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Alimentação e Nutrição

Vencer a celulite com dietas e conselhos que resultam

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Sugerimos-lhe duas dietas, à escolha, para seguir durante oito dias por mês: uma clássica e outra depurativa.

Os regimes alimentares que lhe propomos foram elaborados pela dietista Marisa Costa.

Se optar por qualquer uma delas e se seguir os nossos conselhos, verá melhorias na sua celulite, sem ter de passar fome.

Antes de enfrentar a batalha contra a celulite, deve saber qual o tipo que a afecta. Existem várias classificações de celulite. Uma delas distingue entre:

Celulite endematosa

Aparece na puberdade, apenas nas coxas e tem o aspecto casca de laranja. Esta combate-se com cremes e géis anticelulíticos. Seja insistente (se não seguir o tratamento durante, pelo menos, três meses, não faz efeito).

Celulite dura

Quando a pele está compacta e lhe é difícil beliscá-la. Pode ser acompanhada de estrias. A pele tem um aspecto ondulado e dói-lhe ao apertar. É frequente a existência de hematomas na zona afectada. Para a eliminar, use uma luva de crina no duche. Esfregue, de baixo para cima, para activar a circulação. Eleve as pernas sempre que puder para favorecer o fluxo sanguíneo; utilize cremes anticelulíticos.

Celulite mole

Quando os tecidos estão flácidos, sobretudo na zona dos glúteos, ancas e coxas. Use cremes refirmantes e anticelulíticos. Pondere comprar um aparelho para a celulite, daqueles que se vendem em farmácias ou supermercados, para usar em casa.

A dieta clássica

Pequeno-almoço: 1 infusão. 2 fatias de pão torrado com queijo fresco sem sal ou duas bolachas de arroz, também com queijo.
Meio da manhã: 1 peça de fruta + 2 bolachas sem sal e sem açúcar.

Almoço: 1 bife de frango temperado com limão, grelhado com salada de agrião, aipo e alface; ou 2 filetes de pescada no forno com um fio de azeite, salsa e limão, acompanhados de salada de tomate, alface e rabanetes, acompanhe as duas opções com 2 colheres de sopa de arroz branco. 1 peça de fruta.

Lanche: 1 infusão sem açúcar. 1 iogurte magro. 1 fatia de pão integral sem sal com marmelada light.
Jantar: Sopa de legumes sem sal, ovos mexidos ou tortilha francesa com legumes. 1 maçã ou laranja.
Ceia: 1 infusão sem açúcar + 2 bolachas sem sal e sem açúcar

Truques para combater a fome

– Coza umas ameixas secas e tenha-as sempre à mão, para quando tiver fome. Não coma mais de duas, pois são laxantes.

– O ananás é bastante depurativo. Pode comê- lo a meio da manhã ou ao lanche.

A dieta depurativa

Pequeno-almoço: Sumo de frutas ou chá de limão sem açúcar. 1 iogurte com cereais.
Meio da manhã: 1 peça de fruta + 1 fatia de pão integral.

Almoço: Peito de frango no forno. 1 batata cozida temperada com um fio de azeite e limão. Salada verde.
Lanche: 1 copo de leite magro ou 1 maçã. ½ pão de mistura sem sal com queijo fresco magro sem sal.

Jantar: Puré de abóbora. 200g de peixe cozido + legumes salteados com azeite e alho (pequena quantidade).
Ceia: 1 chá verde sem açúcar + 2 bolachas sem sal e sem açúcar

Conselhos para vencer a batalha contra a celulite

– Aproveite o fim de semana. Um passeio a bom ritmo ou uma excursão no campo são duas boas oportunidades para desfrutar do seu tempo livre, e uma fórmula estupenda para combater a celulite.

– Relaxe num paraíso de espuma. Tome um banho de espuma e massaje as zonas com celulite com uma luva de crina.

– Faça jantares mais leves e esqueça os pratos mais pesados. Quanto mais tarde comer, mais vai engordar. Os iogurtes, queijos frescos, a tortilha francesa e as saladas são uma excelente escolha.

