Connect with us

Destaque

Suor em excesso: os perigos de superaquecer o corpo em busca do emagrecimento rápido

Published

on

Prática comum entre lutadores de MMA e celebridades fitness pode levar a uma desidratação extrema, perda de músculos e, em casos graves, à morte

O uso das sweat suits ou sauna suits, que fazem com que o corpo se aqueça e produza suor em excesso, não potencializa o emagrecimento. Pelo contrário. Além de gerar desidratação do organismo, a prática faz com que diminuam as reservas de carboidratos e aumentem as perdas de músculos, mas a gordura corporal se mantém. A pessoa, portanto, não emagrece aquecendo o corpo, embora possa perder peso a partir do suor.

A prática, comum entre praticantes de MMA, é desaconselhada pelos especialistas, principalmente porque, sem o devido cuidado e orientação, pode levar o indivíduo a problemas de saúde graves. Durante um processo de perda de peso súbita, o lutador de MMA mineiro Alexandre Pereira da Silva sofreu um quadro de superaquecimento do corpo, enquanto desidratava na banheira de água quente e entrou em coma. Silva está nesse estado há dois meses.

“Quando você está aquecido, e fazendo exercício físico, perde a capacidade de a pele respirar, o que acelera o metabolismo. Mas é mínimo. O processo de desidratação prejudica os músculos, a função renal e pode ser perigoso para a saúde do indivíduo”, explica Gustavo Lenci Marques, professor de Fisiologia e Clínica Médica da PUCPR, professor de Clínica Médica e Cardiologia da UFPR e médico cardiologista do hospital Marcelino Champagnat.

O que leva a pessoa a achar que suar emagrece é a mudança no peso da balança. André Hauer, personal trainer e mestre em Exercício e Saúde, lembra que 70% do organismo humano é composto de água e, com a prática de exercícios sob aquecimento extra, uma parte desse líquido é transformado em suor. “É comum vermos na academia a pessoa que faz uma aula de corrida ou musculação e percebe, depois, que perdeu 1kg. Na verdade ela só transpirou um litro de água. Depois, com a alimentação e hidratação, esse peso é recuperado”, explica.

Para emagrecer, existe apenas uma fórmula: exercícios físicos regulares associado a escolhas alimentares mais adequadas ao organismo. “Quanto mais uma pessoa, sem experiência de treino, se submeter a uma transpiração excessiva, pode até morrer”, reforça o personal trainer.

Sinais de desidratação excessiva

Sob aquecimento extra, o organismo emite sinais de que precisa ser hidratado e que a prática de aquecer deve cessar.

“A boca fica seca, o coração acelera para tentar compensar a desidratação, pode ocasionar problemas urinários, fadiga muscular. Tudo isso acontece e depende da intensidade da desidratação. Se a pessoa fizer uma única fez, mas de forma intensa, pode levar a um quadro complicado de saúde”, explica Gustavo Lenci Marques, médico cardiologista.

Sempre buscar por orientação de especialistas

Toda prática de exercício físico deve ser supervisionada e orientada por um profissional habilitado na área e nunca tentar exercícios divulgados pela internet. “Tem tanta informação hoje na internet que acabam mais desinformando que informando. Sempre é indicado procurar um profissional capacitado”, reforça o médico.

Comments

comments

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Destaque

Exibindo o corpão de biquíni, Juliana Paes relembra viagem a Búzios

Published

on

By

Juliana Paes aproveitou o tradicional TBT [dia criado na internet em que toda quinta-feira serve para reviver algum momento do passado] e compartilhou em seu Instagram uma imagem em que aparece de biquíni aproveitando o calor de Búzios, no Rio de Janeiro.

“#tbt feriado em Buzios!!!!! achei que os agachamentos estão fazendo efeito tio @rafalund ps,: Inimigas dirão que a cadeira marcou meu bumbum… hahahahahahahahaha”, escreveu ela em sua legenda, recebendo diversos elogios de seus seguidores.

