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Superstições e Mitos

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Talvez o título deste capítulo seja enganoso –pois não é minha intenção discutir superstições e mitos sobre o treinamento com pesos, mas sim as falsas crenças que são tão comum entre os indivíduos que o praticam. Como há literalmente centenas de falsas crenças sobre o treinamento com peso, vou limitar minha observações para breves menções feitas nos capítulos anteriores e a atenção, mesmo que breve, será dado a tais idéias nos seguintes capítulos, sem exceção, tais crenças são totalmente falsas e altamente prejudiciais, e nenhuma delas merecem muita atenção. Em qualquer caso, mais de trinta anos de experiência me ensinou que as tentativas de combater os preconceitos normalmente tem o efeito contrário do desejado, por isso eu não pretendo dar ainda mais ampla circulação de idéias ou perder meu tempo combatendo moinhos de vento.

Mas atenção: enquanto tais crenças comuns merecem pouca ou nenhuma atenção, o mesmo não é certamente verdade no caso de muitos das crenças igualmente falsas que circulam entre os grupos de indivíduos que treinam com peso atualmente, pessoas que deveriam ter mais conhecimento, mas a maior parte não tem. Muitas dessas crenças são nada menos do que o fanatismo definitivo, e alguns deles são realmente perigosos, e ainda são comumente praticadas por dezenas de milhares de indivíduos e são apoiadas por um número não pequeno de auto-intitulados “especialistas”. Estes últimos quase sempre estão com os interesses pessoais voltados direto para questões econômicas.

Como resultado de algumas dessas crenças, e o fanatismo que inspiram, literalmente milhões de pessoas negaram os resultados que o treinamento de peso poderia ter lhes proporcionado, e algumas pessoas, provavelmente muitas pessoas, tratam toda a questão do treinamento do peso como uma brincadeira, olhando para ele do mesmo modo em que pessoas racionais vêem a astrologia ou algo fora do caminho do culto religioso.

Embora, na realidade, não há absolutamente nada “misterioso”, sobre o treinamento do peso, pelo contrário, é muito simples, é um método comprovado para induzir a melhoria física, de longe o método mais eficaz de exercício já planejado. E talvez essa seja a razão para sua ruína aos olhos do homem comum, é simplesmente demais eficaz; em comparação com os resultados possíveis produzidos por qualquer outro método de treinamento físico, o treino com pesos produz tais graus de grandes resultados que às vezes parecem literalmente irreal.

Mas o ceticismo generalizado do treinamento do peso é devido ao comportamento e as declarações de muitos indivíduos que realizam o treino com peso; as próprias pessoas que deveriam estar mais interessados em promover algo de grande valor, mas que, ao contrário, parecem estar decididos a divulga-lo da pior maneira possível. Mas é ainda de mais direta importância para si, já que a maioria dos indivíduos envolvidos não têm interesses comerciais no campo, tais pessoas dar ampla aceitação de idéias de treinamento que muito retardar seu próprio progresso.

Muitos indivíduos orgulham-se dos seus conhecimentos de anatomia, embora não tenha a menor idéia de funções reais de até mesmo a maior das estruturas musculares do corpo.

Para fisiculturistas, essa falta de conhecimento, e disposição para a prática de tais métodos de treinamento sem valor, ou métodos de valor muito menor do que se poderia desejar, não é de real importância para ninguém além de si mesmos, mas para outros, para treinadores interessadas em empregar o treinamento com pesos como uma formação complementar para os esportes, essa falta de conhecimento pode ser de importância muito real.

Tempo e energia de treinamento é sempre em um prémio em qualquer esporte, e deve ser empregado apenas nas melhores formas possíveis, os atletas não têm nem tempo nem energia para gastar em nada menos do que os melhores métodos possíveis de treino, e o treinamento com pesos é o melhor método possível de formação complementar para qualquer esporte, de longe o melhor, mas os melhores sistemas de empregar este método certamente não são do conhecimento comum entre os culturistas.

Eu pedi que, literalmente, centenas de culturistas, “… por que você usa pegada ampla no supino?” E a resposta foi invariavelmente a mesma, “… porque o meu peitorais alongam-se mais do que com uma pegada estreita no supino.” Mas, na verdade, não é assim. Pelo contrário, pegada larga no supino realmente impede um alongamento máximmo dos peitorais, os peitorais anexar os braços para a frente do tórax, e para esticar os peitorais, é necessário mover os braços para trás, na medida do possível, e com uma pegada ampla em uma barra é literalmente impossível mover os cotovelos para trás distante o suficiente para esticar os peitorais completamente.

