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Alimentação e Nutrição

Queijos durante o inverno

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Nutricionista adverte para a ingestão exagerada de queijos durante o inverno

Com a chegada do frio, as pessoas acabam consumindo de forma exagerada alimentos mais pesados para conferir “energia” ao corpo. O queijo é um dos preferidos, inclusive pelos vegetarianos (não veganos). A nutricionista Karina Barros, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, ABIAD, e pesquisadora da Unifesp, adverte para o consumo exagerado de alguns queijos durante a estação do frio.
Sabemos que os queijos brancos são menos gordurosos que os amarelos. A mussarela, dependendo da marca e da qualidade, também pode ter colorações diferentes. Muita gente pensa que a mussarela é muito mais gordurosa, e isso é uma inverdade. Ela conta com o mesmo número de calorias do queijo Minas padrão (300 Kcal por 100g) e ainda apresenta versões menos calóricas como a temperada, a mussarela de búfala e a light. “Na realidade, o valor calórico e a quantidade de gordura dependem do processamento, por isso, é importante ler os rótulos e verificar os valores informados pelos fabricantes”, pondera Karina.
As versões menos calóricas de queijos brancos são o cottage (74 Kcal) e a ricota (140Kcal). No entanto, no inverno eles são os menos consumidos. Mas, uma opção interessante de consumo no frio são os famosos queijos coalhos na grelha (290 kcal), que são menos calóricos que a mussarela e quase com o mesmo valor que o Minas frescal (274 kcal). Na lista dos mais gordurosos, em primeiro lugar está o parmesão (453 Kcal), seguido pelo cheddar (410 Kcal) e o roquefort (369 Kcal). O foundue, prato suíço e muito consumido nesta época do ano, é preparado com queijos especiais como o emental (367 Kcal) misturado a outros queijos bem gordurosos.
Na avaliação da nutricionista, para se ter uma alimentação mais saudável é recomendada a ingestão de queijos com menos gordura e menor quantidade de sódio. “Os queijos mais gordurosos devem ser consumidos em quantidades moderadas e com menor frequência, principalmente no caso de diabetes, hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade, entre outros males”, adverte a especialista.
Para a alimentação das crianças, o cuidado com os queijos deve ser redobrado. “Não é salutar a ingestão de queijos com mais gordura e salgados, como por exemplo parmesão, provolone e gorgonzola. Neste período de formação do paladar, os queijos mais leves como o minas, o cottage e a mussarela são mais indicados”, alerta. Em relação aos idosos, não se deve abusar e tudo depende das co-morbidades apresentadas (doenças crônicas) por eles, além da quantidade e frequência ingeridas.
Mas, assim como o chocolate, há uma quantidade indicada de queijo que pode ser consumida sem ser prejudicial à saúde. De acordo com Karina, para se ter uma alimentação mais equilibrada, o consumo de queijos depende muito do quanto é ingerido. “Para se ter uma idéia da quantidade, é preciso saber o que foi consumido durante o dia.
Porém, pode-se considerar uma porção de aproximadamente 30 g/dia, associada ao consumo de frutas, verduras, legumes e frutas, além do baixo consumo de alimentos industrializados. Desta forma, não causará malefícios a saúde”, conclui.
Tipo de queijo
Kcal (100g)
Gordura (g)- 100g
Requeijão
257
23
Cottage
74 kcal
0
Emental
367
30
Brie
334
27
Provolone
357
29
Parmesão
453
33
Ricota
140
8
Roquefort
369
30
Camembert
254
20
Cream cheese
270
26
Gorgonzola
353
28
Gruyére
287
27
Mussarela
300
22
Minas frescal
274
20
Minas padrão
300
25
Cheddar
410
35
Coalho
290
26

Fonte: muscleinform

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Academia

Bella Falconi esclarece o que pode te impedir de emagrecer em 2019

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A nutricionista e influenciadora digital Bella Falconi aponta os principais inimigos de uma vida mais saudável e meios de seguir rumo a melhor saúde e forma física

Bella sempre compartilha dicas com seus seguidores e leitores do blog para ter uma vida melhor, com mais saúde e qualidade de vida. A influenciadora esta semana trouxe dicas de como alcançar os objetivos no fitness e evitar a auto-sabotagem

Em seu blog no UOL (bellafalconi.blogosfera.uol.com.br) ela falou sobre como, de fato a pressa pode ser “inimiga da perfeição”, como diria o dito popular: “O problema em nossa era é que as pessoas buscam resultados “a jato”. Querem construir músculos densos e hipertrofiados em apenas 3 meses, querem alcançar um dígito de percentual de gordura corporal em 40 dias, e para isso submetem-se a loucuras”.

A pressa em obter resultados pode ser ainda mais prejudicial do que outros fatores na obtenção de maior qualidade de vida: “existe algo que pode ser tão ou mais prejudicial do que o sedentarismo e os maus hábitos alimentares: a pressa”. Bella afirma que isto pode, na verdade, causar frustração e impedir as pessoas de alcançarem seus objetivos no fitness e de manter um estilo de vida e dieta sustentável.

Como conselho para começar o ano já cumprindo aquela promessa de ano novo de emagrecer, Bella afirma: “independente das suas resoluções pessoais para o novo ano, uma dieta saudável e equilibrada sempre irá trazer benefícios: menos sal, açúcares e gorduras, e mais produtos frescos, vegetais e integrais são a fórmula infalível para emagrecer em 2019 e melhorar a saúde geral. E isto sempre tenho dito”.

