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Como Perder Barriga em Casa – 22 Dicas

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Se o orçamento apertou, ou você não é o maior fã de academias de ginástica, ou o tempo está curto para se locomover para malhar e mesmo assim você quer perder aquela barriguinha extra que insiste em crescer, compilamos algumas dicas de como perder barriga em casa na lista que segue abaixo, dividindo-a em dois grupos: hábitos alimentares e exercícios físicos.

Dicas de como perder barriga em casa mudando os hábitos alimentares 

Não tem muito jeito, quando se quer perder barriga, a primeira coisa a se fazer é mudar os seus hábitos alimentares. Pode ser difícil no começo, mas já no primeiro mês, você vai poder ver a diferença, e de bônus ainda aumentar a sua disposição e saúde.

1. Contagem de calorias

É sempre bom saber quantas calorias você pode consumir no dia e quantas você está realmente ingerindo, pois caso você esteja ingerindo muito mais do que consome, perder a barriga vai ser muito complicado.

Você pode procurar dicas aqui mesmo em nosso site que te ajudem a ter uma ideia de quantas calorias deve perder, baseado na sua altura e gênero, ou procurar um nutricionista, que certamente vai te ajudar a fazer um cardápio balanceado. Mas caso você não tenha tempo ou dinheiro para um nutricionista, leia com atenção as dicas que vão vir a seguir de como perder barriga em casa.

2. Trocar o tipo de carboidrato contido no cardápio

Para realizarmos as nossas atividades físicas diárias, precisamos de energia, e ela provém dos carboidratos. Porém, farinha branca, açúcar refinado e o arroz branco possuem um tipo de carboidrato que é metabolizado mais rápido pelo corpo, por isso aproveitamos muito pouco sua energia e acabamos ficando com fome mais rápido. E como eles contêm muitas calorias, acabamos reservando boa parte das nossas calorias diárias em alimentos que não são ricos nutritivamente e cuja energia não é muito bem aproveitada. Por isso, acabamos ganhando peso, porque o corpo não tem o que fazer com essa reserva alimentar.

No entanto, nós precisamos de energia para sobreviver, então o ideal é consumir carboidratos que são metabolizados mais lentamente, ou seja, que geram energia para o nosso corpo de forma mais equilibrada. Entre estes carboidratos, estão os grãos integrais, como o arroz integral e o pão integral. Mas atente-se sempre para as letras pequenas das embalagens, muitas vezes o alimento se diz integral, mas ele é parcialmente integral, tendo a farinha branca como um dos ingredientes.

3. Cortar o sal refinado e a comida gordurosa

Comida de boteco é irresistível e parece ser o melhor amigo da cerveja no happy hour com os amigos; a batata frita, o frango a passarinho, a porção de pastel… Porém, eles não são os seus melhores amigos se você está realmente querendo perder barriga.

 

O colesterol, contido em frituras como as citadas anteriormente, são praticamente não aproveitados pelo corpo, pois o nosso organismo já produz a gordura que precisamos. Elas não só podem causar doenças no fígado, a longo prazo, mas elas podem começar a acumular cada vez mais a gordura que você está querendo perder. Então, este é o passo mais importante: diminuir as frituras nas refeições.

Então, opte por carnes magras e grelhadas ou cozidas. E esta dica, aliada com as outras, certamente fará uma grande diferença.

O sal, grande amigo do sabor nos alimentos, também, deve ser ingerido em menor quantidade, e se possível, trocar o sal refinado pelo sal do himalaia (sal rosa), pois a alta concentração de sódio no nosso corpo faz o processo metabólico ser muito menos eficiente.

4. Colocar mais vegetais e frutas no cardápio

Os vegetais e as frutas são alimentos ricos em vitaminas e fibras e, se consumidos com pouco sal e gordura, eles podem ter níveis calóricos bem menores quando comparado a outros alimentos. É difícil generalizar todos, pois cada um possui propriedades específicas, mas por exemplo, algo muito conhecido nos dias de hoje é o suco detox.

Há variações de receitas do suco detox, mas normalmente ele vai conter couve, limão, maçã e gengibre. Essa combinação, por exemplo, pode fornecer bastante energia para quem procura como perder barriga em casa, e as propriedades de seus ingredientes podem ajudar a limpar a gordura extra e radicais livres do corpo.

5. Beber muita água

Talvez este seja o item que mais aparece em todos os textos de saúde. A água ajuda a limpar o nosso organismo, ela ainda hidrata e faz o nosso corpo trabalhar com mais vigor, além de não ter caloria nenhuma. A quantidade perfeita não existe, há estudos que podem dizer 3L, outros de 10 copos. Não é necessário seguir à risca, mas tente pelo menos substituir refrigerantes, sucos e chás industrializados pela água. Isto já vai fazer uma grande diferença.

