Connect with us

Destaque

Suor em excesso: os perigos de superaquecer o corpo em busca do emagrecimento rápido

Published

on

Prática comum entre lutadores de MMA e celebridades fitness pode levar a uma desidratação extrema, perda de músculos e, em casos graves, à morte

O uso das sweat suits ou sauna suits, que fazem com que o corpo se aqueça e produza suor em excesso, não potencializa o emagrecimento. Pelo contrário. Além de gerar desidratação do organismo, a prática faz com que diminuam as reservas de carboidratos e aumentem as perdas de músculos, mas a gordura corporal se mantém. A pessoa, portanto, não emagrece aquecendo o corpo, embora possa perder peso a partir do suor.

A prática, comum entre praticantes de MMA, é desaconselhada pelos especialistas, principalmente porque, sem o devido cuidado e orientação, pode levar o indivíduo a problemas de saúde graves. Durante um processo de perda de peso súbita, o lutador de MMA mineiro Alexandre Pereira da Silva sofreu um quadro de superaquecimento do corpo, enquanto desidratava na banheira de água quente e entrou em coma. Silva está nesse estado há dois meses.

“Quando você está aquecido, e fazendo exercício físico, perde a capacidade de a pele respirar, o que acelera o metabolismo. Mas é mínimo. O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo”, explica Gustavo Lenci Marques, professor de Fisiologia e Clínica Médica da PUCPR, professor de Clínica Médica e Cardiologia da UFPR e médico cardiologista do hospital Marcelino Champagnat.

O que leva a pessoa a achar que suar emagrece é a mudança no peso da balança. André Hauer, personal trainer e mestre em Exercício e Saúde, lembra que 70% do organismo humano é composto de água e, com a prática de exercícios sob aquecimento extra, uma parte desse líquido é transformado em suor. “É comum vermos na academia a pessoa que faz uma aula de corrida ou musculação e percebe, depois, que perdeu 1kg. Na verdade ela só transpirou um litro de água. Depois, com a alimentação e hidratação, esse peso é recuperado”, explica.

Para emagrecer, existe apenas uma fórmula: exercícios físicos regulares associado a escolhas alimentares mais adequadas ao organismo. “Quanto mais uma pessoa, sem experiência de treino, se submeter a uma transpiração excessiva, pode até morrer”, reforça o personal trainer.

Sinais de desidratação excessiva

Sob aquecimento extra, o organismo emite sinais de que precisa ser hidratado e que a prática de aquecer deve cessar.

“A boca fica seca, o coração acelera para tentar compensar a desidratação, pode ocasionar problemas urinários, fadiga muscular. Tudo isso acontece e depende da intensidade da desidratação. Se a pessoa fizer uma única fez, mas de forma intensa, pode levar a um quadro complicado de saúde”, explica Gustavo Lenci Marques, médico cardiologista.

Sempre buscar por orientação de especialistas

Toda prática de exercício físico deve ser supervisionada e orientada por um profissional habilitado na área e nunca tentar exercícios divulgados pela internet. “Tem tanta informação hoje na internet que acabam mais desinformando que informando. Sempre é indicado procurar um profissional capacitado”, reforça o médico.

Comments

comments

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Abandonou a dieta? Bella Falconi e Gracyanne Barbosa falam como manter o foco

Published

on

By

A nutricionista afirma que não dá para se arrepender depois de um dia de “pé na jaca” e acredita que tomar chás, fazer exercícios e acrescentar exceções na dieta pode ser a melhor saída para nunca deixar a vida fitness de lado

Quem nunca deixou a dieta de lado para comer apenas um brigadeiro e nunca mais voltou para o projeto fitness que atire a primeira pedra. Se isso está acontecendo com você, o primeiro passo é não se culpar. Descobrimos que até a Gracyanne Barbosa já enfiou o pé na jaca e conversamos com a nutricionista Bella Falconi para te ajudar a sair dessa.

