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Hidratação e exercício físico

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A hidratação está intimamente relacionada com o desempenho no esporte.
As recomendações relativas à hidratação durante a prática de esportes depende do tipo de exercício, intensidade e duração do mesmo.
A desidratação aumenta a temperatura corporal e reduz o desempenho, levando à riscos para saúde.

De acordo com a Diretriz de modificações dietéticas para o esporte “Com 1 a 2% de desidratação inicia-se o aumento da temperatura corporal em até 0,4oC para cada percentual subsequente de desidratação. Em torno de 3%, há redução importante do desempenho; com 4 a 6% pode ocorrer fadiga térmica; a partir de 6% existe risco de choque térmico, coma e morte.”

A reposição hídrica deve ser equivalente à perda de líquidos pelo suor, o que regula a temperatura corporal e melhora o desempenho.

Com relação aos sinais da desidratação, é fundamental identifica-los. A Diretriz descreve “Quando leve a moderada, ela se manifesta com fadiga, perda de apetite e sede, pele vermelha, intolerância ao calor, tontura, oligúria e aumento da concentração urinária. Quando grave, ocorre dificuldade para engolir, perda de equilíbrio, a pele se apresenta seca e murcha, olhos afundados e visão fosca, disúria, pele dormente, delírio e espasmos musculares.”

Como repor?

Para atividades leves e de curta duração (abaixo de 1h), apenas água é suficiente para hidratar.
Para atividades com mais de 1h de duração, ou de menor duração mas que sejam intensas como futebol basquete, tênis, handebol, há a necessidade de incluir sódio e carboidratos junto à agua, o que melhora os processos hidroeletrolíticos.

No suor há perda de sódio. Se a atividade for intensa e a sudorese também, pode ocorrer hiponatremia, uma concentração de sódio muito baixa, que pode causar apatia, náusea, vômito, consciência alterada e convulsões.
Portanto, em exercícios prolongados, que ultrapassam uma hora de duração, recomenda-se beber líquidos contendo de 0,5 a 0,7g.l-1 (20 a 30mEq•l-1) de sódio, que corresponde a concentração similar ou mesmo inferior àquela do suor de um indivíduo adulto.

A inclusão de carboidratos nessa bebida melhora o desempenho. Deve-se preferir mistura de glicose, frutose e sacarose.

A recomendação é que se consuma de 30 a 60g de carboidrato por hora de exercício, visando evitar a fadiga.
Porém, sua ingestão não deve ultrapassar 80g/hora. O uso de gel energético é indicado, mas deve ser acompanhado da ingestão de água.

Quando ingerir?

A ingestão de líquidos deve ser antes, durante e depois do exercício.
Para começar o exercício bem hidratado, ingerir 250 a 500ml de líquidos 2h antes do mesmo.
Iniciar a hidratação nos primeiros 15 minutos e continuar a cada 15 ou 20 minutos.
Após o exercício, continuar bebendo líquidos para se hidratar. Deve-se repor 125 a 150% dos fluidos perdidos (para saber basta se pesar antes e depois do exercício). Essa reposição pode ser feita nas 4 a 6 horas seguintes ao término do exercício.
Fique de olho na coloração de sua urina. Urina clara, quase incolor, é sinal de boa hidratação.

Receita

Bebida esportiva caseira
Água – 500ml
Maltodextrina – 33g
Sal – 0,56 g

Gatorade de uva
Para 1000 ml
•Suco de uva integral (100 ml) = 18,5 g de CHO
•Açúcar refina. (5 colh.sobre.ch.= 41,5 g) = 41,5 g CHO
•Sal (colh.cafezinho rasa: 1,14g) = 441,807 mg de Na+
•Água quantidade necessária para completar 1 litro

– Ingerir 500ml/hora
Fonte: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Suplemento – Rev Bras Med Esporte – Vol. 15, No 3 – Mai/Jun, 2009

Fluids in Sport

Heloiza Muniz
Nutricionista – CRN3 30096
www.heloizamuniznutri.com
www.heloizamuniznutri.blogspot.com
IG: heloizanutri
FB: Heloiza Muniz Nutricionista

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“Sou filha de pastor, nudez sempre foi um tabu”, revela Suzy Cortez, preste a estrear seu 40º ensaio nu

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A modelo Suzy Cortez, que tem mais de 2 milhões de seguidores na internet, deve parte do seu sucesso nas redes sociais pela nudez. Isso, porque a musa fitness já posou para renomadas edições da revista Playboy, entre outras publicações que envolviam fotos ousadas suas. Entretanto, na intimidade de Suzy, a nudez ainda é um tabu. “Sou filha de pastor, nudez sempre foi um tabu para eles”, conta.