6. Não pular o café da manhã

O seu corpo vai trabalhar muito mais eficientemente caso ele seja alimentado logo no começo do dia, pois ele precisa de energia para as atividades que vão ser feitas ao longo do dia e a reserva desta energia já acontece no café da manhã.

Os alimentos a serem consumidos também são de vital importância. Opte por pães integrais ou cereais integrais (que vão dar o carboidrato de digestão lenta); iogurte, leite desnatados, ovo cozido ou mexido (que vão dar a proteína para alimentar os músculos); um suco detox (que vem cheio de vitaminas e propriedades para ajudar na retirada da gordura do sangue); ou outras frutas de sua preferência, sempre tentando respeitar a quantidade de calorias que você deve ingerir pela manhã.

7. Parar ou diminuir o cigarro e a bebida alcóolica

Para aqueles que possuem um desses vícios, talvez esta seja a dica mais complicada de seguir, e também a que mais deve ser sugerida a eles por qualquer pessoa que não fume ou beba. Tanto o cigarro quanto a bebida alcóolica, quando ingeridos constante e excessivamente, podem causar danos no nosso corpo que serão muito difíceis de reverter. O organismo vai funcionar com menos eficiência e vai ser muito mais difícil de perder o peso e o vício. Se aliado à vida sedentária, fica cada vez mais complicado de se perder a barriga.

8. Não se alimentar muito à noite

A não ser que você trabalhe à noite e precise da energia dos alimentos para sobreviver, o ideal é não se alimentar muito perto do horário de dormir. O jantar deve ser mais leve que o almoço, principalmente, com menos carboidratos.

Normalmente, as atividades físicas estão mais concentradas durante o dia, então é neste período que você precisará da energia dos alimentos. Quando fizer exercício físico, muito pesado, é sempre bom comer um pouco mais antes e depois deles.

9. Evitar comer fora de casa, principalmente fast food

Quando comemos fora de casa, é muito difícil saber como as comidas são preparadas e a qualidades dos produtos que são utilizados em determinado restaurante. Por exemplo, de quanto em quanto tempo eles trocam o óleo da fritura (que já é bom evitar de qualquer jeito), a quantidade de ingredientes artificiais utilizados, quanto açúcar e sal refinado são utilizados na preparação, etc.

Se você já é familiarizado com o dono e confia na qualidade da comida, não teria problema. Mas é bom ressaltar que o ideal é evitar ao máximo fast food, pois fica muito mais difícil perder peso se a comida que você está ingerindo não possui qualidade nutritiva, e ainda atrapalha todo o processo de digestão e metabolismo.

10. Utilizar suplementos

Caso a dieta esteja muito difícil de fazer, há suplementos que você pode tomar que te ajudam a perder peso, pois queimam gorduras e aumentam o metabolismo, como é o caso de alguns suplementos termogênicos. Outros suplementos que também podem auxiliar na aceleração do metabolismo são os que contêm vitamina B, CLA, zinco e selênio.

Dicas de como perder barriga em casa com exercícios

Existem exercícios físicos que são possíveis realizar em casa, sem precisar gastar dinheiro algum. Abaixo vamos listar alguns deles e, depois, algumas dicas de incentivo para ficar mais difícil de desistir.

Comece fazendo os exercícios que conseguir em uma quantidade baixa para o seu corpo entender os movimentos, e depois, aos poucos, comece aumentar a quantidade das séries e adicione pesos que proporcionarão mais dificuldade.

11. Agachamento

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Fique de pé, com as pernas abertas e os braços esticados e abertos; depois, abaixe o seu quadril, como se você fosse sentar numa cadeira imaginária. Vá abaixando aos poucos até que a sua coxa fique paralela ao chão, mas tome muito cuidado para o joelho não passar da linha dos seus pés. E sempre mantenha a postura reta e olhe para frente. 

12. Flexão de braço

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Comece com as mãos no chão na altura dos ombros e, inicialmente, os braços flexionados e perto do corpo. As pernas ficam sempre esticadas em linha reta. Aos poucos, levante o braço até ele ficar completamente esticado e depois volte para a posição inicial. Se for muito difícil fazer, coloque os joelhos como apoio no chão. 

