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Preciso de proteína! qual suplemento escolher?

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A relação entre o treinamento de musculação e uma adequada ingestão protéica já está bem estabelecida. No entanto, devido às poucas opções de alimentos fonte de proteína disponíveis, a suplementação alimentar acaba sendo praticamente inevitável para aqueles que levam uma rotina de treinamento mais intensa. Na década de 70, essa suplementação era realizada basicamente com claras de ovos desidratadas. Na década de 80, além da albumina, a proteína de soja e alguns compostos de aminoácidos também foram muito utilizados. Quando eu iniciei meus treinamentos de musculação, bem no início dos anos 90, a albumina ainda reinava no mercado, mas já se começava a falar em whey protein.

Sempre recomendo para meus atletas e pacientes que a grande maioria da ingestão diária de proteínas deve ser proveniente de fontes alimentares como: carnes vermelhas magras, aves, peixes, frutos do mar, ovos, derivados do leite e soja (em alguns casos). No entanto, em algumas situações (imediatamente antes ou após o treino), a utilização de suplementos alimentares pode proporcionar maiores benefícios – como a velocidade de absorção, por exemplo. Além de momentos em que a ingestão de um alimento sólido torna-se complicada (ou você comeria um filé de peito de frango na frente do seu chefe em uma reunião bem no meio da tarde?).

Nos dias atuais, temos uma grande variedade de suplementos protéicos disponíveis no mercado. Isto é fantástico, mas de nada adianta essa grande oferta, se não houver um consumo adequado desses produtos. Neste artigo iremos discutir os suplementos protéicos mais comuns e como poderiam ser utilizados.

Whey protein

Sem dúvida a whey protein é o suplemento mais vendido atualmente. Todo esse destaque é merecido, visto que essa proteína, proveniente do soro do leite, apresenta efeitos positivos no combate de alguns tipos de câncer, ação antioxidante (glutationa – excelente para otimizar o processo de recuperação), estimula a síntese protéica (rica em leucina), dentre outros efeitos.

Um benefício da whey protein não muito comentando e muito importante, seria a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos. A whey contém peptídeos que inibem certa enzima (ACE) que possui ação vasoconstritora. Isto proporciona um maior fornecimento de nutrientes, hormônios anabólicos (GH e testosterona) e oxigênio para os músculos durante o exercício. O resultado seria uma melhor performance durante o treinamento e uma ótima recuperação/regeneração após.

Devido a sua capacidade de ser absorvida rapidamente, os melhores horários para o uso de whey protein seriam: desjejum, logo antes e logo após o treino. Dentre as formas desse suplemento encontradas no mercado (concentrada, hidrolisada, isolada, isolada micro particulada), a hidrolisada e a isolada micro particulada são as que possuem a maior velocidade de absorção.

Caseína micellar

Cerca de 80% da proteína do leite é caseína. Possui grande concentração de glutamina, que possui inúmeros benefícios para um indivíduo engajado em um treinamento intenso, fortalecendo o sistema imune e estimulando a síntese protéica. A caseína é conhecida pela sua velocidade de absorção mais lenta do que a whey protein, sendo perfeita para ser utilizada como complemento protéico de refeições intermediárias e antes de dormir. Alguns estudos apresentam benefícios em utilizar caseína micellar em conjunto com whey protein imediatamente após o treino. Inclusive alguns bodybuilders de sucesso, vêm utilizando essa fórmula e afirmam obter grandes resultados.

Proteína do leite isolada

Este suplemento (milk protein) apresenta os benefícios protéicos do leite (caseína e whey protein), com remoção de praticamente toda lactose e gordura encontradas no leite. Fornece geralmente cerca de 85% de proteína, apresentando uma velocidade de absorção mais lenta do que a whey protein. Portanto, é uma excelente escolha para ser utilizada nas refeições intermediárias e antes de dormir.

Proteína da carne em pó

Embora possa parecer estranho, os suplementos a base de proteína da carne bovina possuem uma rápida absorção. É removida toda a gordura da carne, restando os aminoácidos e outras substâncias interessantes, como a creatina. São ótimas opções para quem possui intolerância à lactose e/ou outras substâncias presentes no leite de vaca. Devido à capacidade de rápida absorção, é uma boa alternativa para ser utilizada no desjejum, logo antes e logo após o treinamento.