Exatamente a mesma coisa se aplica à pegada larga nos movimentos da “barra fixa”; são praticadas porque supostamente esticam os músculos dorsais quando na verdade eles realmente evitam esse alongamento.

A lista é quase interminável, eu poderia dar centenas de outros exemplos semelhantes de crenças falsas, mas o meu ponto é este das centenas literalmente de comumente praticados exercícios de barra, apenas alguns retornam os resultados que a maioria das pessoas acham que eles fazem. E a maioria desses poucos exercícios realmente produtivo são evitadas pela maioria dos fisiculturistas mediante um pretexto ou outro, provavelmente porque eles são simplesmente demasiados “duros”.

Um fisiculturista lendo este boletim provavelmente vai encontrar nenhuma menção de muitos dos seus exercícios favoritos, pois a boa e simples razão é que existem outros muito melhores exercícios para a mesma parte do corpo, exercícios que realmente produzem os resultados que ele acha que encontrará de outra maneira.

Variações no treinamento, com relação aos exercícios, são de valor apenas pelo fato de que elas impedem o tédio, mas tal diversidade de treino deve ser contido dentro dos limites realmente muito estreita de alguns exercícios muitos produtivos, se não os resultados serão muito menos do que eles poderiam ter sido.

Nos próximos capítulos dedicados exatamente a programas de treinamento, os exercícios selecionados foram incluídos apenas porque eles são, de longe, os exercícios mais produtivos para os propósitos específicados e, sem exceção, não outro exercício produzirá, tanto no caminho dos resultados em um mesmo tempo de treinamento.

O próprio fato de que alguns exercícios e sistemas de treino mal escolhidos são capazes de produzir bastante elevado graus de resultados não é desculpa para o seu emprego. Resultados muito melhores podem ser produzidas em muito menos tempo se treinamento é restrito aos exercícios mais adequados. E embora nenhum sistema pode produzir o melhor resultados em todos os casos, uma abordagem lógica para a questão, deverá indicar claramente as alterações ligeiras que possam ser necessária em alguns casos individuais, e as informações necessárias para realizar esses julgamentos está clara nos capítulos sobre o desempenho adequado de exercícios e no capítulo sobre planejamento de treinos. Devemos centrar nossa atenção a prioridade de certos exercícios.

Fonte: metamorfosemuscular.blogspot.com

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10 formas práticas de emagrecer depois dos 40

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Se você acha que está difícil emagrecer depois dos 40, nós reunimos algumas dicas de ouro para que você atinja a sua meta.

Emagrecer não é uma tarefa fácil. É necessário manter hábitos saudáveis, e isso é complicado se você não os mantém desde sempre. Antes de tudo, é preciso ter força de vontade, dedicação e disciplina.

Você acha isso complicado? Então deveria saber que depois de certa idade, tudo fica ainda mais difícil. É um pouco mais complexo conseguir emagrecer depois dos 40, porém, não é impossível.

Sabe aquela frase “antes tarde do que nunca”? Ela serve muito bem nessa situação.

Por mais que você não tenha mantido uma forma de vida saudável, saiba que se começar agora, ainda dá tempo de ter uma velhice mais saudável. Não vou mentir, é necessário uma mudança drástica nos seus hábitos de vida, porém, se houver perseverança você irá conseguir emagrecer depois dos 40.

Confira 10 formas de emagrecer depois dos 40

Dieta

Você não vai conseguir emagrecer, se em primeiro lugar não mudar a sua alimentação. Eu não estou falando necessariamente de fórmulas e dietas, e sim de acompanhamento de um nutricionista para te ajudar nessa jornada. Para que isso se torne mais simples, encontre uma rede de apoio e incentivo, como programas e grupos de pessoas que estão tentando emagrecer e dividem sua experiência.

Exercício físico

Quando você muda sua alimentação, você já deu o primeiro passo. O segundo passo, indispensável, é começar a praticar exercícios físicos. Quando você alia boa alimentação com atividade física, você emagrece e ganha uma ótima qualidade de vida – tanto a curto, como a longo e médio prazo.

Verificação

Se você começou a mudar seu hábitos físicos e alimentares, você vai precisar de uma forma de controle. O ideal é que você se pese todas as semanas, pelo menos um vez. Assim será possível manter um controle de quanto você está pesando, até chegar ao peso ideal.

