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Saúde

É possível ficar em forma com treinos de 15 minutos por dia? Diva Fitness responde

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Dan Galic / Thaiz Cardozo / MF Press Global

O HIIT (Treino intervalado de alta intensidade) se tornou o queridinho para queimar gordura e ganhar massa e também é febre em algumas academias. Treinos que duram de 15 a 30 minutos e que podem derreter a gordura corporal, aumentar o condicionamento físico e tonificar músculos são a grande promessa dessa modalidade. Mas será realmente possível ter resultados tão expressivos com o HIIT?

A Diva Fitness e atleta profissional Renata Spallicci revela os segredos por trás do HIIT e sua eficiência para reduzir o percentual de gordura: “Sim é possível perder peso e ficar em forma com treinos de curta duração. Os estudos que o compararam ao exercício contínuo constante, mostraram que o HIIT é bem superior no quesito perda de gordura, mesmo sendo de menor duração. O HIIT é um método recomendado a pessoas que querem otimizar seu treino cardiovascular, uma vez que é realizado em tempo curto e em alta intensidade. Cada exercício deve ser realizado com 1 a 2 minutos de intensidade máxima para o mesmo tempo de recuperação, de onde deriva o nome HITT, do inglês High Intensity Interval Training ou Treino com Intervalos de Alta Intensidade”.

Dados os incríveis resultados que podem ser obtidos com o HIIT, Renata incluiu esta modalidade de treinos em sua preparação para competições de fitness que participa. Além disso, em seu blog, a Diva Fitness partilha com os leitores um programa de emagrecimento que também inclui o HIIT como estratégia de perda de peso rápida: “como o HIIT tem estado muito em alta, estudei muito sobre o tema em conjunto com o meu time de educadores físicos e nutricionista para chegar às melhores metodologias para emagrecimento pensando em perda de gordura, com manutenção e até ganho de massa magra. Dadas todas as vantagens, o HIIT foi incluído não apenas na minha preparação pessoal para os campeonatos mas também no programa de Finalmente Magro, onde eu e minha equipe oferecemos consultoria para pessoas que desejam alcançar resultados não apenas em perda de peso e estética, mas saúde. Quando estou em preparação para competir nos campeonatos de fitness e preciso baixar rapidamente o percentual de gordura, o HIIT é uma das principais estratégias utilizadas. Mesmo com a correria do dia a dia, o HIIT se encaixa em qualquer rotina porque pode ser praticado em qualquer lugar, com qualquer aparelho ou, até mesmo, sem aparelhos, o que abre um leque de possibilidades infinitas. Podemos utilizar cordas de pular, pesos, faixas elásticas ou até o peso do próprio corpo”. 

No entanto, Renata alerta para a necessidade de buscar orientação profissional antes de iniciar a praticar atividades de alta intensidade como o HIIT: “No caso do HIIT existem muitas metodologias e protocolos de treinamento e nem todas as pessoas estão aptas a realizá-las. Por isso, procure sempre orientação de um profissional. Para usufruir dos benefícios que o HIIT tem a oferecer é preciso ter a orientação correta, senão podem acontecer lesões e frustrações. Por isso quando incluí esse tipo de treino no meu programa de emagrecimento determinamos que os alunos seriam acompanhados por profissionais que orientariam como realizar o HIIT de forma adequada e qual o melhor protocolo face aos objetivos, necessidades e condicionamento de cada um”.

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Saúde

De gordinho para tanquinho: é possível ficar sarado em 4 meses? Especialista responde

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Muitos sonham em conquistar o chamado “corpo de verão” e ter uma aparência mais atlética para se sentir bem com sua auto imagem. No entanto além das questões estéticas, os estudos mostram que a obesidade já é uma realidade para 19% dos brasileiros e o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%), logo 73% da população está fora de forma o que torna o ideal do corpo sarado ainda mais valorizado. Mas como chegar lá? É possível ficar em forma em pouco tempo? 

Para responder a essas perguntas, o Dr. Leone Gonçalves, nutricionista, educador físico e especialista em nutrição ortomolecular traz algumas considerações: “sim é possível ficar em forma em apenas 4 meses, por exemplo, mas isso demanda de cada um uma medida de esforço. Os primeiros resultados quando se começa a investir a sério em alimentação de qualidade e exercícios físicos podem vir bem mais rápido do que se pensa, quando se tem foco e as estratégias corretas”. 