– Use roupa folgada e cómoda. O pior que existe para a celulite é enfiar o corpo em calças muito justas. Estas, juntamente com os sapatos de salto alto são, a partir de agora, os seus piores inimigos.

– Alterne duches frios e quentes. Compre um chuveiro com jactos de massagens e alterne massagens frias e quentes. Pode não ser muito agradável, mas é a maneira mais eficaz de activar a circulação.

– Exercite os glúteos no trabalho. Compre um repouso de pés articulado, que lhe permita movê-los para a frente e para trás. Rapidamente se tornará um hábito.

10 regras de ouro que não deve esquecer

  1. À hora das refeições, relaxe! Coma devagar para digerir bem cada alimento.
  2. Evite a pastelaria industrial. Os bolos e os salgados são uma bomba-relógio que se traduz em celulite.
  3. O sal retém líquidos, portanto elimine-o da sua dieta. Use ervas aromáticas e especiarias, nomeadamente, orégãos, coentros, louro, pimenta.
  4. Com uma mistura de alho, cebola, salsa e sumo de limão vai dar mais sabor aos seus cozinhados sem lhes juntar uma única pitada de sal.
  5. Existem alimentos ricos em sal e gordura que deve evitar: fumados, enlatados, verduras em conserva.
  6. Para eliminar o sal, o truque é dissolvê-lo em água para o expulsar pela urina. Beba 2 litros por dia.
  7. Aposte nas verduras. Ricas em fibras, água, vitaminas e minerais, evitam a formação de substancias tóxicas no organismo.
  8. Use a panela de pressão. Como o tempo de cocção é breve, as verduras não perdem vitaminas.
  9. Quando comer fruta, não a descasque. É na casca que está a fibra que ajuda a eliminar toxinas.
  10. Evite café, chá preto, bebidas alcoólicas e tabaco. E faça exercício físico.

A responsabilidade editorial desta informação é da revista PREVENIR
Fonte: saude.sapo.pt

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Dieta simples com o que você tem em casa para emagrecer rápido e saudável

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Esta dieta para emagrecer em 15 dias permite uma rápida perda de peso, podendo-se reduzir cerca de 5 Kg em apenas duas semanas e sem muito sacrifício.

Porém, quanto maior for peso que se tem para perder maior deverá ser a velocidade de emagrecimento, por isso normalmente as primeiras semanas de dieta o emagrecimento é maior.

Cardápio completo para um emagrecimento rápido

A tabela a seguir traz um exemplo de 3 dias de cardápio da dieta para emagrecer.

Refeição Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 240 ml de leite desnatado + omelete feita com 1 ovo e tomate Vitamina de frutas sem açúcar + 1 col de sopa de chia Iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça + 2 fatias de queijo assado com alface e tomate
Lanche da manhã 1 maçã + 3 castanhas 2 fatias de queijo e presunto + 1 taça de gelatina 1 pêra + 3 amendoins
Almoço/Jantar 150 g de filé de peixe + 2 col de sopa de grão de bico + salada cozida + 2 fatias de abacaxi 150 g de peito de frango + 2 col de sopa de feijão + salada crua refogada + 1 laranja Sopa de legumes com quinoa + 1 ovo cozido + 1 fatia de melão
Lanche da tarde 1 iogurte desnatado + 1 col de sopa de linhaça 2 fatias de melancia + 3 castanhas 1 xícara de chá sem açúcar + omelete de legumes

As dietas que prometem resultados rápidos devem ser feitas por um tempo limitado e qualquer dieta deve ser feita com supervisão do nutricionista, especialmente se a pessoa tiver alguma doença como diabetes e hipertensão.