Confira a publicação de Juliana Paes no Instagram:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#tbt feriado em Buzios!!!!! achei que os agachamentos estão fazendo efeito tio @rafalund ps,: Inimigas dirão que a cadeira marcou meu bumbum… hahahahahahahahaha

Uma publicação compartilhada por Juliana Paes. Actress. Brazil (@julianapaes) em

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Gracyanne Barbosa impressiona fãs com dança sensual e recebe chuva de elogios

Published

on

By

A musa fitness deixou seus seguidores do Instagram de boca aberta após compartilhar um vídeo dançando sensualmente usando um shorts minúsculo

Gracyanne Barbosa mostrou que está melhorando cada vez mais em suas aulas de dança. Nesta quarta-feira (17), a musa fitness compartilhou com seus mais de 6,8 milhões de seguidores no Instagram um pedaço da sua aula de floorwork, um estilo feito com movimentos sensuais no chão, que segundo ela, é um grande desafio, mas que está conseguindo evoluir.

No vídeo, Gracyanne Barbosa estava usando um micro shorts laranja, um croped preto e proteção nos joelhos. Durante a dança, a morena mostrou todo o seu poder de sedução e sua ótima boa forma, fruto de muita dedicação que a musa tem na academia e em sua alimentação.

Na legenda, Gracy revelou para os seus fãs que está experimentando esse novo estilo de dança e também que está se esforçando para melhorar.

“Essa aula ‘floorwork’ é um grande desafio pra mim. Exige uma mobilidade e leveza que eu ainda não tenho, terei um dia, não sei quando rs. Tento trabalhar em mim essa ansiedade pra conseguir realizar coisas novas pro meu corpo. Nas aulas me divirto, danço, dou risada, acho que estou fazendo tudo e quando chego em casa assisto os vídeos, vejo o quanto é difícil e o quanto preciso evoluir, mas também observo que melhorei um pouquinho”, disse.

Em seguida, falou também que às vezes fica com vergonha, mas não desiste. “(…) Acho que só eu estou fazendo errado, mas continuo. E sabe o que é mara, todo mundo lá tem uma palavra de incentivo, é incrível. Por isso gosto de compartilhar com vocês. Superar, se aceitar, tentar incansavelmente e jamais desistir! É assim que o #teamgracyanne faz!”, finalizou.

Os fãs não perderam tempo e elogiaram a sua beleza e performance. “Você sempre arrasa minha musa”, comentou uma seguidora. “Me empresta esse popô por algumas horas para eu dança assim para o meu boy ali depois devolvo”, brindou outra. “Só tenho que dizer uma coisa #maravilhosa”, falou uma terceira.

Não é a primeira vez que Gracyanne Barbosa contempla os seus fãs com seu novo talento para dança. Em outros momentos, a musa revelou que o poledance é a sua nova paixão e incentiva os seus fãs a conhecer o estilo!

Comments

comments

Clique para Ler

Destaque

Geisy arruda posa de topless e calcinha fio dental

Published

on

By

Geisy Arruda colocou quase tudo pra jogo. Em clique compartilhado em seu Instagram nesta terça-feira (16) a musa aparece de topless e vestindo apenas uma calcinha fio-dental durante um tratamento estético.

Na legenda, Geisy brincou com os resultados do procedimento: “Mulher me faça por favor entrar no vestido que eu tenho que entrar”, escreveu com uma série de emojis dando risada.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Mulher @iararute_estetica me faça por favor entrar no vestido que eu tenho que entrar ???????

Uma publicação compartilhada por Geisy Arruda (@geisy_arruda) em

Nos comentários, seus seguidores foram à loucura por conta da foto. “Que perfeição!!! Maravilhosa!!!”, escreveu um. “Meu Deus que perfeita”, declarou outro.

Geisy ainda aproveitou para compartilhar vídeos do procedimento em seus stories, mostrando ainda mais seu corpão

Comments

comments

Clique para Ler

Advertisement

Facebook


Mais Acessados