Para ela, além de ter consciência de que é preciso voltar para a dieta e a rotina de exercícios físicos após a “escorregada”, é preciso ter vontade de mudar sabendo que nada cairá do céu. “Quando a gente sabe quais sãos os leões que temos que matar, conseguimos enfrentá-los de forma mais tranquila. É saber que nada vem fácil. Tem dor, tem esforço e sair da zona de conforto não é a coisa mais fácil do mundo”, aconselha.

Preocupada com a saúde de seus seguidores, Bella não costuma compartilhar receitas milagrosas, mas acredita no poder dos chás para dar aquela “desintoxicada”. “Chás ajudam muito, já que são ricos em fitoquímicos, que são antioxidantes. Eles ajudam a diminuir o impacto negativo dos doces e dos alimentos não saudáveis”, diz ela.

No entanto, para quem acha que tomar chá já é o suficiente, a nutricionista alerta que o caminho é outro. “O ideal é tentar manter hábitos mais saudáveis, evitar ingerir alimentos com açúcar, frituras, carboidratos simples, alimentos processados e refinados, e tentar focar realmente em uma dieta mais rica em fibras para ajudar o intestino a funcionar melhor, beber bastante água e suar bastante (risos).”

A musa fitness Gracyanne, por exemplo, que no passado deu suas escorregadas, mas agora não se permite mais falhar com a dieta, conta que nunca acreditou nessas receitinhas que prometem emagrecimento sem atividade física.

“O que sempre aconselho, é comer de forma equilibrada, para não jogar fora o trabalho de um ano inteiro. Agora, se exagerou, acredito que voltar a alimentação correta e fazer exercícios aeróbicos ajudam se tiver paciência”, afirma.

Aos que não curtem musculação, a mulher de Belo recomenda aulas de dança, caminhada ou qualquer outro tipo de exercício que dê prazer. “O primeiro passo é querer, e o segundo é se encontrar em algum lugar, seja nos treinos, na dança, nas diversas aulas que as academias oferecem. Sempre falo para as pessoas buscarem o melhor, não apenas pelo físico, mas para terem mais saúde, vitalidade e disposição”, defende.

Saiba como criar força de vontade para não largar a dieta e a academia

Bella Falconi sabe que é difícil criar forças para permanecer na rotina recomendada pelos médicos. Para isso, ela tem uma estratégia, chamada de “80-20”, para não abandonar de vez a vida fitness e seguir com o objetivo. Segundo ela, 80 simboliza 80% dos hábitos saudáveis, e 20 representa as exceções, o 20% liberado para os escorregões e as famosas “jacadas”.

“No meu cardápio sempre há espaço para coisas fora da dieta, porque de forma geral eu sou uma pessoa saudável, ativa, e eu conheço meu corpo, tento viver de forma equilibrada, onde a exceção não vira regra e a regra não vira exceção”, conta.

A ideia, que ela recomenda aos seguidores, precisa ser adaptada de acordo com o objetivo de cada um e por isso é importante fazer acompanhamento com profissionais da área. Quem tem algum problema de saúde ou precisa alcançar um objetivo mais específico, porém,  precisará de força de vontade e uma dieta mais restritiva pelo menos por um tempo.

“No meu caso, agora, o objetivo é apenas manutenção, o que é bem mais fácil, mas eu já ralei e abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou. É realmente questão de pesar uma prioridade, saber o que cabe na dieta”, afirma a nutricionista.

Outro aspecto que ajuda na hora de criar coragem para malhar, pelo incrível que pareça, são as roupas. “Faz toda a diferença! Eu acredito que um look legal me motiva, me faz querer ir à academia , me faz querer fazer algo a mais para me sentir ainda melhor. Quem não gosta de uma roupa nova?”, argumenta Bella.

Gracyanne, que passa muito tempo treinando, concorda plenamente com a especialista. “Busco sempre os looks que são mais confortáveis, gosto daquela mistura de estilo, conforto e praticidade na hora de vestir”, revela, acrescentando que não é impossível. Na alimentação basta fazer substituições, e o resultado virá aos poucos.