2 Regras simples para esta dieta funcionar

  1. Alimentos permitidos: carnes magras, peixes, ovos, frutos do mar, leite e derivados desnatados, sementes, castanhas, legumes, verduras e frutas.
  2. Alimentos proibidos: açúcar, batatas, macarrão, pão, arroz, farinhas, maionese, manteiga, óleo, azeite, banana, uva, abacate e carnes processadas como linguiça, salsicha, bacon e presunto.
  3. Começar a dieta desintoxicando melhora os resultados, por isso veja uma receita excelente de sopa detox para completar esta dieta.
Esta dieta pode ser complementada com chás para emagrecer, como de limão e gengibre ou chá verde, que ajudam a reduzir o inchaço e a retenção de líquidos, diminuindo o apetite e acelerando o metabolismo.

Os remédios como sibutramina ou orlistat ajudar a emagrecer mais rápida são uma opção, especialmente quando a obesidade coloca em risco a saúde, mas só devem ser tomados com indicação do gastroenterologista ou do endocrinologista, caso contrário, quando o remédio acabar é muito possível que se engorde novamente.

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Dieta Fitness: como temperar sua alimentação?

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Para conquistar um corpo definido, com músculos e barriga chapada, é muito mais do que exercício ou ficar 24hrs na academia.

Estamos falando da dieta, ela sim é responsável por aquela barriguinha chapada que você vê na praia, ou aquele corpo bem definido escultura.

O problema é que muitas pessoas não sabem como temperar  suas marmitas fitness ou fazer aquela refeição gostosa.

Sal é uma boa escolha? NÃO! Não é, pois ele retém líquidos e com isso você irá ficar mais inchado, mesmo que seu prato seja bem saudável. Vai fazer uma salada com óleo? O ideal seria com óleo de coco. Você precisa pensar bem como será o tempero da sua refeição.

Então abaixo iremos dar algumas dicas de como preparar o sabor da sua alimentação com produtos naturais que não irão estragar  todo o seu trabalho.

Óleo de coco

O óleo de coco pode ajudar a emagrecer e pode também trazer uma série de benefícios à saúde, que vão desde a melhora dos níveis de colesterol até a diminuição dos estoques de gordura abdominal.
Assim como ocorre com o popular azeite, o óleo de coco pode ser encontrado com mais frequência em duas versões: refinado e extra-virgem. Enquanto este último é extraído a frio, sem o auxílio de produtos químicos, o óleo de coco refinado é extraído a partir da utilização de altas temperaturas e solventes químicos.

Farinha de coco

Depois do sucesso do óleo de coco, agora chegou a vez de conhecermos os benefícios da farinha de coco. E se você já ouvi falar mas nunca a utilizou, aproveite para saber um pouco mais sobre suas propriedades e algumas sugestões de receitas saudáveis com a farinha do momento.

A farinha de coco pode ser utilizada para melhorar o funcionamento do intestino, diminuir os níveis de colesterol e até para acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura estocada no corpo. 
A farinha de coco tem diversos usos, sendo um deles a substituição de parte das farinhas à base de glúten em receitas saudáveis, como pães e bolos integrais. Outro uso da farinha de coco é na hora de fazer frango ou peixe empanados – basta passar o filé no ovo, em seguida na farinha e pronto, você terá um delicioso empanado sem glúten.

Temperos zero sódio

Possui no mercado alguns temperos zero sódio com sabores, que por sinal são muito bons a Mrs Dash é uma marca de temperos norte-americanos comercializados pela B&G Foods. Na década de 1980, estava frustrada com os produtos disponíveis para dar sabor às refeições nutritivas que ela preparava em casa para sua família. Diante dessa situação, foi inventado uma mistura sem sal para suprir sua necessidade de temperar seus alimentos de uma forma conveniente e saudável, sem o uso de sal. A fórmula original; que foi comercializado pela primeira vez em 1981, foi desenvolvido com uma variedade de fornecedores de especiarias. Você pode encontrar nesses produtos , temperos naturais como: pimenta, cebolas e ervas que você pode temperar carnes e peixes, tomate e alho,  entre outras coisas, que vai da mais sabor a  sua alimentação.