13. Prancha frontal

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Este exercício parece fácil para quem olha a foto, mas pode ser bem cansativo. Ele se parece com a posição da flexão, o que muda é que o antebraço e o cotovelo ficam apoiados no chão, alinhados com o ombro. Como o corpo precisa ficar reto, a contração do abdômen é necessária. Tente segurar esta posição por mais tempo que conseguir, este não é um exercícios de repetição, é de estabilidade e força, principalmente do abdômen.

14. Bicicleta no chão

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As costas devem ficar encostadas no chão o tempo todo. O que se mexe são as pernas, fazendo o movimento semelhante ao de se pedalar no ar, sendo muito importante intercalar os movimentos da perna: enquanto uma perna flexiona, a outra fica bem esticada e vice-versa.

15. Chutes Tesoura

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Deite-se reto com o corpo todo tocando o chão; coloque as mãos embaixo do bumbum; levante o pescoço e olhe para frente; aos poucos, levante as pernas até que elas fiquem com um ângulo de 90º em relação ao chão, depois, devagar, leve as pernas de volta ao chão, sempre esticadas.

16. Abdominal tradicional

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Deite com as costas no chão e flexione os joelhos. Os pés ficam sempre apoiados no chão. Coloque as mãos atrás do pescoço, ou cruzadas no peito, e, aos poucos, levante o corpo com o queixo em direção dos joelhos. Não é preciso subir o tronco totalmente. Como o nome diz, use a força do abdômen, não a do pescoço. 

17. Abdominal cruzado

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Deite se com as costas no chão e dobre somente um joelho, por exemplo o esquerdo e coloque somente a mão esquerda atrás da nuca, o outro braço fica esticado no chão. Então, coloque o pé direito no joelho esquerdo e leve o cotovelo esquerdo na direção do joelho direito. Depois inverta o processo. 

18. Abdominal V

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Primeiro deite-se no chão com o corpo reto. Depois, levante o tronco, olhando para frente e, ao mesmo tempo, levante as pernas, formando um V com o seu corpo. Somente o bumbum fica no chão, as mão, ficam retas, na linha do joelho. Quanto mais tempo você conseguir ficar nesta posição, melhor, pois este é um exercício de estabilidade e força. E não esqueça, a força inteira está no abdômen.

Este exercício também pode ser feito por repetição, então, ao invés de segurar a mesma posição durante muito tempo, comece com o corpo reto deitado no chão e depois, ao mesmo tempo, levante a perna e o tronco (olhando para frente) num ângulo de mais ou menos 45º e, depois, retorne a posição inicial.

19. Elevação lateral das pernas

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Encoste o lado esquerdo do seu corpo no chão, apoie a mão esquerda na cabeça e o cotovelo no chão. A mão direita pode ficar na frente do corpo. Aos poucos tire as pernas juntas do chão, o máximo que conseguir. Repita o mesmo movimento do outro lado. Sempre tente deixar os pés apontando para frente.

20. Ponte

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Deite de costas no chão com os braços ao lado do corpo. Então dobre os joelhos, deixando o pé plantado no chão. Aos poucos, eleve as suas costas, como se alguém tivesse puxando o seu umbigo para cima. O pescoço não sai do chão. Fique alguns segundos nesta posição, depois retorne e volte a repetir.

21. Prancha lateral com torção

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Primeiro deite de bruços e, depois, apoie o antebraço e o cotovelo no chão. Torça a sua perna para um lado do seu corpo e coloque um pé atrás do outro. Depois eleve o seu quadril para cima, olhando para o chão. Segure a posição o máximo que conseguir e depois repita do outro lado. Esta pode ser uma série de repetição ou você pode segurar a mesma posição durante muito tempo para treinar sua resistência e estabilidade física.

22. Dicas de incentivo de como perder barriga em casa

  • Conforme for passando o tempo, o ideal é variar os exercícios (ordem e quantidade) e colocar mais dificuldade neles, como por exemplo comprar um peso, caneleira ou algo semelhante. Desta forma, os músculos não vão ficar “mal acostumados”, entrando num ritmo confortável. O ideal para se perder peso é criar um certo estresse que faz o músculo trabalhar mais, e assim precisar de mais energia;
  • Desligar o celular e as notificações do computador para maior concentração;
  • Fazer alguns exercícios no intervalo de atividades diárias na casa, como enquanto espera a roupa lavar. Ou também aproveitar o conforto do lar e assistir a televisão, um pedaço de um filme ou um episódio de alguma série para incentivar mais ainda a prática de exercícios em casa;
  • Ouvir músicas que te incentivam (num volume adequado para não incomodar os vizinhos) e achar uma companhia para não deixar você desistir tão fácil;
  • Descansar bem e dormir, pelo menos, 7 horas por dia.

