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Alimentação e Nutrição

Vitamina E

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A vitamina E encontrada no amendoim atua prevenindo o dano oxidativo celular através da inativação de radicais livres. Sabe o que isso quer dizer? Que esta importante vitamina atua contra o envelhecimento. Que tal saber mais sobre ela?

A vitamina E ou tocoferol faz parte do grupo das vitaminas lipossolúveis, ou seja, solúveis em gordura, ao qual fazem parte também as vitaminas A, D e K. Por isso, seu metabolismo e absorção estão intimamente ligados ao das gorduras, sendo as suas principais fontes dietéticos alimentos e óleos vegetais ricos em lipídeos, como o amendoim e seus derivados, a amêndoa, a avelã, a catanha-do-pará e os óleos de girassol, de milho, da azeitona (azeite). Por isso, ela é considerada uma vitamina naturalmente produzida por vegetais, com importantes funções protetivas nos mesmos.

Amendoim (1)

Por ser uma vitamina lipossolúvel, ela possui a capacidade de ser armazenada pelo nosso organismo, sendo que 90% de toda a vitamina E presente no corpo é estocada no tecido adiposo. Ela é encarregada de realizar importantes funções metabólicas, atuando na estabilização das membranas celulares, na proteção dos glóbulos vermelhos contra o seu rompimento e impedindo o acúmulo da lipofuscina nas células. Esta é denominada também como “pigmento de desgaste”, que é depositado nas células para indicar o tempo de vida celular, ou seja, quanto mais lipofuscina presente, mais velha é considerada a célula. Contudo, o grande interesse que foi despertado por esta vitamina está relacionado à sua função como agente antioxidante, que está envolvido com o retardamento do envelhecimento celular e na proteção de doenças crônicas não transmissíveis, como Parkinson, Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares. Ela atua prevenindo o dano oxidativo celular através da inativação de radicais livres e espécies reativas de oxigênio. Os radicais livres podem atuar em reações com o DNA, o RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, fato este que pode gerar danos que contribuem para o envelhecimento e a instalação de doenças degenerativas, como o câncer e a aterosclerose. Vários processos vitais que possuímos estão relacionados com a geração de radicais livres, contudo em quantidades pequenas. O maior problema dá-se quando existe um desbalanço entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, que estão associados a defeitos metabólicos e enzimáticos, bem como por fatores externos, como a poluição, o tabagismo, a ingestão alcoólica e a nutrição inadequada. O ser humano possui um sistema de defesa antioxidante, porém o seu adequado funcionamento depende da adequada ingestão de antioxidantes dietéticos, como algumas vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Amendoim (2)

A vitamina E ao realizar sua atividade antioxidante, ou seja, ao proteger os lipídeos contra a oxidação, necessita ser regenerada para recuperar o seu potencial antioxidante. Nesse processo de regeneração da vitamina E, estão associadas a vitamina C e algumas enzimas que possuem sua síntese dependentes de fatores dietéticos, fatos estes que mostram que a ação de diversos nutrientes em nosso organismo estão inter-relacionadas.

Diversos estudos que foram realizados no intuito de verificar os efeitos da suplementação da vitamina E e de outros micronutrientes com ações antioxidantes na prevenção de doenças cardiovasculares e do diabetes tipo 2, mostraram resultados inexistentes e por vezes negativos. Em contrapartida, os estudos que abordaram a ingestão de substâncias antioxidantes provenientes da dieta encontraram resultados mais consistentes, mostrando que a manutenção de uma dieta saudável e balanceada associa-se a menor risco cardiovascular e de desenvolver-se doenças crônicas(diabetes, obesidade, hipertensão).

Sendo assim, como vimos a vitamina E desempenha importantes papéis em nosso organismo e sua ingestão através dos alimentos que naturalmente possuem esta vitamina, são essenciais para garantir as quantidades recomendadas da mesma para a manutenção de suas funções e ao mesmo tempo garantir efeitos benéficos adicionais relacionados a mesma em associação aos vários nutrientes presentes nos alimentos, que atuam de modo sinérgico e promovem os vários benefícios que foram apresentados.

instagram: @nutricionistahugo

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Abacaxi, pepino e mais 1 ingrediente: Esta bebida vai fazer você emagrecer muito mais rápido

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Está querendo perder peso e não consegue?

Então esta receita com certeza vai ajudar você.

O suco de abacaxi e pepino possui forte ação estimuladora do emagrecimento.

O abacaxi é bastante diurético e rico em fibras, o que o torna um forte desintoxicante natural.

Ele ainda auxilia a digestão, especialmente a de proteínas, e melhora a circulação.

