Academia

Treinar com o peso do corpo?

peso_corpo

Muitas pessoas me perguntam se treinar com o peso do próprio corpo trás benefício.

A resposta é SIM!

Não são todas as pessoas que conseguem fazer flexão de braços ou carregar seu peso com os braços em uma barra, executar burpees, saltar, fazer pranchas e suas variações.

Treinar com a resistência do próprio corpo exige muito condicionamento,força, coordenação motora, flexibilidade e resistência.

Os exercícios são feitos geralmente em forma de circuito, intercalando exercícios “aeróbios” com os de força, com pouco ou nenhum intervalo.

Exercícios como saltos, burpees, corrida, corda, são usados para elevar rapidamente a frequência cardíaca, tornando a atividade mais intensa e otimizando resultados para perda de gordura corporal e aumentar o condicionamento físico.

Os exercícios funcionais, ou com resistência do próprio corpo, deixaram os treinos muito mais interessantes, pois propõe desafios a quem pratica, de fazer o movimento em sua perfeição com amplitude completa, ou chegar ao número de repetições determinado pelo treinador.

Treinos funcionais acarretam, aumento de força, flexibilidade, condicionamento físico, coordenação motora, acelera o processo de queima de gorduras, além de poder ser feito em qualquer lugar.

Mas o treino com peso do corpo pode causar hipertrofia?

Não, não é um treino que vai te deixar musculosa.

Para esse fim, o ideal é o famoso “puxar ferro”, se puderem unir os dois, maravilha.

Segue um exemplo de treino com a resistência do corpo:

 

20 MEIO BURPEE

30 ABDOMINAIS CANIVETE

30 SALTOS COM AGACHAMENTO

10 FLEXÕES DE BRAÇO

 

(1 min de intervalo) ou até se sentir recuperado

 

10 BURPEES COMPLETOS

20 AGACHAMENTOS (AFUNDO COM ELEVAÇÃO DE JOELHO)

30 SALTOS ALTERNANDO AS PERNAS

10 FLEXÕES DE BRAÇO FECHADA (TRÍCEPS)

 

(1min de intervalo)

 

1 MIN DE CORDA

10 BARRAS  COM PEGADA ABERTA (pode ser com elástico ou ajuda)

20 SALTOS ELEVANDO JOELHOS ATÉ TOCAR AS MÃOS

20 ABDOMINAIS COMPLETOS

 

(1min de intervalo)

 

50 POLICHINELOS

20 ELEVAÇÕES PÉLVICAS

4 TIROS DE 20 SEGUNDOS

10 BARRAS COM PEGADA FECHADA E SUPINADA (com elástico ou ajuda de um profissional)

 

Existem 2 formas de fazer esse treino:

1- fazer 4 exercícios,dar o intervalo,passar para a próxima estação e fazer até terminar todo o circuito, só então começar novamente do início.

2- podem também fazer 2 ou 3 séries da mesma estação respeitando o intervalo de um minuto, para então passar para a próxima estação, fechando cada bloco por vez.

No caso de treino, utilizei barra, então pode ser feito na academia ou em algum parque que tenha barra livre para trabalho de costas, nada impede também que se use elástico ou TRX para esse fim.

Se ficou ainda alguma dúvida sobre treinar ou não com a resistência do corpo, vai com fé que é uma ótima opção pra quem não curte academia ou quem quer variar um pouco nos treinos com pesos.

Grande beijo e bons treinos!!

 

por: vivian cabrini

Comments

comments

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso: Sempre que for iniciar uma rotina de treinamento, consulte um Educador Físico. Sempre que for fazer uso de suplementos alimentares, procure a recomendação de um nutricionista. Não nos responsabilizamos por lesões ou problemas que, por ventura, possam ocorrer devido à utilização de informações contidas no site. Observação: Todo o post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

[Fechar]
.

Copyright © 2011 - 2017, All Rights Reserved.

To Top