Dormir

Agora que você está mudando a sua rotina e o seu organismo, outros elementos da sua rotina precisarão se adaptar para que o a fase de emagrecimento aconteça da melhor forma possível. Uma das principais mudanças é o seu sono. É necessário que você durma bem todas as noites.

Comer

Um bom truque é que você mantenha as refeições essências do dia, sem negociação. Para ajudar no almoço e no jantar, você pode substituir os pratos maiores por pratos pequenos. Com pratos menores você sentirá maior sensação de saciedade e irá se livrar da ideia de privação.

Tempo

Esqueça a pressa, está na hora de sentar com calma para fazer as suas refeições. É essencial que você sente para comer, podendo mastigar divagar e melhorar a sua digestão. Ajuda muito, se antes de começar a comer, você fizer uma pequena pausa e concentrar-se durante um minuto, acalmando sua mente e organismo.

Concentração

Quando você está comendo, não é interessante que você faça outra coisa ao mesmo tempo. Se não for uma boa conversa com sua companhia, exclua. Nada de ler ou ver TV ao mesmo tempo em que come. Você precisa ver o que, e que, está comendo antes do prato estar vazio.

Movimentação

Não é ideal para o seu corpo que você fique sentado o tempo todo. Mesmo que você trabalhe sentado o dia todo, tire momentos para se levantar e se movimentar regularmente. Em casa, não fique deitado no sofá o tempo inteiro. Fique em pé e ande.

Roxo

Abuse de alimentos roxo. Eles são ricos em polifenóis, que auxiliam muito em vida mais longa e saudável. Ou seja, não economize em produtos naturais dessa cor. Vá no mercado e compre muito mirtilos, berinjela, repolho roxo, uvas, entre outros.

Prazer

Estamos acostumados a associar alimento e prazer. Saiba que isso é uma construção neurológica, e que você pode mudar isso com as mudanças de hábitos. Pare de associar comida e prazer, e direcione essa sensação para outros atos. Descubra prazer em outras ações da sua vida.

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Celulite: Descubra como fazer elas desaparecer!

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A celulite é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura e excesso de liquido (retenção) que finaliza nos furinhos indesejáveis parecendo uma “casca de laranja” ou um“maracujá”. Isso incomoda as mulheres como também os homens, pois ninguém quer essa “coisa” estranha no corpo. É desenvolvida através de uma alimentação rica em sódio (sal), açucares, excesso carboidratos mesmo sendo saudáveis, álcool, frituras, gorduras
ruins, refrigerantes e vários outros produtos industrializados.

A celulite nunca vai ser originada apenas por um alimento, mas sim por um conjunto de alimentos de má qualidade que o corpo não responde bem. Com essa alimentação seus depósitos de gordura corpórea vai subindo e a retenção hídrica vai aumentando desenvolvendo os furinhos que vão pegando formas ocasionando a celulite. Chega a níveis tão altos que não precisa pressionar a pele para aparecer, pois já estão lá bem aparentes. Para quem não sabe, quando aumentamos gordura e a retenção sobe, quando reduzimos, ela desce, isso é regra pessoal.

Como fazer para a celulite desaparecer?

Muitas pessoas deixam de usar tal vestimenta, como por exemplo o biquíni ou a sunga com vergonha do corpo. Alimentação de baixa qualidade ocasiona acúmulos de
substâncias residuais nos tecidos, deixando o corpo segurar toda água que absorve e o indivíduo vai ficando inchado de liquido chegando a um ponto que as celulites
aparecem até no dedo do pé. O desaparecimento total dessas “danadas” é ocasionado por uma alimentação que o nutricionista vai botar o nutriente certo
nos horários corretos e quantidades exatas, não basta só comer saudável. Exercícios físicos ajudam no desaparecimento das celulites?

Faça atividades físicas seus resultados são sensacionais, pois vai acelerar sua redução deixando o corpo com uma mudança espetacular em 60 dias. O problema do
acúmulo de gordura, retenção e várias patologias que surgem durante a vida é um má alimentação que tem alto consumo de açúcares e carboidratos, baixa proteína e
zero gorduras de alto valor biológico. Essa alimentação é a que quase todo mundo segue e não vai surgir apenas celulites, mas sim diabetes, pressão alta, esteatose hepática,
colesterol e triglicerídeos alto, aterosclerose, etc. Lembre-se, a mudança tem que começar de você.

