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Ioga ou Pilates?

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Conheça as diferenças.

Você certamente já ouviu falar que Ioga e Pilates são duas maneiras de se exercitar e trazer benefícios ao corpo. As duas práticas têm em comum a promessa de fazer você se sentir melhor através do controle da respiração e da concentração em determinados movimentos e posturas. Mas você sabe qual a diferença entre uma e outra?

A Ioga e a sabedoria oriental

A Ioga baseia-se na sabedoria oriental segundo o qual existe um fluxo de energia que leva vitalidade ao corpo como um todo. Quanto mais livremente essa energia transita pelo corpo, mais saúde e energia você sente.

Acredita-se que as tensões físicas bloqueiam esse fluxo de energia e com o passar do tempo, as áreas de maior tensão do seu corpo podem se tornar rígidas e doloridas. Como grande parte das tensões físicas que sentimos está ligada àquilo que pensamos, um dos objetivos da Ioga é unir a mente ao corpo e espírito.

A Ioga é uma disciplina holística espiritual com origem em formas de meditação oriental. As posturas, ainda que condicionem o corpo, também visam atuar sobre a mente. Elas simbolizam o objetivo de viver a vida num estado equilibrado e sereno.Os adeptos da prática acreditam que a mente e o corpo são um só e se forem conduzidos de maneira correta, encontrarão harmonia e cura para muitos de seus males. Por isso, a Ioga é considerada também como terapia, pois faz com que o corpo fique naturalmente mais relaxado.

Uma das principais razões pela qual as pessoas começam a praticar Ioga é para sentir mais energia, paz e relaxamento proporcionados pelo controle da respiração e a execução de determinadas posturas e alongamentos.

O próprio peso do corpo é usado para criar resistência muscular e é preciso dedicar atenção também aos movimentos de mudanças de posturas.

Existem vários estilos de Ioga e a grande diferença entre eles está na ênfase dada a cada aspecto da prática. A Vinyaso Ioga, por exemplo, prioriza a coordenação entre respiração e movimento; já a Hatho Ioga tem como objetivo principal fortalecer o corpo, interna e externamente. Nenhum estilo pode ser considerado melhor que outro. O estilo a ser praticado é uma questão de necessidade ou preferência pessoal.

Pilates e o uso de aparelhos

A técnica do Pilates, por outro lado, é principalmente um condicionamento físico. O criador do método, Joseph Pilates, usou seus conhecimentos para ajudar soldados a se recuperarem de ferimentos de guerra.

Pilates desenvolveu máquinas com cabos e roldanas que ajudam o corpo a se manter em posturas que fortaleçam e alongam os músculos. Assim, além de uma completa série de exercícios no solo, a execução dos movimentos segundo o método, demanda o uso de aparelhos apropriados.

A ênfase dos exercícios do Pilates está em fortalecer o abdômen, melhorar a postura, estabilizar e fortalecer a espinha dorsal, melhorar o equilíbrio e, sobretudo a força.

A natureza de ser uma atividade de baixo impacto faz com que seja ideal para prevenir ou reabilitar distensões provocadas por exercícios com carga. A finalidade básica dessa prática é a concentração, o equilíbrio entre força e flexibilidade porque cria saúde e vigor para os grupos de músculos resultando num corpo esguio e forte.

Pilates X Ioga: a escolha é sua

O Pilates baseia-se em movimentos orientados por máquinas, sendo assim, a técnica se aproxima mais dos treinamentos com cargas do que com a Ioga, no sentido de que o corpo é trabalhado utilizando movimentos de resistência que objetivam também a aumentar os músculos. Porém, alguns movimentos realizados no solo se aproximam mesmo dos movimentos da Ioga, mas as ênfases são diferentes: o Pilates não envolve desenvolvimento espiritual.

A Ioga concentra-se mais no que sentimos ao nos relaxarmos e o Pilates está mais focado na força do corpo e em como ele se movimenta. Sendo assim, se seu objetivo é exercitar seu corpo enquanto acalma e domina sua mente, então Ioga é a sua opção. Se você está mais interessado em um sistema de condicionamento, ou se recuperando de alguma lesão, o melhor é praticar Pilates.