Mas o mais importante mesmo é não se arrepender, “porque lidar com arrependimento no outro dia é a pior coisa do mundo”, segundo Falconi. “Eu sempre brinco que se vale a pena engordar, vai com tudo, mas não vá se matar no outro dia de remorso e arrependimento e arque com as consequências.”

Depois de todas essas dicas, não tem nem como dizer que não dá para voltar a fazer dieta e ir à  academia. Se você caiu na tentação no passado, agora é hora de levantar a cabeça, deixar a balança de lado e seguir em frente!

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Preta gil posa de lingerie na sacada e exibe partes a mais

Published

on

By

Cantora compartilhou clique de sua viagem para Santa Catarina

Preta Gil posou de lingerie na sacada de um hotel em Santa Catarina e exibiu o bronzeado. “Aquele pôr do sol lindo!!!”, escreveu ela, ao postar o clique em seu Instagram e ganhar elogios como “Corpão” e “Um arraso”.

“Eu tentei (ficar no padrão de beleza). No meio desses 15 anos, me lembro que fui fazer o programa Caixa Preta na Band com a Marlene Mattos e ela falou: ‘Olha, TV é melhor emagrecer’. Eu nem era gorda nesta época! Quando ela me conheceu eu estava magra. Eu pesei 58 quilos, trinta a menos do que eu tenho hoje. E ninguém lembra disso. Eu fiquei cinco anos magra, mas ninguém se lembra. Eu fiz várias revistas, fiz ensaios magra. Fui capa da Dieta Já, um pau de seca. E fiquei cinco anos infeliz, chata e gritando por causa de remédio pra emagrecer”, relembra.

Aquele por do sol ? lindo !!!

Uma publicação compartilhada por Preta Gil ? (@pretagil) em

FÉRIAS COM O MARIDO
Recentemente, Preta e o marido, Rodrigo Godoy, visitaram Veneza, Roma e o Vaticano, na Itália, onde foram à uma missa do papa Francisco. As férias merecidas foram depois de uma intensa agenda de shows no Carnaval 2018.

Durante as férias, Preta teve seu Instagram dominado por pedidos de ajuda. Tudo porque ela tinha respondido a uma seguidora grávida e desempregada, que tinha lhe pedido 1 mil reais. Teve fã pedindo um computador novo e outro ajuda para colocar crédito no celular. “Preta, também estou na Itália. Podera me ajudar? Não tenho um euro para colocar crédito no meu celular”, escreveu um fã.

Aquela saudade que bateu das #feriasdosmozis em Veneza !!!! #tbtdapreta @rodrigogodoy_

Uma publicação compartilhada por Preta Gil ? (@pretagil) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Tatiele Polyana exibe corpo sarado de biquíni, mas reclama do mau tempo: “Bugou meu solzito”

Published

on

By

Ex-BBB estava preparada para colocar o bronze em dia quando foi surpreendida pela chuva neste sábado (14)

Tatiele Polyana foi surpreendida neste sábado (14). A ex-BBB, famosa por ostentar um corpão escultural, estava pronta para colocar o bronze em dia quando se deparou com a chuva no Rio de Janeiro. Frustrada, ela decidiu protestar em seu Instagram posando de biquíni: “Buzou meu solzito”

Mesmo com a reclamação, a ex-BBB recebeu vários elogios por parte de seus seguidores. “Princesa lindaaa” e  “Inspiração” são exemplos de comentários deixados pelos fãs.

Tatiele esteve recentemente em Miami de férias, e lá ela pôde tomar sol e aproveitar bastante as praias norteamericanas. Na época, ela lotou seu Instagram com fotos lindas exibindo, é claro, o corpão em biquininho.

Bugou meu solzito ????

Uma publicação compartilhada por Tatiele Polyana (@tatielepolyana) em

Comments

comments

Clique para Ler
Advertisement

Facebook


Mais Acessados