrescentou.

Participaram do estudo 609 pessoas de entre 18 e 50 anos, 57% delas mulheres. Elas foram separadas em dois grupos ao acaso. Durante um ano, uma delas fez o regime de restrição de gordura, e o outro, o de açúcar.

Em média, cada pessoa perdeu cerca de 5,9 quilos nos dois grupos. Alguns perderam muito mais – até 27 quilos -, enquanto outros engordaram até 9 quilos.

Os cientistas não encontraram uma relação entre o regime realizado e uma perda de peso mais significativa.

“Não há uma diferença destacável na evolução de peso entre uma dieta equilibrada e leve em gorduras e uma dieta equilibrada leve em açúcares”, concluíram os pesquisadores.

“Uma parte dos genomas dos participantes foram sequenciados, o que permitiu aos cientistas buscar a presença de genes associados à produção de proteínas que modificam o metabolismo de carboidratos e lipídios”, segundo o relatório.

Os participantes ainda consumiram açúcar em jejum para medir a produção de insulina.

“Nenhum perfil genético e nenhuma secreção de insulina foram associador aos efeitos das dietas sobre a perda de peso”, concluíram.

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Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

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Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

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