Connect with us

Destaque

Subir na balança diariamente pode atrapalhar a perda de peso

Published

on

A neurose de se pesar na balança, diariamente, pode atrapalhar os planos da dieta alimentar. A afirmação vem da tese, defendida pela nutricionista Adriana Kachani, no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) sobre as motivações e os riscos das pessoas ficarem verificando seus quilos a toda a hora.

Segundo Adriana, sua ideia em realizar essa tese teve como causa os sentimentos de ansiedade, dependência e fuga de suas pacientes ao se pesarem na balança durante uma consulta. Ela conta que algumas delas até chegaram a ameaçar não irem mais ao consultório em razão disso.

Musculo1
O estudo foi realizado com 125 pessoas com e sem transtornos alimentares, tais como anorexia e bulimia. De acordo com os resultados, as mais insatisfeitas com seus corpos se pesam mais e a maioria delas utiliza a balança para saber além do peso: querem verificar o quanto podem comer, determinar a quantidade de exercício que precisam fazer ou ainda terem uma garantia de que estão bem.
Sinais

Na opinião do psiquiatra Táki Cordás, co-orientador da tese, o fato da pessoa se pesar demais não quer dizer, necessariamente, que ela tenha transtorno alimentar. Mas é um alerta para que se observe outros sinais do problema, como a preocupação exagerada com o físico e com a pesagem, além de ficar se olhando no espelho, apertando dobrinhas, por exemplo.
A verdade é que a pesagem diária não é garantia de nada, uma vez que a gordura é metabolizada e só permite saber se a pessoa engordou após uns quatro dias do consumo do alimento.
Além disso, outros fatores, como mau funcionamento do intestino, hormônios femininos e atividade física também interferem. Por isso, especialistas já defendem o uso de outras estratégias, como os exames de bioimpedância, que medem a taxa de gordura corporal ou mesmo o experimento de roupas que, antes apertadas, estejam cabendo agora.
Como a perda de peso saudável deve ser gradual (500 g por semana), chegou-se à conclusão de que o ideal é subir na balança semanalmente ou até quinzenalmente.

603453_493477860663980_1718494984_n
Texto retirado de:www.abeso.org.brPara complementar a materia, achei uma imagem para ilustra-la, além de fortalecer a ideia de que emagrecimento saudavel nao é uma grande quantidade de peso perdida e sim o que é perdido, trocando por miudos, perder sim gordura e manter ou ganhar massa muscular.
Essa imagem é para que vocês possam ver como 1kg de gordura é uma quantidade bastante significativa e que “perder apenas 1kg” não é pouca coisa!

Imagina o quanto demorou para se formar esse depósito de gordura no seu corpo. Você acha que deveria ser super rápido para esse depósito ser eliminado quando começamos a fazer uma reeducação alimentar?
Não é de uma hora para outra que engordamos e o processo de emagrecimento também não é assim… Perder peso de forma saudável leva tempo!

Coloquei essa imagem aqui para que vocês não desanimem quando verem que os resultados demoram a aparecer… afinal, essa quantidade de gordura aí da foto, mesmo parecendo pequena quando observada na balança, faz uma diferença enorme dentro do nosso corpo!
gorduraxmusculo
Lembre-se a gordura ocupa um espaço muito maior que a massa muscular, se voce iniciou uma atividade fisica, esta seguindo a dieta corretamente e a balança nao lhe mostra resultados, pra que jogar tudo fora? Pra que desanimar? Nada muda o que tem que ser feito, continuar insistindo é a solução sempre. Saude, bem estar, foco, dedicação, motivação e valorizar tudo que ja mudou!

Comments

comments

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Academia

Nicole Bahls revela seus segredos para ter um ‘bumbum na nuca’

Published

on

By

Ostentando um corpo malhado, Nicole Bahls diz que não pega leve na academia. A assistente de palco do Ferdinando Show revela que pegou pesado para emagrecer 6 kg antes da atração e manter o corpo em forma. Para ostentar seu “bumbum na nuca”, Nicole compartilha alguns de seus segredinhos:

“Faço dieta equilibrada e academia. Muito agachamento. Uso quatro apoios e faço quatro repetições de 20, com 20 kg em cada perna. Mas é um pouco da minha genética também que ajuda”, conta Nicole à revista ‘Quem’.