O pepino é hidratante, diurético e rico em fibras.

Além de emagrecer, ele é excelente para a pele e ajuda a normalizar a pressão arterial.

Existe outro ingrediente muito importante na receita: a linhaça.

No caso da linhaça, o que explica a ação emagrecedora são as fibras, responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura.

A linhaça ainda é rica em ômega-3, em ômega-6 e ômega-9.

Alem de ajudar no emagrecimento saudável, esta bebida é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas do organismo.

E como é que se faz o suco de abacaxi e pepino com linhaça?

É simples demais.

Anote:

INGREDIENTES

2 fatias grossas de abacaxi

Meio pepino cru descascado

2 colheres (sopa) de linhaça

Meio copo de água

MODO DE PREPARO

Bata muito bem todos os ingredientes no liquidificador.

Beba logo em seguida.

Tome este suco duas vezes ao dia, de preferência em jejum e um pouco antes do almoço.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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Arroz ou massa? o que é que engorda menos?

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Têm características nutricionais muito semelhantes e o ideal é alternar entre o consumo de cada uma destas opções. Mas, se pretende perder peso, uma delas é mais vantajosa para si.

Tendo em conta o valor energético, a melhor opção é o arroz, sendo que apresenta um teor calórico inferior ao da massa. No entanto, a massa tem a vantagem de ter um maior teor de proteína (é mais saciante) e menor teor de hidratos de carbono. O arroz tem um menor teor de gordura sendo de evitar a elaboração de refogados prévios à sua cozedura, desaconselhados não só para a gestão do peso, como para a manutenção da saúde cardiovascular.

É recomendado que os alimentos pertencentes ao grupo dos cereais e derivados, como é o caso da massa e do arroz, constituam a base da alimentação, devendo ser sempre acompanhados de alimentos dos restantes grupos alimentares (nomeadamente, carne ou peixe e legumes), de forma a fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Como comer sem engordar

100 g de massa fornecem 175 kcal, 1 g de gordura, 36 g de hidratos de carbono e 1 g de proteína. Já 100 g de arroz têm 171 kcal, 0 g de gordura, 39 g de hidratos de carbono e 3 g de proteína. Estes são os cuidados a ter na hora de os ingerir:

– Opte pelas versões integrais de arroz e massa para aumentar o teor de fibra da refeição, o que tem impacto no controlo da saciedade e da absorção dos nutrientes.

– Reduzir a porção de arroz ou massa consumida, compensando com o consumo de leguminosas e/ou legumes, pode ser uma estratégia a utilizar para conseguir controlar o peso mais facilmente.

– Substitua-os por konjac, uma planta rica em glucomanano, que, sendo uma fibra, tem efeito regulador da saciedade, além de ter um teor reduzido de hidratos de carbono e de energia.

Texto: Liliana Oliveira (nutricionista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas)

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Esta é a forma correta de se preparar chá de gengibre para emagrecer e reduzir a gordura abdominal!

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A raiz de gengibre, além de ser deliciosa, é bastante eficaz, composta de propriedades anti-inflamatórias, antiparasitárias, antivirais e antibacterianas.

Ela age de forma intensa no sistema imunológico, digestivo e no cardiovascular.

O gengibre contém vitaminas (como a C) e minerais (como magnésio).

É muito comum encontrá-lo na culinária, dando um gostinho especial nas comidas e bebidas.

Neste post, vamos ensinar a fazer o melhor chá de gengibre.

Por que é o melhor?

Porque ele vem reforçado com outros ingredientes “mágicos”, que são o açafrão-da-terra (cúrcuma), o limão e o óleo de coco.

Este chá é uma ótima opção para o tratamento de gripe e outras viroses.

Além disso, ele também proporciona outros benefícios, como:

– Melhora a circulação

– Alivia as dores no corpo (inclusive enxaquecas e dores de cabeça)

– Reduz o risco de pedras nos rins

– Oferece nutrientes necessários para manter o funcionamento adequado do fígado

– Estimula o metabolismo

Aprenda a fazer este maravilhoso chá:

Um pedaço de 5cm de gengibre cortado em fatias

1 limão cortado em rodelas (não precisa descascar)

750mL de água

MODO DE PREPARO

Ferva a água com o gengibre.

Quando levantar fervura, adicione o limão e tampe a panela.

Tome de duas a três xícaras por dia.

Consuma por no máximo duas semanas.

Se quiser continuar tomando, dê uma pausa de uma semana e retome por mais duas.

Importante: hipertensos só devem consumir gengibre com a autorização do médico.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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