Fotos de:  ReproduçãoPor: Hebert Neri

Leia o artigo original no UOL em: bellafalconi.blogosfera.uol.com.br

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Alimentação e Nutrição

Efeito Platô: Musa Fitness fala da Dieta Ajustada que acelera o metabolismo

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Musa fitness Milla Summers fala sobre a Dieta Ajustada e como esse método é eficiente para maximizar seus resultados neste período de preparação para as competições do Arnold Sports e MuscleContest

O efeito platô pode ocorrer em qualquer tipo de programa para emagrecer, quando a dieta e os treinos parecem já não surtir mais efeito. E, às vezes, ainda vem acompanhado de reganho de um a dois quilos, o que pode ser um pesadelo para qualquer praticante de atividades físicas.


A musa fitness Milla Summers está em preparação para duas importantes competições esse ano, o MuscleContest e o Arnold Sports, e conta como a Dieta Ajustada tem sido uma grande aliada para evitar o efeito platô e seguir obtendo resultados no shape: “a minha dieta é ajustada e revista com meu nutricionista a cada 12 dias. Deste modo, o percentual de erros é menor, e evitamos o efeito platô, forçando meu corpo e meu metabolismo a estar sempre ativos, e corrigindo possíveis erros”. 


Esse momento de estagnação na perda de peso é muito individualizado, mas, geralmente, acontece de seis meses a um ano após o início de um programa de emagrecimento: “No início, é normal a gente perder gordura e ganhar massa magra, e ai começamos a nos animar com os resultados. Mas depois, o corpo começa a equilibrar o gasto energético diário e estagna-se”. 
O efeito platô não acontece somente porque o organismo começa a realizar as funções básicas gastando menos energia, e sim porque com o treinamento, o corpo se torna mais eficiente e no gasto energético para a prática de exercícios: “por isso a importância do acompanhamento médico, principalmente nesta etapa, para apresentar meu melhor”. 


Sobre a preparação, Milla Summers acrescenta alguns detalhes: “por se tratar de uma competição de alto nível, adotamos protocolos de preparação diferenciados, que não se aplicam para o restante do ano. Em relação a água, agora tomo 4 litros por dia, e com a aproximação do campeonato vamos baixando a ingestão de água. E cada dia vai ficando mais difícil também porque vamos baixando a ingestão de carboidratos até zerar”.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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Alimentação e Nutrição

Saiba como emagrecer até o Carnaval

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A coach nutricional Gabi Lodewijks, criadora do método Vida Saudável, ensina dieta que promete ajudar você a chegar com quilos a menos e mais disposição para o Carnaval 

Que tal começar agora mesmo a se preparar para o carnaval? Emagrecer alguns quilos e poder curtir o Carnaval sem stress, e com a auto estima mais elevada. 


A coach nutricional Gabi Lodewijks traz dicas de alimentação para ajudar você a chegar com mais disposição e alguns quilos a menos para aproveitar os bloquinhos de carnaval e desfilar na avenida: “o tempo é curto até lá e, por isso é necessário bastante disciplina, foco e persistência. É possível sim mudar alguns hábitos e dar início a uma reeducação alimentar para estar mais enxuta até o carnaval, mas nao existe milagre,t em que ter dedicação”, afirma Gabi.
Mas por onde começar para chegar mais magra no Carnaval? Gabi responde: “Pelo menos 30min diários de exercícios, médio a intensivo, praticando algo que você realmente goste, e se nao gosta de nada, tente algo novo. Musculação é ótima para o emagrecimento, pois além de aumentar a massa magra, deixa o corpo mais durinho e definido, que é o que queremos nao é mesmo?”, comenta


A coach nutricional conta que a alimentação é a chave para chegar na avenida mais enxuta: “a ideia é ter o menor consumo possível de alimentos processados, descascar mais e desempacotar menos. Evite consumir alimentos gordurosos, açúcares e bebidas alcoólicas nessas próximas semanas. Beba bastante água. Quanto mais colorido for seu prato, melhor”.
Gabi Lodewijks elaborou um cardápio que poderá ajudar você a eliminar alguns quilos até o carnaval. 


Café da manhã:
Suco verde: 2 folhas de couve ou espinafre, algumas rodelas de pepino, gengibre, menta, kiwi ou maçã verde e um pedacinho de salsão. Adicione gelo no final.Dois ovos1 fatia de pão integral com filé de frango
Lanche da manhã: 5 amêndoas,  nozes, ou castanha do Pará sem sal.


Almoço: 
Omelete com dois ovos e legumes ou alguma proteína magra ( 125gr)2 col. de arroz integral2 col. de feijão ou lentilhaSalada verde à vontade (tomate, cebola, pepino, alface, etc.)


Lanche da tarde:
1 fatia de queijo brancoLegumes crus como pepino, cenoura, tomateJantar:Legumes cozidos variados ( vagem, brócolis, couve-flor, espinafre etc)Salada verdeFilet de frango grelhado ou carne vermelha magra ou peixe


Ceia:Chá de camomilaMeio abacate (pequeno) se sentir fome.
Você pode trocar almoço pelo jantar e vice-versa caso fique melhor para encaixar na sua rotina. Os lanches também podem ser trocados, o da manha pelo da tarde e vice versa.

Fotos de: MF Press Global Por: Hebert Neri

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