Celulite: Descubra como fazer elas desaparecer! (imagem: reprodução/internet)

Diminua a quantidade de sal do seu organismo

Não é necessário cortar o sal, porém diminuir a quantidade que for ingerir , nas quantidades corretas, pois cortando vai afetar um sistema chamado bomba de sódio e
potássio. Em regra para ter um corpo com qualidade tem que cortar o açúcar, o carboidrato tem que ser abaixo das quantidades anteriores que vem ingerindo e
se possível só raízes para bater a metade mais rápida. O segredo é se alimentar da forma correta.

A proteína sempre tem que ser a mais que o carboidrato e de forma natural, pois o suplemento proteico não vai deixar sua musculatura bonita quanto a proteína
natural como ovo, carne vermelha e branca, sempre sem gordura. As gorduras de alto valor biológico vai deixar sua porta de queima de gordura ativada e seu corpo vai
consumir sua gordura corpórea como fonte de energia, sabendo que se reduzir gordura também reduz retenção hídrica, isso é regra.

Não existe um treino especifico, mas te garanto que ele é o segundo fator para quem quer bater um meta de redução de peso rápida, pois aliado com o primeiro fator tratamento alimentar estético, sem sombras de dúvidas elas desaparecem.

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Moda fitness: muito além do top e da legging

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Todo ano é a mesma coisa: basta as temperaturas subirem um pouco para as academias ficarem lotadas. Faz sentido, já que o calor anuncia que é tempo de diminuir a quantidade de roupa e mostrar mais o corpinho. Mas antes de sair exibindo suas curvas em vestidos, saias e shorts, que tal apostar em um figurino que vai te preparar para o verão? A moda fitness nunca foi tão diversificada quanto agora e na shafa.com.br você encontra diversos modelos.

A roupa para ir malhar evoluiu muito ao longo dos anos, mas foi na década de 1980 que ela se firmou de vez no armário das mulheres. Na época em que a aeróbica invadia as academias de todo o mundo, o que imperava eram os collants cavados e calça (ou shorts) de cores vibrantes e extravagantes. De lá pra cá, o mercado se especializou em moda fitness e ampliou a gama de cores e estampas dos modelos, assim como aprimorou o tipo de tecido e a forma das peças. Tudo isso para garantir mais conforto e beleza para o look de academia. E não se esqueça de olhar as nossas bolsas térmicas fitness https://shafa.com.br/bolsa-termica-fitness.xhtml.

 

Peças imprescindíveis da moda fitness

Legging: além de permitir várias combinações com tops, regatas e camisetas, a calça legging é a opção mais confortável para qualquer tipo de exercício.

Short-saia: sem dúvida, a peça mais feminina e charmosa do look de academia. Mas, fique atenta, porque ela não é ideal para toda atividade física. Para aulas que exigem muita flexibilidade, como pilates e yoga, talvez esse não seja o modelo mais recomendado. Já para uma aula de dança é certeza de sucesso.

Top: não é apenas uma questão de estética, o top sustenta os seios da mulheres e é fundamental, principalmente, em atividades de alto impacto como crossfit. Combine uma regata de cor neutra com um top de cor vibrante para criar um contraste lindo. Dê uma olhadinha na nossa coleção https://shafa.com.br/top-fitness.xhtml.

Dicas finais

Agora ficou fácil arrasar na academia, não é mesmo? Antes de sair correndo para montar o seu look de malhação, anote as últimas dicas:

  • Cuidado com a transparência: lembre que quando você movimenta o corpo, a peça pode esticar e mostrar o que você não quer que as pessoas vejam. Preste atenção também na cor e modelo da lingerie para não marcar na calça ou shorts.
  • Cintura no lugar: os modelos de legging com a cintura alta modelam o corpo e são ideais para esconder aqueles “pneuzinhos” indesejados.

  • Caimento perfeito: na hora de escolher a sua roupa de academia, opte por um modelo que se ajuste perfeitamente ao seu corpo. Não compre nenhuma peça maior que o seu tamanho ou muito apertada, pois isso vai deformar a sua silhueta e não vai te deixar confortável para fazer os seus exercícios. Lembre-se que você pode ir linda para a academia, mas não é um desfile de moda. Você vai lá para malhar e a sua roupa tem que atender as necessidades da atividade que você pratica.

A Shafa tem vários macacões fitness também, siga o link https://shafa.com.br/macacao-fitness.xhtml.

Agora que você já sabe tudo de moda fitness, o corpinho agradece e a sua autoestima também!

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