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Subir na balança diariamente pode atrapalhar a perda de peso

A neurose de se pesar na balança, diariamente, pode atrapalhar os planos da dieta alimentar. A afirmação vem da tese, defendida pela nutricionista Adriana Kachani, no Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) sobre as motivações e os riscos das pessoas ficarem verificando seus quilos a toda a hora.

Segundo Adriana, sua ideia em realizar essa tese teve como causa os sentimentos de ansiedade, dependência e fuga de suas pacientes ao se pesarem na balança durante uma consulta. Ela conta que algumas delas até chegaram a ameaçar não irem mais ao consultório em razão disso.

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O estudo foi realizado com 125 pessoas com e sem transtornos alimentares, tais como anorexia e bulimia. De acordo com os resultados, as mais insatisfeitas com seus corpos se pesam mais e a maioria delas utiliza a balança para saber além do peso: querem verificar o quanto podem comer, determinar a quantidade de exercício que precisam fazer ou ainda terem uma garantia de que estão bem.
Sinais

Na opinião do psiquiatra Táki Cordás, co-orientador da tese, o fato da pessoa se pesar demais não quer dizer, necessariamente, que ela tenha transtorno alimentar. Mas é um alerta para que se observe outros sinais do problema, como a preocupação exagerada com o físico e com a pesagem, além de ficar se olhando no espelho, apertando dobrinhas, por exemplo.
A verdade é que a pesagem diária não é garantia de nada, uma vez que a gordura é metabolizada e só permite saber se a pessoa engordou após uns quatro dias do consumo do alimento.
Além disso, outros fatores, como mau funcionamento do intestino, hormônios femininos e atividade física também interferem. Por isso, especialistas já defendem o uso de outras estratégias, como os exames de bioimpedância, que medem a taxa de gordura corporal ou mesmo o experimento de roupas que, antes apertadas, estejam cabendo agora.
Como a perda de peso saudável deve ser gradual (500 g por semana), chegou-se à conclusão de que o ideal é subir na balança semanalmente ou até quinzenalmente.

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Texto retirado de:www.abeso.org.brPara complementar a materia, achei uma imagem para ilustra-la, além de fortalecer a ideia de que emagrecimento saudavel nao é uma grande quantidade de peso perdida e sim o que é perdido, trocando por miudos, perder sim gordura e manter ou ganhar massa muscular.
Essa imagem é para que vocês possam ver como 1kg de gordura é uma quantidade bastante significativa e que “perder apenas 1kg” não é pouca coisa!

Imagina o quanto demorou para se formar esse depósito de gordura no seu corpo. Você acha que deveria ser super rápido para esse depósito ser eliminado quando começamos a fazer uma reeducação alimentar?
Não é de uma hora para outra que engordamos e o processo de emagrecimento também não é assim… Perder peso de forma saudável leva tempo!

Coloquei essa imagem aqui para que vocês não desanimem quando verem que os resultados demoram a aparecer… afinal, essa quantidade de gordura aí da foto, mesmo parecendo pequena quando observada na balança, faz uma diferença enorme dentro do nosso corpo!
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Lembre-se a gordura ocupa um espaço muito maior que a massa muscular, se voce iniciou uma atividade fisica, esta seguindo a dieta corretamente e a balança nao lhe mostra resultados, pra que jogar tudo fora? Pra que desanimar? Nada muda o que tem que ser feito, continuar insistindo é a solução sempre. Saude, bem estar, foco, dedicação, motivação e valorizar tudo que ja mudou!

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