Mostardas

Alem de temperos naturais temos molho de mostarda Mrs Taste é feito especialmente para uma alimentação saudável, com ZERO sódio, ZERO calorias e ZERO açúcar. E pra ajudar também é FONTE DE FIBRAS. Quer inovação melhor do que um condimento com fibras, que além do auxílio no bom funcionamento intestinal, ainda proporciona sensação de saciedade auxiliando no controle do peso, além de ajudar a controlar a glicemia e o colesterol.

Ketchup Zero

A SS Natural, possui uma grande linha de produtos delicioso com zero açúcar e zero sódio, um deles é o Ketchup Zero Sem adição de sódio, sem adição de açúcar e adoçado com stevia.

Além do Kectchup a SS Natural possui a deliciosa Mostarda Zero, Barbecue Zero, Maionese Zero, Óleo de Coco Spray e temperos como: Salgante, contendo em seus Ingredientes: Amido de Milho, Cloreto de Potássio, Fibra Insolúvel Natural e Ácido Glutâmico, Pimenta nos Ingredientes: Pimenta Chilli, Cominho, Fibra Insolúvel Natural, Pimenta Cayena, Páprica Doce, Orégano, Cloreto de Potássio, Alho, Coentro e Ácido Glutâmico, Carne: Ingredientes: Mostarda, Cloreto de Potássio, Páprica Doce, Fibra Insolúvel Natural, Pimenta Cayena, Tomilho, Orégano, Coentro, Cebola em pó, Aipo em pó, Ácido Glutâmico e Aroma Natural de Carne, entre muitos outros, que no qual você ode preparar sua salada sem medo algum, pois tem a certeza que nenhum produto vem com adição de sódio e nem de açúcar.

 

Acredito que agora você irá conseguir por mais sabor a sua alimentação e sem preocupação se esses alimentos realmente estão fazendo bem ou mal ao seu organismo.

Diga-nos o que achou desse artigo.

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Cardápio de Hipertrofia Feminino

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Cardápio de Hipertrofia Feminino

Seguir entre 2 e 3 meses, a meta é obter o ganho de pelo menos 1-1,5kg de massa magra ao mês. Como as opções dos cardápios são bem saudáveis, o objetivo é evitar ao máximo o aumento de gordura corporal junto com essa massa muscular, mas o ganho de gordura é inevitável durante essas fases, um pouco irá ocorrer.

DESJEJUM

  • 1 copo de extrato de soja zero + 30g de whey protein + 5g de glutamina
  • 2 fatias de pão integral ou 4 torradas integrais + creme de ricota light/requeijão light/patê de atum/peito de peru/peito de frango/queijo branco baixa gordura – PROTEÍNAS À VONTADE
  • 1 fruta + 3g de BCAA

LANCHE DA MANHÃ

  • Escolher 2 das opções: Oleaginosas com uva passa e damascos (1 punhado) ou Atum com cottage (levar misturado numa tupperware) ou 1 barrinha de proteínas ou 1 iogurte light ou Rolinhos de peru com cottage ou 1 latinha de salmão no azeite ou 1 dose de Blend Proteico com extrato de soja zero e aveia ou Doce com 30g de Blend Proteico com pasta de amendoim sem açúcar.

 

ALMOÇO

  • Batata doce ou cenoura ou arroz integral – cerca de 100g
  • 2 unidades M de bife magro OU filé de frango OU peixe OU omelete – Sem ser fritura!
  • Salada variada – todos os dias – com azeite de oliva + 1 punhado de oleaginosas

 

LANCHES DA TARDE (INCLUINDO LANCHE PRÉ-TREINO) – COMER DE 2/2 HORAS

  • Intercalar entre receitas para aumentar massa muscular – consumir 1 receita a cada 2 horas.
  • Antes do treino: 3g de BCAA

 

LANCHE PÓS-TREINO

  • 30g de Whey protein + 5g glutamina + Frutas ou Batata doce + 3g de BCAA

 

JANTAR

  • Proteína à vontade (aumentar quantidades) + salada com azeite + fruta ou suco light
  • Sobremesa: 1 barra proteica com pasta de amendoim sem açúcar

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