Comments

comments

Clique para Ler

Alimentação e Nutrição

Proteína de ervilha, glutationa… conheça novos produtos fitness

Published

on

By

Estudos recentes indicam uma nova geração de ingredientes funcionais que podem ajudar a reduzir gordura e aumentar a massa muscular

Mesmo para quem já faz musculação e tem uma dieta regrada, os suplementos e alimentação funcional podem ajudar. Mas é hora de abrir a cabeça e ir além do whey protein. Segundo o pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma, novos estudos têm identificado proteínas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir gordura e promover aumento da massa muscular. “A proteína vegetal da ervilha, por exemplo, é uma alternativa eficaz ao whey protein, não conta com lactose e ainda tem outras vitaminas e minerais naturalmente”, explica o especialista. Ele destaca as novas substâncias que ajudam a emagrecer e turbinar os músculos:

Proteína da ervilha — Eficaz no aumento da espessura muscular, a proteína da ervilha foi avaliada em estudo comparativo com whey protein e placebo. “Após 12 semanas com programa de treinamento de resistência, os efeitos da proteína da ervilha, no que se refere ao aumento da espessura e força muscular, foram iguais aos do whey protein e muito maiores com relação ao grupo placebo”, conta Lucas. Os testes foram realizados nos músculos bíceps. A espessura muscular foi avaliada por ultrassonografia e a força foi medida em um dinamômetro isocinético. “Os pesquisadores concluíram que em adição a um treinamento apropriado, a suplementação com proteína de ervilha é eficaz no aumento da massa muscular, especialmente para pessoas que iniciam ou regressam a um fortalecimento. Uma vez que não se obteve qualquer diferença entre os dois grupos de proteínas, a proteína de ervilha vegetal pode ser utilizada como uma alternativa aos produtos dietéticos à base de soro de leite”, afirma.

Suplementta — Novo método que combina três poderosos ingredientes para ação anti-idade facial e antiqueda capilar também tem efeitos no aumento do tônus muscular. “A associação dos peptídeos bioativos Bodybalance e Verisol é benéfica para quem pratica exercícios físicos, pois enquanto o primeiro aumenta a massa magra e diminui a gordura fornecendo aminoácidos adequados, o segundo restaura o metabolismo celular e aumenta a elasticidade da pele, com resultado também contra a celulite”, explica. Ambos os colágenos que melhoram a pele e músculo podem ser ingeridos juntos diluídos em bebidas, uma vez ao dia.

Glutationa — De acordo com Lucas, essa molécula antioxidante é um importante coadjuvante para os treinos, pois aumenta o desempenho e reduz a fadiga muscular. De acordo com estudos recentes, a suplementação de glutationa por 2 semanas reduz a fadiga física induzida por exercícios físicos e diminui os níveis plasmáticos de lactato. “O lactato e a acidose metabólica contribuem para a fadiga muscular. Então, o nutracêutico com glutationa também estimula o metabolismo aeróbico e evita a acidificação do ambiente muscular”, explica.

Comments

comments

Clique para Ler

Academia

Os 3 erros que as mulheres mais cometem na academia

Published

on

By

Alguns mitos precisam ser desconstru

Fazer a inscrição na academia não é garantia de que os seus problemas serão resolvidos. Seja para quem se inscreve pela primeira vez ou para quem já frequenta o ambiente, as mulheres são propensas a cometer três erros muito comuns, mesmo quando o objetivo traçado é pura e simplesmente dizer ‘adeus’ aos quilos a mais.

Como destaca o Deporte y Vida do jornal espanhol As, um dos erros mais comuns cometidos pelas mulheres que se aventuram no mundo da academia é não levantar pesos. A ideia de que a musculação deixa a mulher com traços mais ‘masculinos’ é um dos maiores mitos do mundo fitness e o principal motivo para as mulheres fugirem das barras de ferro, contudo, o levantamento de peso é uma das formas mais eficazes de perder massa gorda e, ao mesmo tempo, construir massa magra, conseguindo, com isso, um corpo mais tonificado e saudável.

E se, por um lado, as mulheres escapam do treino de força, por outro, usam e abusam do treino cardiovascular, acabando por perder peso de forma extrema e sem qualquer construção de massa muscular, o que pode aumentar o risco de lesões articulares e ósseas.

Por fim, destaca a publicação, um outro erro comum é a obsessão por abdominais, um exercício antiquado cuja eficácia foi já destruída com dados científicos. Como diz o Deporte y Vida, para conseguir um abdômen trincado, não são 20 abdominais que fazem a diferença, mas sim 300, porém, fazer prancha horizontal e lateral pode ser bem mais eficaz.

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook




Mais Acessados