Atualmente, a modelo está prestes a estrear o seu quadragésimo ensaio nu, e abriu algumas fotos ainda em edição com exclusividade. As fotos fazem parte de um projeto para publicação ainda em segredo. 
Suzy diz que suas fotos das redes sociais não são liberadas para todos os seus conhecidos por conta da religião de seus pais. Sobre apoio do familiares, ela fala que nunca sofreu preconceito, mas nem tudo sobre as suas fotos são reveladas. “Não sei como poderia ser se soubessem das minhas fotos nuas”.
Fotos: Divulgação | CO Assessoria

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“Com tantos feriados não há dieta que resista”, dispara Leticia Daniela

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Para a modelo e influenciadora digital Leticia Daniela os feriados e seus excessos não contribuem com a boa forma
Feriados costumam ser problemáticos para pessoas que buscam seguir uma dieta regrada e uma rotina de exercícios. Algumas academias fecham mais cedo, ou nem sequer abrem, e os convites para sociais regadas a comida e bebida aumentam.


A modelo e influenciadora digital Leticia Daniela mantém ao longo do ano uma dieta regrada e uma rotina de exercícios físicos, mas afirmou que com tantos feriados ao longo do ano é difícil resistir às tentações: “tivemos a Páscoa agora há poucos dias, antes tivemos carnaval, agora vamos ter o dia do trabalho e mais um monte de feriados. Não há dieta que resista (risos). É preciso muito foco. Na páscoa me acabei no chocolate mesmo, mas vou tentar pegar leve até o Natal”, comenta.


Letícia Daniela é uma referência em boa forma e beleza na internet. A loira ostenta um corpo impecável nas redes sociais que deixa os seus milhares de seguidores de queixo caído. Ela também compartilha sua rotina de treinos e os trabalhos que realiza.

Fotos de:   Reprodução / MF Press Global Por: Hebert Neri

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Bella Falconi revela que levou 8 meses depois da gestação para conseguir emagrecer

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Bella Falconi há anos se consolidou como uma referência em fitness, boa forma e bem viver. Mesmo após de dar a luz a duas filhas, Vicky e Stella, a influencer e nutricionista exibe um abdômen sarado e partilha com os seguidores sua rotina como mãe, treinos e trabalhos.


Alguns de seus seguidores questionaram Bella sobre o segredo para ter a barriga sarada mesmo após a gestação. A influencer respondeu que o físico que hoje apresenta é resultado de boas escolhas feitas no passado e consequência da memória muscular: “o que é importante as pessoas entenderem e evitar de fazer confusão é que o corpo tem memória muscular, que eu não fiquei assim da noite pro dia e nem é algo que veio depois do nascimento das minhas filhas. Tem a ver com uma vida de exercícios físicos, de malhar pesado, alimentação regrada e disciplina. Meu corpo tem memória muscular porque eu fui atleta. Eu competia e fiz dieta restritiva por 4 anos”


Bella revela que, no entanto, voltar a apresentar a boa forma habitual não foi um processo rápido: ”Eu demorei 8 meses pra emagrecer depois do nascimento da Stella. Minha filha tem 8 meses e só agora consegui emagrecer tudo que faltava. Muita gente pensou que eu iria ficar seca logo depois de ter filhos mas isso não aconteceu. As coisas levam tempo e o corpo da gente nunca volta a ser o mesmo”. 


Ela também explicou que, embora apresente ainda a famosa barriga tanquinho, hoje em dia não tem foco nos abdominais: “só o fato de eu emagrecer minha barriga já fica marcada porque eu sempre trabalhei com hipertrofia muscular, então ao diminuir o percentual de gordura meu músculo fica aparente. Toda minha vida eu sempre botei muita carga pro abdominal. Embora hoje eu não esteja focada neste grupo muscular e em exercícios pesados para a região, basta eu emagrecer e eles aparecem”.

Fotos de:   Reprodução/ MF Press Global Por: Hebert Neri

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