Proteína da clara do ovo – Albumina

Apesar de já ter tido seus anos de glória, a albumina ainda pode ser muito bem utilizada, visto seu alto valor biológico. A albumina é rica em BCAAS e em arginina, auxiliando respectivamente na síntese protéica e no estímulo a produção de óxido nítrico. A clara do ovo contém mais de 40 diferentes tipos de proteína, mas cerca de 55% é albumina. Possui uma absorção mais rápida do que a caseína micellar e mais lenta do que a whey protein. Pode ser muito bem utilizada nas refeições intermediárias e/ou antes de dormir (com caseína). A albumina é muito conhecida por seus efeitos quanto ao aumento da flatulência. Uma sugestão seria mastigar muito bem os alimentos se estiver usando essa suplementação. Com isto, a ingestão de ar reduziria consideravelmente. Como tudo que entra, tem que sair… Bom, façam o teste e verão que funciona.

Proteína da soja

Muitos adeptos da musculação simplesmente desprezam a proteína de soja devido à presença de fito estrógenos, com o medo de reduzir a produção endógena de testosterona. Diversos estudos já comprovaram de que esta relação é uma falácia. A proteína isolada de soja é uma excelente fonte protéica, inclusive do aminoácido arginina. Este aminoácido auxilia nos níveis de óxido nítrico e hormônio do crescimento.

Também possui uma excelente concentração de antioxidantes. Em períodos de redução da gordura corporal, a proteína isolada de soja apresenta um ótimo papel, visto que apresenta um auxílio no controle do apetite e melhor ajuste dos hormônios tireoidianos. Apresenta velocidade de absorção mais lenta do que a whey protein e mais rápida do que a caseína. Alguns estudos demonstram que sua utilização pode ser bem útil em conjunto com a whey protein tanto no período pré como no período pós treino. O uso no período pré-treino se justificaria devido à presença de arginina e o uso no período pós-treino devido à presença dos antioxidantes. Uma outra dica seria o uso de proteína isolada de soja em conjunto com caseína micellar e albumina nas refeições intermediárias, fazendo portanto, um mix protéico da mais alta qualidade.

Como vimos, temos ótimas opções de suplementos protéicos disponíveis no mercado. Tudo irá depender da necessidade, características da dieta e disponibilidade financeira. Lembre-se que grandes campeões do passado como Arnold Schwarzenegger, Sergio Oliva, Franco Columbo, Frank Zane, dentre outros, não possuíam toda esta variedade a disposição e mesmo assim conseguiram resultados fantásticos! O grande determinante do sucesso ainda é a determinação de cada um! Para evitar um uso inadequado da suplementação alimentar, busque sempre orientação com um nutricionista esportivo.

Fonte: www.rodolfoperes.com.br

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  1. Isac de Melo

    20 de junho de 2013 at 10:13

    Proteína do leite isolada
    Este suplemento (milk protein) apresenta os benefícios protéicos do leite (caseína e whey protein), com remoção de praticamente toda lactose e gordura encontradas no leite. Fornece geralmente cerca de 85% de proteína, apresentando uma velocidade de absorção mais lenta do que a whey protein. Portanto, é uma excelente escolha para ser utilizada nas refeições intermediárias e antes de dormir.

    Referente a esta informação… Se o Whey isolado, ou proteína isolada do leite, sendo é que, como mesmo disse na afirmação acima, com remoção de praticamente toda lactose e gordura encontradas, como é que isso pode ter uma absorção mais lenta que um whey protein, no caso concentrado? Essa informação entra em contradição! Podes me esclarecer isso? Tenho dúvida, gostaria de saber!

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“Se quer que mudemos, então para de publicar fotos assim”, Musa Fitness faz alerta sobre preocupação excessiva com estilo fitness e é criticada por seguidores

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Letícia Ferreira foi criticada por fazer alerta e colocar uma foto de biquíni “Se quer que não nos preocupemos com o peso, então parem de publicar fotos assim”. 

Com a ascensão das redes sociais, é comum que muitos seguidores, inclusive mulheres, comecem a se preocupar mais com a aparência e o porte físico que possui. De olho nessa tendência, a modelo Letícia Ferreira  acendeu um aleta sobre a preocupação em excesso com o estilo fitness. Em publicação realizada em suas redes sociais, ela comentou que os cuidados com o corpo não devem ser levados ao exagero. 

“A preocupação em excesso com o estilo fitness pode ser prejudicial à saúde. Vocês sabem como eu cuido do meu corpo. Não é só cuidar fisicamente, porque o resultado vem de dentro para fora e a saúde deve estar em primeiro lugar”, falou.

No mesmo post, em que usa uma foto de biquíni para chamar a atenção dos seguidores, ela continuou. “Estou com novos projetos e metas, minha nova meta é ficar com menos músculos, mais magra. Tomara que vocês gostem também do meu novo estilo de corpo que estou construindo. Como eu sempre falo, não é fácil, mas quando queremos, tudo é possível”.