Outra solução é combinar as duas técnicas: enquanto a Ioga traz mais elasticidade ao corpo, o Pilates pode tornar seus efeitos mais duradouros. As técnicas respiratórias do Pilates e o aspecto meditativo da Ioga ajudam a aliviar o estresse da rotina diária. Ambos os métodos são eficazes e com a ajuda de um bom instrutor, certamente seu corpo se beneficiará.

Fonte: bbel.uol.com.br

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  1. Pedro Cademartori Jr

    10 de agosto de 2011 at 12:02

    Muito bem explicado, lembrando sempre que pilates é uma compilação entre a força e alongamento. Tendo diversos resultados benéficos ao corpo, também enfatizando que é uma ótima técnica tanto para condicionamento físio quanto para reabilitação.
    Muito obrigado!

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Vai encarar? Erika Schneider aposta no boxe para manter a forma

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Erika Schneider mantém ao longo de todo ano um corpo sarado e se tornou um ícone do fitness, e qual o segredo? Embora a loira não seja de fazer dietas e vá no máximo 2 vezes na semana à academia, para manter a forma ela investe, além da dança em diversas atividades para queimar calorias e ainda garantir a manutenção da massa magra, dentre elas o boxe. 


No Instagram, Erika postou uma foto com as luvas de boxe e a legenda: “E ai, vai encarar?” o que trouxe centenas de comentários dos seus seguidores.
Uma aula de boxe pode queimar até 1200 calorias em menos de 1h além de tonificar os músculos. Além da perda de peso e fortalecimento muscular a atividade traz muitas outras vantagens: “O boxe reduz o estresse, corrige e melhora a postura, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, trabalha resistência e melhora a concentração e a coordenação motora. Só me traz benefícios”. 


A bailarina do Faustão conta que o grande segredo no seu caso está na intensidade: “eu aumento a intensidade dos exercícios e diminuo a duração. Eu não gosto de ficar horas na academia então invisto em alta intensidade para manter o condicionamento”.

Fotos de:  Reprodução / MF Press Global Por: Hebert Neri

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“Sou filha de pastor, nudez sempre foi um tabu”, revela Suzy Cortez, preste a estrear seu 40º ensaio nu

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A modelo Suzy Cortez, que tem mais de 2 milhões de seguidores na internet, deve parte do seu sucesso nas redes sociais pela nudez. Isso, porque a musa fitness já posou para renomadas edições da revista Playboy, entre outras publicações que envolviam fotos ousadas suas. Entretanto, na intimidade de Suzy, a nudez ainda é um tabu. “Sou filha de pastor, nudez sempre foi um tabu para eles”, conta.

Atualmente, a modelo está prestes a estrear o seu quadragésimo ensaio nu, e abriu algumas fotos ainda em edição com exclusividade. As fotos fazem parte de um projeto para publicação ainda em segredo. 
Suzy diz que suas fotos das redes sociais não são liberadas para todos os seus conhecidos por conta da religião de seus pais. Sobre apoio do familiares, ela fala que nunca sofreu preconceito, mas nem tudo sobre as suas fotos são reveladas. “Não sei como poderia ser se soubessem das minhas fotos nuas”.
Fotos: Divulgação | CO Assessoria

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“Com tantos feriados não há dieta que resista”, dispara Leticia Daniela

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Para a modelo e influenciadora digital Leticia Daniela os feriados e seus excessos não contribuem com a boa forma
Feriados costumam ser problemáticos para pessoas que buscam seguir uma dieta regrada e uma rotina de exercícios. Algumas academias fecham mais cedo, ou nem sequer abrem, e os convites para sociais regadas a comida e bebida aumentam.


A modelo e influenciadora digital Leticia Daniela mantém ao longo do ano uma dieta regrada e uma rotina de exercícios físicos, mas afirmou que com tantos feriados ao longo do ano é difícil resistir às tentações: “tivemos a Páscoa agora há poucos dias, antes tivemos carnaval, agora vamos ter o dia do trabalho e mais um monte de feriados. Não há dieta que resista (risos). É preciso muito foco. Na páscoa me acabei no chocolate mesmo, mas vou tentar pegar leve até o Natal”, comenta.


Letícia Daniela é uma referência em boa forma e beleza na internet. A loira ostenta um corpo impecável nas redes sociais que deixa os seus milhares de seguidores de queixo caído. Ela também compartilha sua rotina de treinos e os trabalhos que realiza.

Fotos de:   Reprodução / MF Press Global Por: Hebert Neri

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