Conclusão

O ideal para aprender como perder barriga em casa é fazer um pouco de cada coisa da lista, se é muito difícil fazer um, compense em outro. É praticamente impossível achar uma solução milagrosa de como perder barriga em casa que não necessite de muito tempo e esforço. A sua perda de peso será proporcional ao tempo e o esforço que você colocar nisso. Cabe a você decidir quais são as dicas mais fáceis e as mais difíceis de encaixar na sua rotina.

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Diva Fitness revela o segredo de seus glúteos torneados

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Foto: MF Press Global

O bumbum é uma paixão nacional que já estamos até exportando como padrão de beleza para o mundo, visto que vários cirurgiões plásticos estrangeiros recebem a encomenda de suas pacientes de um “bumbum brasileiro”. Mas para conseguir resultados de glúteos com mais volume e definição nem sempre é necessário recorrer a uma mesa de cirurgia.

A Diva Fitness Gabi Lubies exalta o corpo feminino e ressalta que é possível conseguir glúteos maiores e mais definidos com muita malhação: “Como típica brasileira, sempre tive cintura fina e quadris largos. Mesmo magra sempre tive bumbum e até certa idade ele era lindo e durinho. Passados dois partos, uma cirurgia no ombro e um longo tempo de inatividade, surgiram celulites, flacidez e fiquei com o bumbum caído. Mas através da musculação consegui consertar o estrago. Foi preciso uma série de exercícios e variações de estímulo em cima dessa musculatura, mas acreditem, é possível resolver e fazer isso sem cirurgia”.

Foto: MF Press Global

Gabi Lubies revela o seu segredo e enumera exercícios que faz para conquistar os glúteos dos sonhos:”para os glúteos dividimos os exercícios em grupos. Exercícios multiarticulares (onde trabalhamos mais de uma articulação e mais de um grupo muscular), exercícios isolados (onde o grupo muscular focal é um – isso não quer dizer que seja o único trabalhado), assim como exercícios monopodálicos (exercícios com apoio em um pé):

Multiarticulares: Agachamento normal, agachamento sumô, elevação pélvica, Good morning Isolados: Glúteo caneleira, Glúteo no cabo

Monopodálicos: passadas, afundo, retrocesso no Smith

Nos meus treinos eu mesclo estes exercícios, não faço todos em todos os dias, assim como ainda que repita-os, procuro sempre efetuar a variação dos estímulos para manter meu corpo sempre em alerta e apresentando resposta.

Procure um profissional de educação física para que ele monte o melhor treino para você, de acordo com sua necessidade e acredite que os resultados virão.

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Em expansão, Mundo Maromba inaugura sua quinta loja no Rio de Janeiro

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Foto: MF Press Global

Mundo Maromba é uma das principais lojas de suplementos alimentares para o varejo e uma das principais distribuidoras do Rio de Janeiro. Com quase seis anos no mercado, inaugurada em maio de 2013, a empresa passa por um novo momento de expansão, tornou-se referência no mercado e irá inaugurar mais uma filial ainda este ano em Madureira, zona norte carioca, como consequência de um marketing diferenciado, estratégia agressiva de preços e um trabalho intenso nas mídias sociais.

Quinta filial será inaugurada em Abril (Foto: Reprodução / Facebook)

Uma das maiores inovações trazidas pela empresa para o setor de suplementos alimentares e produtos ligados ao fitness é a garantia de cobrir o preço da concorrência, incondicionalmente: “Cobrimos qualquer oferta de qualquer concorrente nosso, direto ou indireto, seja loja física ou site, e isso é inédito. Se o cliente nos mostra que o valor do mesmo suplemento que vendemos está mais barato em um outro site ou outra loja, cobrimos imediatamente. Assim o mesmo não tem motivo de comprar em outro lugar. Podemos oferecer uma estratégia tão agressiva assim de preços porque somos hoje a maior distribuidora do Rio de Janeiro destes produtos no atacado”, revela o empresário e influenciador digital Daniel Cohen, CEO da Mundo Maromba.

O empresário Daniel Cohen – Foto: Reprodução

O empresário aponta também que a abertura de sua quinta loja física vem em consonância com o atual momento do mercado de suplementos alimentares, fitness e bodybuilding, que não para de crescer no Brasil: “Somos um país tropical em que as pessoas querem sim ter uma boa imagem e se preocupam com a estética. Querem poder estar bem para ir a praia, piscina ou fazer fotografias para as redes sociais, mas vai muito além disso. O bodybuilding é um estilo de vida e o Mundo Maromba Suplementos representa isso, uma vida mais saudável e com mais qualidade, aliada a questão da beleza e dos cuidados com o corpo. Logo, para atender a essa demanda de um mercado que não para de crescer, precisamos expandir nossos negócios”.