Muito seguidores apoiaram o posicionamento da modelo, entretanto, comentários contrários a sua opinião encheram o seu post. “Poderia publicar uma foto mais real de você”, disse um internauta. “Seu quer que não nos preocupemos com o peso, então parem de publicar fotos assim”, disse outro, em referência a sua foto de biquíni. “Acho que parece cirurgia”, indagou um seguidor.

Veja a publicação: 

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Modelo e dançarina, Giselle Bednarski tira a roupa para a edição de junho da revista Sexy: “natural de fábrica”

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A modelo e dançarina Giselle Bednarski, 21 anos, posou nua para a edição de junho da revista Sexy e fez um ensaio para lá de sensual. Natural do Paraná, o único procedimento estético ao qual se submeteu foi a prótese de silicone nos seios. Ela não malha, não é adepta de nenhuma dieta e garante que é tudo genética. 

“Nunca olhei para o meu corpo e senti necessidade de mudar algo, exceto os seios, que eram pequenos e eu dei uma leve turbinada. Sempre fui ‘mionzinha’ e gosto de ser assim. Não faço academia e não sigo nenhuma dieta. Sou toda fora da curva e me sinto muito bem com isso. Não sei como essas meninas aguentam ficar com fome ou comer tanta coisa sem graça. Aqui é tudo natural de fábrica e eu agradeço por ter nascido na família que nasci, temos uma boa genética”, disse ela aos risos.

A modelo diz não ter problema algum com a nudez e revela o desejo que sempre teve de estampar uma revista masculina do jeito que veio ao mundo.

“Apesar de muito nova, sempre gostei da minha liberdade, desde criança. Gosto de ser livre, de ser dona de mim, das minhas escolhas, dos meus sonhos e do meu corpo. Nunca quis ser padrão para ninguém. O meu fascínio pelo nu das revistas me acompanha desde a adolescência, quando eu passava por alguma banca de jornal e ficava admirando mulheres de todos os tipos nas capas das revistas masculinas. Quando fiz 18 anos coloquei na cabeça que um dia eu faria o meu ensaio nu para que outras mulheres me admirassem também. A mulher não se mostra para o homem, é para a outra mulher”, revelou a loira.

Fotos: Nelson Miranda

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Alimentação e Nutrição

Como não engordar e comer sobremesa todos os dias. conheça a Énozes

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Já pensou em comer sobremesa todos os dias sem sair da dieta?

Recentemente nossa equipe conheceu a Énozes, não é uma simples pasta de amendoim para quem busca incluir em sua dieta, e sim produtos selecionados a dedo para criar uma sobremesa perfeita, que encaixa direitinho na sua dieta.

E posso dizer com todas as palavras, SENSACIONAL, nunca tinha experimentado uma pasta de amendoim tão gostosa, tão saborosa, sem aquele gosto artificial, com conservantes, produto industrializado.

As pastas da Énozes, parecem que acabaram de ser preparadas, a textura é incrível, o sabor não posso nem comentar, pois já dá uma vontade de comer.

Gosta de beijinho de festa? sim aquele doce… que tal uma pasta de amendoim exatamente com o mesmo sabor? sim existe!

A de churros então…. hmmmmm Só tenho que tirar o chapéu para Énozes!

O objetivo dele é o sabor! Ser saudável é uma consequência (e das boas!). O amendoim e castanha torrados em banda, estévia desidratada em pó, agave, caramelo sem açúcar, chocolate sem lactose, cacau belga, leite de coco em pó, coco ralado e canela em pó são os responsáveis por tanta gostosura dentro de 210g de pasta. Ingredientes premium são uma garantia do alto padrão de qualidade do produto!

O Fundador da Énozes, Mauricio, nos conta que tinha dificuldade em emagrecer, pois assim como ele, quem não gosta de uma sobremesa? Foi assim que surgiu o Énozes, criando uma linha de produtos que leva Pasta de Amendoim e Castanhas, possui uma grande variedade de sabores, podendo assim comer aquela sobremesa sem culpa.

Assista o vídeo e veja a historia de Mauricio, a onde perdeu 65kg

Mauricio fala sobre suas pastas e como iniciou tudo, e claro a sua EXPERIÊNCIA PRÓPRIA: COMO NÃO ENGORDAR E COMER SOBREMESA TODOS OS DIAS

Conheça as pastas de amendoim veganas da Énozes! Sabor e qualidade.

Se interessou? e quer saber todos os sabores que eles tem disponível? entre no site deles aqui: https://oferta.amoenozes.com.br/

Ou em suas redes sociais: Instagram e Facebook!

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