Nas redes sociais do Dr. Leone, com mais de 118 mil seguidores,  é possível ver muitos ‘antes e depois’ de impressionar, de pessoas que saíram de gordinhos para a barriga ‘tanquinho’ com músculos aparentes em menos de 5 meses. Mas como isso é possível? Ele explica: “o método que criei para proporcionar emagrecimento e aumento de massa muscular tem dado resultados que chamam a atenção nas redes sociais por ser baseado em 4 pilares fundamentais. Comer certo e fazer exercício são medidas essenciais para perder peso, mas se mesmo assim através de uma avaliação física nota-se que não se chegou aos resultados pretendidos, é importante que você adote uma terceira medida, de abrir mão dos alimentos suspeitos de desencadear inflamação no organismo. O quarto pilar é a suplementação adequada, baseada nas deficiências de vitaminas, minerais e nutrientes de cada um, através de manipulados feitos sob medida para essas necessidades”. 

O Dr. Leone destaca a questão de identificar alimentos que são inflamatórios já é um começo para a perda de peso e medidas: “o consumo de alimentos pró inflamatórios causa a inflamação das células. Para combater este efeito basta cortar os alimentos pró inflamatórios e introduzir os anti-inflamatórios na dieta, porque eles melhoram o funcionamento do intestino e do organismo em geral, auxiliando no emagrecimento. Avalio meus pacientes e conseguimos assim detectar e prescrever. Outra boa notícia, é que isto também combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação”. 

Além disso, o doutor conta que o básico continua sendo essencial: “como sou educador físico e nutricionista, consigo prescrever ambos de forma individualizada aos meus pacientes. Isso não pode faltar, o exercício e a dieta. Mas os resultados que se apresentam são otimizados e através da medicina ortomolecular e da prescrição de fórmulas manipuladas para cada paciente de acordo com suas necessidades nutricionais e objetivos. É possível conseguir ótimos resultados sem precisar fazer loucuras, apenas tendo a orientação profissional correta”.

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Brasileiro faz sucesso em Portugal e lança livro no programa de maior audiência no país

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O personal trainer brasileiro Nilton Bala superou todas as adversidades de recomeçar a vida no estrangeiro e as dificuldades financeiras e se tornou uma referência do fitness em Portugal e uma celebridade.

Hoje, aos 39 anos, é um dos personal trainers mais procurados do país e integra no seu rol de alunos nomes como os dos atores José Fidalgo, Lourenço Ortigão e a top model internacional Sara Sampaio.

Conhecido como o PT das Celebridades, Nilton agora lança seu primeiro livro pela Porto Editora “Fique em forma em 28 dias” no programa de maior audiência da televisão portuguesa, o “Programa da Cristina”, na SIC, o que evidencia sua projeção no país.

Nilton falou sobre o seu livro, que tem a proposta de ajudar as pessoas a mudarem suas vidas através da prática esportiva e colocou a apresentadora da SIC para malhar com ele durante o programa, protagonizando momentos de descontração: “Sempre acreditei que o exercício físico era o caminho para melhorar vidas, em todos os sentidos. Passo a passo, com metas bem definidas é possível não apenas mudar o corpo mas a vida e é essa motivação e orientação que trago nas páginas do meu livro”, comenta.

Além disso, Nilton já é muito conhecido dos portugueses não apenas por ser o Personal das Estrelas, mas também por sua icônica participação no reality show “The Biggest Deal” que projetou ainda mais a sua imagem no país.

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Influenciadora digital que baixou 13% de gordura corporal conta segredo para manter a boa forma durante viagens

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Pricylla Pedrosa é uma influenciadora digital com quase um milhão de seguidores no Instagram e que compartilha com seus seguidores dicas de lifestyle, beleza, moda e boa forma.

Viajante frequente, a influenciadora digital está na Europa, percorrendo Austria e Hungria para um trabalho fotográfico e conta o segredo para manter a boa forma mesmo com pouco tempo para treinar e na correria dos ensaios e de conexões aéreas: “nosso dia começa muito cedo e vamos até quase a noite fotografando. A rotina é muito intensa e não sobra tempo para muito treino. No entanto, mantenho uma dieta cetogênica, a base de proteínas e gorduras, para manutenção da massa magra e evitar de engordar”.

Pricylla revela que com a dieta cetogênica foi capaz de baixar em um ano o percentual de gordura de 27% para invejáveis 14%: “a dieta cetogênica é o meu grande segredo. Em um ano baixei 13% de gordura corporal, o que é muita coisa. E agora mantenho uma alimentação com base na dieta cetogênica e isso me permite ficar em forma, mesmo durante as viagens”.

Reprodução / MF Press Global

Pricylla diz que não é difícil manter sua dieta mesmo fora do Brasil: “proteínas e gorduras são fáceis de se encontrar em todo o lugar. Aqui em Vienna se consome muita carne também, então é uma dieta fácil de se manter”.

Saiba qual o cardápio de Pricylla Pedrosa durante as viagens:

Café da manhã: ovos, bacon, queijos e café (sem acúcar)

Almoço: carnes variadas e saladas (alface, tomate, pepino)

Janta: carnes variadas e legumes

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