Galpão de logística do Mundo Maromba – Foto: Reprodução

Os números apontam que o Mundo Maromba não só conquistou os cariocas com seus serviços intangíveis no varejo, mas a venda em atacado da empresa está a todo vapor, tendo atendido mais de 5 mil revendedores e lojistas por todo Brasil, mesmo com a crise financeira que tem assolado o país. De acordo com a ACAD, o segmento passa por um período de alta contínua há anos e com isso tem impulsionado o a indústria consumo de suplementos alimentares. O Brasil ja é o segundo mercado de produtos para praticantes de musculação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Hoje existem mais de 35 mil academias em todo o Brasil e quase nove milhões de alunos, movimentando cerca de US$ 2,5 bilhões anuais.

A nova loja funcionará dentro do Madureira Shopping, principal centro comercial da região que abrange desde os bairros de Rocha Miranda a Marechal Hermes, composta por 15 bairros e com mais de 1 milhão de habitantes e será inaugurada em Abril. No mês de Agosto a filial contará com a presença VIP de Gracyanne Barbosa, que deve movimentar a região. Gracyanne é hoje um dos principais nomes do fisiculturismo nacional, embora não participe de competições. A musa do bodybuilding tem mais de 7,5 milhões de seguidores no Instagram.

Gracyanne Barbosa no centro de distribuição da MaxTitanium, um dos fornecedores da Mundo Maromba Suplementos (Foto: Reprodução / Instagram)

Daniel Cohen aposta nos nos influenciadores digitais como um dos diferenciais do Mundo Maromba Suplementos para alcançar de forma eficaz o seu público alvo: “temos parcerias e bom relacionamento com influenciadores digitais e convidamos os maiores para eventos em nossas lojas que mobilizam centenas de pessoas, em sua maioria fãs, que comparecem para ver o influencer e encontram a loja com até 80% de desconto e acabam aproveitando para comprar seus suplementos conosco”.

Ação com o influencer Toguro na loja Mundo Maromba de Marechal Hermes (Foto: Reprodução / Facebook)

No e-commerce, Daniel Cohen conta que a agilidade na entrega dos pedidos, múltiplas modalidades de pagamento e descontos promocionais por categorias também é um dos grandes responsáveis pela alta procura dos clientes e um diferencial no mercado: “Nós garantimos a entrega mais rápida do ramo, até 48 horas a partir da confirmação do pedido e 24h dentro do Rio de Janeiro. 90 % das nossas entregas são feitas no mesmo dia que o pedido é feito ou no dia seguinte. Depois temos condição de pagamento especial em que o cliente só paga ao receber. Aceitamos todos os cartões de crédito, PagSeguro, transferência, depósito, dinheiro e prazo. Somos a única loja de suplemento que aceita vale alimentação e refeição e ainda temos 15 % de desconto para policiais, forças armadas, bombeiros e militares”.

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Nilton Bala revela como conseguiu manter a boa forma no carnaval do Brasil

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Foto: MF Press Global

O Carnaval é um período de festas no Brasil e um convite a esquecer um pouco da dieta e dos treinos para curtir a folia. 
O personal trainer das estrelas em Portugal, Nilton Bala, foi convidado de um camarote no carnaval do Rio de Janeiro e esteve na Sapucaí aproveitando a maior festa da Terra, na companhia de outros famosos e revendo amigos de longa data. 

Apesar do clima de festa e descontração, Nilton Bala revela como conseguiu manter a boa forma mesmo nesse período de folia: “saí um pouco da dieta, bebi moderadamente, e esse é um dos segredos. Não é porque estou de férias que tenho de comer e beber como se o mundo fosse acabar (risos). Nosso corpo a todo momento busca o equilíbrio, balancear as coisas. Eu curti o carnaval mas fiz tudo com moderação, e isto não me trouxe grandes prejuízos para a boa forma por se tratar de um curto período de dias em relação aos anos em que tenho me mantido na linha com os treinos diários e boa alimentação”. 

Nilton Bala conta que não deixou de treinar durante o carnaval, mas alterou um pouco a sua rotina: “quando eu estou em Portugal eu acordo muito cedo para fazer o aeróbico, por volta das 5h da manhã. No carnaval eu não fiz isso, eu dormia sem horário para acordar mas ao despertar eu fazia pelo menos 40 minutos de treino aeróbico, todos os dias, mesmo estando de férias”.

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